O que podemos aprender com o MELI?
Com 7% de rejeitos, a unidade de Osasco do MELI (Mercado Livre), apresenta uma operação eficiente dos resíduos, na qual compartilho esse case inspirador!
A grande maioria das empresas ainda tratam os resíduos com certo descaso, contratando empresas de coleta e destinação para aterros, ou seja, um local para enterrar os resíduos. No MELI isso não acontece!
Resíduos representa 11% das emissões de gases de efeito estufa do Mercado Livre. Na busca pela melhoria das operações, alinhado a Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei nº 12.305 de 2010) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o MELI trata seus resíduos como produtos, que se bem gerenciados, impactam na descarbonização, geração de renda social e desenvolvimento da comunidade.
A empresa conta com a contratação de empresa especializada em gerenciamento de resíduos, que busca soluções circulares de redução, reaproveitamento e reciclagem dos resíduos.
Em visita à sede administrativa da empresa em Osasco, com uma média de 1500 empregados presentes diariamente, 3 restaurantes, o volume de resíduos é prioridade para a alta direção.
A empresa contratada para operar o gerenciamento prioriza o trabalho local de segregação do material, garantindo assim que 100% dos resíduos serão de fato reciclados. Isso porque nem tudo o que pode ser reciclado é de fato reciclável. Existe um mercado interessado comercialmente em alguns produtos e nenhum interesse em comércio de outros, o que dificulta a venda pelas cooperativas. Entender o que a cooperativa vende, é essencial para evitar que no fim das contas os materiais destinados à reciclagem acabem no aterro, e ainda repensar as compras de produtos ou matérias primas que possuem grande dificuldade de reciclagem.
Para os resíduos orgânicos, a gerenciadora instalou 2 composteiras elétricas sul-coreanas, que através de um processo de compostagem acelerada por fermentação aeróbica, converte os resíduos orgânicos em um composto rico em nutrientes, que são doados para hortas comunitárias da região.
Recomendados pelo LinkedIn
Por fim, a taxa de desvio dos resíduos de aterro é de 93%, sobrando apenas os papéis sanitários e embalagens contaminadas no processo.
Mais importante do que gerenciar bem seus resíduos, é trabalhar em tecnologias e inovações para evitar a geração! E o Mercado Livre, está atento e empenhado neste aspecto, com metas ambiciosas em toda a cadeia de fornecimento e distribuição conforme imagem extraída do seu relatório de sustentabilidade.
A experiência do Mercado Livre nos mostra que é possível atuar com seriedade e responsabilidade ambiental quando o assunto é resíduos, que possamos nos inspirar nesse trabalho, revisando os processos e propondo soluções de impacto.
#resíduos
#esg
#sustentabilidade