O que podemos aprender com os conceitos de pequeno e grande potencial do Shawn Achor?

O que podemos aprender com os conceitos de pequeno e grande potencial do Shawn Achor?

Para quem me conhece e acompanha a minha evolução profissional não é segredo que o livro que me motivou a estudar o florescimento humano foi "O Jeito Harvard de Ser Feliz" do Shawn Achor. Eu apliquei vários dos conceitos dele na minha vida pessoal e senti na pele os efeitos. Os passos descritos no livro são embasados em anos de estudos científicos e ajudam com a mudança de mindset do negativo para o positivo. O meu gatilho para me aprofundar nos estudos foi o diário da gratidão, acabei descobrindo que tenho muito mais a agradecer do que a pedir.

Poderia falar por horas sobre esse assunto, mas o meu artigo de hoje vai falar sobre um tema atual e urgente para refletirmos sobre o nosso papel na sociedade: a importância da colaboração e trabalho em em equipe. Desde pequenos somos estimulados e cobrados (muitas vezes pelos nossos pais, mas na maior parte pela sociedade) para sermos os melhores. Ter a melhor nota, as melhores roupas, os melhores amigos, ir nas melhores festas, entre outros. E que só assim vamos ser amados, admirados e felizes. Porém esse pensamento já começa errado e gera consequências que se estendem ao longo da vida. Somos seres sociais, a nossa relação com os outros repercuti em nós mesmos. Porque ser o melhor se podemos ser melhores para o mundo?

Os conceitos de Pequeno Potencial e Grande Potencial trazidos pelo Shawn Achor em seu novo livro falam sobre isso. Enquanto o primeiro é o sucesso limitado que podemos alcançar sozinhos, o segundo é o sucesso e o desenvolvimento alcançados em equipe. Com casos surpreendentes e relatos pessoais emocionantes, o livro mostra que não é só a felicidade que é contagiosa, cada dimensão do potencial humano é influenciada pelas pessoas que estão ao nosso redor.

“Ao nos afastarmos dos outros a nosso redor e buscarmos o sucesso isoladamente, acabamos não apenas nos desconectando dos que nos cercam, mas limitando o que podemos alcançar. Ao ajudarmos os outros a se desenvolverem, contribuímos para um sucesso pessoal e coletivo".

Para atingir o Grande Potencial, o autor oferece o que ele chama de SEMENTES do Grande Potencial: cinco estratégias para multiplicar o positivo e facilitar cada vez mais o progresso.

  1. CERCAR-SE de influências positivas; o ambiente de trabalho é formado por desafios constantes. Atitudes positivas, como pensamentos e palavras, fazem toda diferença na harmonia e equilíbrio do ambiente. Cada pessoa tem um papel de importância na construção de um clima agradável e positivo. A motivação e positividade tem a ver com o sentimento de realização e reconhecimento. Reconhecer o desempenho do seu colega, o motivará a ter outros olhos não só com você, mas com as outras pessoas. Sempre que a pessoa conseguir enxergar algo bom, aproveite o embalo para conduzi-la a seguir em frente. "Seja uma estrela em uma constelação": ative o poder da pressão social positiva, crie equilíbrio por meio da variedade e crie vínculos recíprocos.
  2. EXPANDIR o seu poder ajudando as pessoas a liderar em qualquer posição; tornar-se um líder é sinônimo de tornar-se você mesmo. Incrivelmente simples assim e ao mesmo tempo tão complexo. Para atingir o grande potencial precisamos nos libertar da cultura dos rótulos e viver autenticamente. Sabe aquela pessoa que é sua inspiração? Ela tem ou já teve problemas, ela não é perfeita que nem parece, ela não é uma super-heroína. Para se expandir o poder precisa ser reconhecido, desejado e reforçado. Algumas estratégias devem ser consideradas: reconheça a sua capacidade de liderar, estimule o desejo de liderar, reforce a liderança (para sustentar a mudança devemos recompensar e reforçar o empenho das pessoas que criaram condições para isso ocorrer), lidere em qualquer lugar encontrando um propósito: quando temos a coragem de expandir o poder aos outros, vemos que um grande peso é retirado dos nossos ombros, o que aumenta nosso poder de carregar ainda mais peso.
  3. APRIMORAR os seus recursos transformando-se em um Prisma de Elogios; as pessoas adoram receber elogios, entretanto poucos têm o hábito de elogiar. Elogios sinceros são combustíveis para se manter amizades e relacionamentos. Dicas: críticas são diferentes de conselhos, exclua o hábito de criticar, faça elogios sinceros (e verá o poder do elogio), não espere elogios de volta. Pare de fazer elogios por comparação, destaque o certo, elogie a base (as vitórias coletivas devem receber elogios coletivos), democratize os elogios.
"O melhor elogio é uma mudança de comportamento".
  1. DEFENDER o sistema das influências negativas. Podemos não ter o poder de controlar o mundo, mas temos o poder de defender o que há de bom nele. Como adoro reforçar nos meus textos existem dois tipos de mindsets: positivo e negativo. Pessoas com mindset negativo passam a vida como vítimas das circunstâncias, pessoas com mindset positivo são protagonistas da sua história, vão lá e fazem acontecer, desafiam o status quo. Dificilmente em vida vamos conseguir mudar o mundo da forma que ele é, então porque perdemos nosso tempo lutando contra algo que não podemos mudar ao invés de praticar o bem e ajudar com o que está dentro do nosso alcance? Algumas das estratégias que podem ser adotadas são: a construção de uma fortaleza mental (com muita terapia e doses de autoconhecimento), tirar férias dos problemas e escolher suas batalhas.
  2. SUSTENTAR suas conquistas usando o coletivo a seu favor. Não tem segredo: senso de propósito, direcionamento e celebração das conquistas são os ingredientes. O propósito é a "força desequilibradora" que nos mantém avançando, especialmente quando estamos atarefados ou estressados. A celebração é o oxigênio do grande potencial.

As empresas de maior sucesso estimulam os colaboradores a trabalhar como um time em busca de resoluções para problemas transversais que ocorrem no mundo e impactam milhares de pessoas. Assim constroem ideias com base em várias percepções sobre o mesmo problema e criam vantagem competitiva. Quando pensamos fora da caixa e buscamos de verdade nos conhecer estamos nos preparando para ajudar o mundo. Só podemos transmitir o que nosso coração está cheio, e assim achar nosso lugar na construção de um mundo diferente.

Giovana da Cruz

Succès Client en Alternance @ Les Alchimistes Loire Atlantique 🌱

3 a

Muito bom, Jéssica! Adorei o conceito de nos tornarmos um Prisma de Elogios, e com certeza podemos aprender com todas as estratégias.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos