O que o robô que operou meu pai me ensinou sobre equidade
Olá! Sou a Luciana Cattony e tenho aprendido muito com as interações aqui no LinkedIn e com o trabalho que executamos na consultoria Maternidade nas Empresas. O propósito dessa newsletter é refletir - com a sua ajuda (ninguém é nada sozinho!) - como podemos nos fortalecer enquanto agentes de transformação.
As últimas semanas foram conturbadas por aqui. Meu pai foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no intestino. Tudo muito rápido e espantoso. Para nossa surpresa, a cirurgia indicada foi uma cirurgia robótica. Quem diria que chegaria a época em que um robô realizaria até as mais complexas cirurgias? Para mim, em minha inocência infantil, o máximo que veria seria algo como a "Rosie", a empregada robô da família Jetsons - que cozinhava e ajudava as personagens a se vestirem. Mas realizar uma cirurgia - e no meu pai ainda por cima, nunca havia pensado nesta possibilidade: muito moderno e ao mesmo tempo assustador.
>> Imagem: O robô cirurgião Da Vinci
Neste meio tempo fui conhecendo melhor a “máquina” que operaria o meu pai e confesso que me deu uma “segurançazinha” e uma certa simpatia quando soube que o robô se chamava “Da Vinci”. Quem não é fã do gênio?
O sistema cirúrgico da Vinci, da Intuitive Surgical, é a plataforma robótica mais utilizada em todo o mundo que revolucionou os procedimentos minimamente invasivos. Além de possibilitar o acesso a órgãos internos, sem grandes incisões no corpo do paciente, o robô oferece muito mais estabilidade e precisão durante a cirurgia devido às ferramentas altamente tecnológicas que o compõem.
Apesar de todos esses avanços, o sistema cirúrgico da Vinci funciona de forma totalmente dependente da ação e do controle do médico - ou médica cirurgiã, para realizar um procedimento.
TECNOLOGIA HUMANIZADA?
>> Imagem: Baymax - o agente pessoal de saúde - personagem Disney
É a tecnologia aliada ao humano. E falando em cirurgias, algo que mexe tanto com a vida das pessoas, ficou ainda mais evidente a importância da harmonia entre os valores femininos e masculinos, presentes em todas as pessoas, para a excelência do tratamento e promoção do bem-estar dos pacientes e seus familiares.
Do que adianta somente o foco, resultado, ordem, lógica, razão, estabilidade - valores relacionados ao masculino - sem a colaboração, atenção aos detalhes, cuidado, delicadeza e sobretudo a empatia - valores relacionados ao feminino - e tão importantes em momentos de fragilidade, como nas enfermidades, por exemplo?
É preciso que a sociedade e as empresas entendam que não faz sentido enxergar o masculino e o feminino como forças independentes ou avulsas. A potência está na sua interação. No livro Difference Works: Improving Retention, Productivity and Profitability through Inclusion, Caroline Turner afirma que quando um ambiente é dominado por abordagens unicamente masculinas ou unicamente femininas, as desvantagens de cada tipo de abordagem acabam emergindo.
Neste contexto que experimentei nos últimos dias, a harmonia entre o masculino e feminino fez realçar o que de melhor existe em cada tipo de abordagem; proporcionando um espaço seguro para pacientes, suas famílias e também para a equipe médica, fazendo com que todas as pessoas se sintam respeitadas e à vontade para serem quem são, expondo suas ideias, emoções e vulnerabilidades.
O QUE FAZ EQUIPES INCRÍVEIS?
Em 2016, o Google montou um estudo para descobrir as características das equipes mais incríveis. Chamado de "Projeto Aristóteles", o levantamento se baseou em centenas de entrevistas com funcionários e na análise de dados de mais de 100 equipes de trabalho da empresa. Algumas conclusões:
Percebam que essas descobertas valem para todos os setores da vida.
Recomendados pelo LinkedIn
TRANSFORMAR, AGRADECER E RENASCER
Somos protagonistas. Podemos - a todo momento - agir para que transformações positivas aconteçam em nós mesmos e na sociedade. Experimentei isso na prática, também no contexto da cirurgia.
Aproveito para agradecer Dr Rodrigo Gomes pela humanidade, empatia e toda “tecnologia” presente em suas mãos, o anestesista Rodolfo Araújo e a enfermeira Michelle Andreia de Carvalho Jesus, que demonstraram além de toda capacitação técnica, uma delicadeza ímpar e um olhar empático e cuidadoso. Agradeço também ao cativante enfermeiro Anderson Jose Guimarães (13o. andar), que demonstrou empatia, alegria e paixão pelo que faz. Obrigada à minha mãe Consolação e minha querida família, cada pessoa com suas fortalezas e um amor incondicional que fizeram total diferença para que passássemos este momento da forma mais equilibrada possível. Obrigada ao Dr. Henrique Salvador pela assistência e disponibilidade e a todas as pessoas do Hospital Materdei de Belo Horizonte, que com carinho realizaram suas tarefas, desde a limpeza até os trâmites burocráticos.
Agradeço também a todas as amigas e amigos que estiveram conosco nesse momento. Como vocês fizeram diferença! E voltando à importância de um espaço seguro para que possamos mostrar nossa vulnerabilidade, agradeço também ao Grupo SHE pela acolhida, pelo afeto recebido e por tanta empatia e sororidade. Esse momento difícil me fez enxergar a beleza que habita nas pessoas que nem mesmo conheço pessoalmente. Expor a minha vulnerabilidade me proporcionou novas e lindas conexões.
É preciso estar aberto ao mundo para poder renascer. E podemos sim renascer todos os dias, nas mais variadas situações da vida. Pensando nisso, agradeço também a autora Carla Madeira que me inspirou para além da sua obra “Tudo é Rio”.
Obrigada aos cientistas, artistas, filósofos, pesquisadores, pensadores que contribuíram e contribuem com curiosidade, transformação e tamanha inspiração.
"Quando você tiver provado a sensação de voar, andará na terra com os olhos voltados para o céu, onde esteve e para onde desejará voltar." Leonardo Da Vinci
NA SAÚDE E NA DOENÇA
Equidade de gênero, diz respeito justamente a este equilíbrio entre os valores femininos e masculinos, que estão presentes em todas as pessoas. Um mundo mais justo, igualitário e feliz passa por esse equilíbrio, dentro dos hospitais, das empresas e dentro de nossas próprias casas.
E o meu pai? Ah o meu pai… um ser humano incrível, a melhor pessoa que já conheci… Ele passa muito bem. Muito obrigada! <3 Já está em casa se recuperando, ou melhor, renascendo e transformando a cada dia. Vivendo um dia de cada vez, como deve ser. Obrigada pai pelos infinitos ensinamentos que você me proporciona, na saúde e na doença.
>> Imagem: Na saída do Hospital: meu pai - Luiz Sávio, minha irmã - Denise e eu na frente de um dos banners que ilustram o robô no hospital. (Já olho pra eles com todo afeto do mundo!)
SOLTA O SOM!
E como nessa news, tudo acaba em música, deixo por aqui um “ingrediente” que não pode faltar na vida: a fé! Que possamos andar com fé, pois "a fé não costuma faiá!"
Certo ou errado até | A fé vai onde quer que eu vá | Oh oh | A pé ou de avião | Mesmo a quem não tem fé | A fé costuma acompanhar | Oh oh | Pelo sim, pelo não | Andá com fé eu vou | Que a fé não costuma faiá
Desejo muita saúde e alegrias para você e todas as pessoas que você quer bem. E que sigamos com fé, um dia de cada vez, renascendo e transformando. Beijos com carinho, Luciana :)
Cofundadora Maternidade nas Empresas| Mãe Laura e Nabil| Mestra em Equidade de Gênero e Inclusão (DEI) | Cultura Inclusiva | Equidade de Gênero | Parentalidade e Economia do Cuidado|
2 aQue lindo Lu ❤️! E é nessa linda e potente interação entre o feminino e o masculino que a criação acontece! ✨✨ Que bom saber que seu pai está bem e renascendo cada dia mais forte! 💪🏽💪🏽💪🏽
Lu, bela reflexão e obrigado por compartilhar sua experiência. Robôs e humanos podem colaborar para criar um futuro melhor e com mais saúde. Um beijão pro tio Sávio, muito carinho e força nesta recuperação.
Ph.D. Candidata em Comportamento Humano, Mestra em Psicologia Organizacional e Mestra em Liderança, Consultora, Professora, Palestrante, Mentora e Autora em Reshape Comportamental na Mandelli Consultores
2 aQue post mais lindo! Uma mistura de amor com sabedoria. 🌷
Coordenador de Unidade
2 aExcelente texto!
Director de Programa de Protecção de Dados
2 aLuciana Cattony, excelente artigo. Muito inspirador e motivacional. Rápidas melhoras para o seu pai.