O que são Adquirentes e Subadquirentes?
Antes de começar a falar, de fato, sobre o que são Adquirentes e Subadquirentes, é preciso contextualizar o cenário em que existem e sua importância. Esse assunto é muito importante, principalmente para quem deseja abrir algum tipo de comércio que possua uma loja online, porque ele vai afetar diretamente suas vendas digitais, então é bom saber escolher.
O que é um Adquirente?
São empresas que estão licenciadas pelas bandeiras dos cartões. Fazem o trabalho de analisar e aceitar, ou não, lojas on e offline em seus programas de compras. Tudo isso, num alinhamento entre eles, bandeiras, bancos e lojas. Podemos citar como exemplos a Cielo e a Rede. Grande parte do faturamento dessas empresas é pelo aluguel de máquinas de cartão de crédito e débito, e uma das vantagens de se trabalhar com adquirentes é a redução do custo por venda, o que oferece um maior lucro ao dono da loja. Mas para ficar totalmente seguro, o ideal ao se utilizar um Adquirente é contratar por fora um serviço de proteção antifraude, visto que essa modalidade deixa sua loja mais exposta à fraudes.
Principais Adquirentes do Brasil
Apesar da grande quantidade de novos players desde 2010, quando o acordo de exclusividade entre Adquirentes e bandeiras de cartão de crédito foi encerrada, a mesma empresa se mantém na liderança: A Cielo. Além da vantagem da bandeira internacional Visa, eles cobram uma mensalidade com preços a partir de R$ 59,00 com inscrição de graça. Em sequência vem a Rede, que juntas representam 90% do mercado brasileiro.
O que é um Subadquirente?
São os responsáveis por intermediar e levar os dados das compras entre os Adquirentes e os lojistas. Costumam ser boas opções por terem um bom relacionamento com os maiores Adquirentes, garantindo uma maior variedade de formas de pagamento.
Agora que você já sabe a diferença entre os dois, fica a dúvida: Vale a pena contratar esses serviços? Tem algum que seria o ideal para seu comércio?
Geralmente, a opção ideal é ter disponível todos os meios de pagamento, assim você diminui a chance de perder clientes quando terminarem de escolher os produtos para colocar no carrinho e se frustrarem. Por outro lado, se você estiver começando, e ainda, não quiser aceitar todos os meios de pagamento, ou sejá, tiver uma empresa responsável pelo antifraude, são os Adquirentes que entram como a melhor opção. Cabe a você entender por qual momento a sua empresa está passando e definir, assim, as melhores estratégias, decisões e serviços contratados.