O que são competências profissionais e como elas impactam sua carreira
(Por Jamila Gontijo*)
Na definição das Nações Unidas ( United Nations ), competências são “uma combinação de habilidades, atributos e comportamentos que estão diretamente ligados ao desempenho bem-sucedido das atividades profissionais”. Ou seja, as competências profissionais são um conjunto de qualidades pessoais que nos habilitam a executar com eficiência as demandas para que um trabalho seja realizado.
Algumas competências são comuns a todas as atividades profissionais, mas também há competências específicas para cada cargo. Conhecer quais competências são exigidas na carreira que escolhemos é uma boa estratégia para alcançar os objetivos profissionais.
Uma boa referência para sabermos onde nos situamos no universo das competências profissionais é a lista criada pelas Nações Unidas em 2002 com 8 competências-centrais (core competencies) e 6 competências gerenciais (managerial competencies). São elas (em tradução livre do inglês):
Competências centrais: comunicação, trabalho em equipe, planejamento e organização, orientação para o cliente, responsabilidade (accontability), criatividade, conhecimento tecnológico e comprometimento com aprendizado contínuo.
Competências gerenciais: visão, liderança, empoderar os outros, desempenho gerencial, construir confiança e capacidade de decisão/julgamento.
Recomendados pelo LinkedIn
A maiorias das competências são autoexplicativas. Ou seja, intuitivamente, sabemos do que se tratam. “Trabalho em equipe” é a habilidade de trabalhar em grupo, de modo a contribuir para resultados coletivos criando sinergia e evitando conflitos. Mas algumas competências, como “desempenho gerencial” são constituídas por atributos mais complexos e requerem capacitação específica.
Se você está entrando mercado agora ou ainda está em um ponto da carreira em que há muitos caminhos possíveis, a melhor estratégia para o plano de carreira pessoal é identificar quais competências centrais estão alinhadas ao seu perfil pessoal. Esse tipo de mapeamento pode ser um processo individual, de autoconhecimento, ou pode ser feito em uma sessão de consultoria de carreira.
O mapeamento de competências profissionais pode ser feito também em qualquer estágio da vida profissional, seja em uma transição de carreira ou em momentos de transformação drástica dos rumos profissionais, causados por uma mudança de país ou por escolhas pessoais que modificam os propósitos de vida.
Ter conhecimento das competências ajuda na tomada de decisão sobre investimentos em capacitação e formação acadêmica, e também é um ponto de referência sobre as áreas em que temos mais inclinação para ter um bom desempenho profissional.
As competências gerenciais, que requerem um nível mais complexo de habilidades e atributos, também podem ser mapeadas e desenvolvidas. O grande desafio é encontrar cursos e treinamentos que realmente desenvolvam em nós as qualidades necessárias para, por exemplo, termos capacidade de “empoderar os outros” ou “desenvolver confiança”, que são duas competências gerenciais.
Competências profissionais são habilidades que não são ensinadas na Graduação. O Ensino Superior tem o foco em conhecimentos específicos que raramente tangenciam o desenvolvimento pessoal voltado para a carreira. E este é o grande desafio: encontrar formas de desenvolver competências, seja por meio de cursos, treinamentos, investimento em saúde mental ou simplesmente conhecimento empírico, desenvolvido com a prática. O primeiro passo é, sem dúvida, conhecer as competências que já temos e quais ainda precisamos desenvolver para alcançar os objetivos de carreira.
*(Jamila Gontijo é jornalista, gestora em Comunicação Internacional Integrada e analista de desenvolvimento pessoal. É gestora da Solares Comunicação & Desenvolvimento Humano e oferece consultoria para mapeamento de competências e planos de carreira)