O que são e como operam as Smart Cities
Com certeza você já deve ter lido dezenas de artigos sobre as famosas Smart Cities, mas você realmente sabe o que é uma cidade inteligente, como ela opera e o tipo de tecnologia utilizada?
As Smart Cities não são nenhuma novidade no mundo da tecnologia e podem ser definidas como cidades que fazem uso da tecnologia da informação para proporcionar a população uma vida mais segura, agradável e eficiente.
Mas não pense que ela está ligada apenas as questões urbanas ou as esferas públicas. Saiba que através das cidades inteligentes diversas oportunidades de negócios se apresentam a todos os nichos de mercado.
Ela torna a utilização dos recursos cada vez mais eficientes e, um município que faz uso da tecnologia da informação para um melhor controle de tais recursos acaba por otimizar e interconectar as suas operações.
Enfim, uma cidade inteligente faz uso de uma estrutura tecnológica de informações e comunicação para a criação, implantação e, sobretudo, a promoção de práticas destinadas a enfrentar os desafios urbanos e isso faz com que seja criado uma infraestrutura sustentável e integrada, tecnologicamente.
E como todo este sistema é feito? Esta é a parte mais interessante da história, de diversas formas.
Uma cidade inteligente é capaz de coletar e analisar os dados dos inúmeros sensores de IoT (Internet of Things) e de câmeras de vídeo. Dessa forma é possível entender o ambiente e acionar alguns dos serviços básicos de forma automatizada e inclusive, otimizada.
Vejamos brevemente as principais tecnologias envolvidas em uma Smart City.
5G
Ainda é considerada uma novidade, mas ela apresenta diversas oportunidades aos negócios e ao governo por modernizar os seus espaços públicos.
O nível de conectividade desta nova rede está muito além do que a capacidade que as demais.
Recomendados pelo LinkedIn
Cloud e Edge computing
Estas tecnologias têm a capacidade de processar a enorme quantidade de dados.
A cloud computing é uma tecnologia de armazenamento e processamento remoto, onde tudo fica ali, centralizado em uma única estrutura.
O Edge computing é um processamento aproximado da fonte de dados e que aproxima o seu armazenamento. Ou seja, ao invés das informações serem enviadas a um data center, eles são enviados a um micro data center que fica próximo a fonte.
Tecnologia Geoespacial
Este tipo de tecnologia inclui soluções de fotogrametria digital, que é uma ciência que pode ser definida como responsável pela obtenção de informações acerca dos objetos físicos por meio de registros, medições e interpretações de imagens fotográficas entre energia eletromagnética e a superfície da Terra.
Como exemplo prático e simplista, podemos usar a coleta das informações em tempo real acerca das vagas de estacionamento em determinadas áreas.
IoT (Internet of Things)
Dentre todas as tecnologias citadas, esta é, sem dúvida, a mais importante.
Por se tratar de uma rede de dispositivos conectados que se comunicam e trocam dados, qualquer item pode ser incluído, desde veículos até eletrodomésticos. Os dados coletados são armazenados em nuvem e permitem melhorias tanto no setor público quanto no privado e proporciona diversos tipos de melhorias tanto no setor econômico quanto na vida dos cidadãos daquele município.
As cidades inteligentes vêm reforçar o avanço e a importância da tecnologia não somente no dia a dia das empresas, mas no meio ambiente e na rentabilidade econômica.