O que são os Centros Educacionais Unificados e como são coordenados
Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) são equipamentos públicos educacionais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, implementados no ano de 2002.
Seus objetivos são:
Atualmente, a cidade de São Paulo dispõe de 58 CEUs e mais de 120 mil alunos, com a disponibilização de atividades culturais (teatros, shows e exposições), atividades esportivas (Artes Marciais e Lutas, Atividades Rítmicas e Danças, Corrida e Atletismo) e atividades de formação (cursos, festivais e palestras).
Além das escolas, os Centros Educacionais possuem uma Universidade (UniCEU) que contém 52 Polos de Apoio Presencial. Os cursos oferecidos são gratuitos e podem ser de formação inicial e continuada, comunitários, graduação, extensão e pós-graduação, instituídos por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) com atuação em 32 polos. O objetivo da UniCEU é ampliar a oferta de cursos de qualidade e gratuitos nas diferentes áreas do conhecimento, para que se possa expandir o acesso ao ensino superior.
Todo o planejamento e execução dos programas e ações nos CEUs são atribuídos à Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU), um departamento na Secretaria Municipal de Educação. O COCEU tem como tarefa desenvolver ações de educação, cultura, esporte e lazer como forma de aumentar a qualidade social da educação.
A coordenadoria consiste das seguintes divisões e núcleos:
Divisão de Cultura – DIAC
Divisão de Esporte, Corpo e Movimento – DIESP
Recomendados pelo LinkedIn
Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais – DIGP
Programa Jogos de Tabuleiro
Universidade dos CEUs – UniCEUs
Educomunicação
Centro de Estudo de Línguas Paulistano (CELP)
Os Centros Educacionais Unificados promovem grande impacto social e desenvolvimento para a comunidade, além de ofertar opções de cultura, educação, lazer e esportes para as áreas de maior vulnerabilidade.
Confira as programações disponíveis nos CEUs: