O que são voos charter cinzentos e como evitá-los

O que são voos charter cinzentos e como evitá-los

A indústria da aviação é uma das indústrias mais regulamentadas do mundo, com um grande número de profissionais que asseguram que as operações decorrem sem problemas e, ainda mais importante, com segurança. No entanto, os chamados voos charter cinzentos podem representar uma ameaça considerável para as operações aéreas, uma vez que operam fora de qualquer quadro legal.

O que são os voos charter cinzentos?

Um voo charter cinzento é qualquer operação de voo charter sem licença. Embora estas operações ilegais não sejam novas no mercado da aviação, têm vindo a aumentar em toda a Europa e no resto do mundo nos últimos anos.

Os voos charter cinzentos são uma proposta arriscada. Embora possam oferecer preços e condições atraentes, são na realidade operações ilegais e, como tal, não aderem às mesmas normas de segurança que se esperaria de qualquer voo regular privado ou comercial.

Quando falamos de uma operação de charter não licenciada, referimo-nos ao Certificado de Operador Aéreo (COA) -- o documento que concede a um operador aéreo permissão para fornecer actividades de transporte aéreo comercial. Os operadores ou companhias aéreas que não possuam um COA não estão autorizados a oferecer qualquer tipo de actividades de transporte aéreo comercial.

Que riscos podem representar os ilegais charteres cinzentos?

Para além da concorrência desleal e de prejudicar economicamente os operadores de voos charter aprovados, os voos charter cinzentos também representam riscos de segurança significativos. Apesar do facto de todas as aeronaves e tripulação operadas comercialmente estarem sujeitas a rigorosas normas técnicas, legais, de manutenção e operacionais, os operadores de voos charter não licenciados podem não ter sido sujeitos ao mesmo nível de escrutínio.

Como os vos charter cinzentos são operados em violação da lei, não existe qualquer supervisão -- nem das autoridades aeronáuticas nem das companhias de seguros. Isto significa que estes voos não cumprem quaisquer regras e critérios quando se trata da segurança geral dos voos, representando um risco significativo para os passageiros e clientes.

Então, como é que os voos charter cinzentos ainda conseguem voar?

Porque as operações ilegais de charteres não estão sujeitas às mesmas regras rigorosas das empresas legítimas quando se trata de rotas, formação de pilotos, manutenção, horários, descanso da tripulação, e mais, não serão afectadas por estas despesas da mesma forma. Por conseguinte, estas operações ilegais podem ser muito mais lucrativas e, portanto, mais atractivas para operadores e proprietários de aeronaves menos respeitáveis.

Estes custos operacionais mais baixos traduzem-se normalmente em preços mais baixos e mais competitivos para o cliente final, tornando-os difíceis de resistir para os viajantes, especialmente aqueles que podem nem sequer estar cientes de que existem tais voos charter cinzentos.

O sucesso de um operador de charteres cinzentos, embora difícil de notar do exterior, pode atrair a atenção de outras companhias que invejam a sua rentabilidade e muitos voos, sustentando assim, ou mesmo aumentando, as operações globais de voos charter cinzentos em todo o mundo.

No alt text provided for this image

Como detectar uma operação de fretamento cinzento?

As operações ilegais de charteres são frequentemente muito difíceis de detectar, especialmente se não estiver familiarizado com a indústria aeronáutica e com todos os requisitos legais envolvidos nas operações de voos comerciais.

Contudo, existem alguns sinais indicadores que podem ajudá-lo a determinar se a legitimidade de um voo deve ser questionada.

A primeira coisa que o pode alertar é o preço. Se um voo é consideravelmente mais barato do que os voos similares oferecidos por outros operadores, é possível que estejam envolvidas condições de mercado cinzentas. Contudo, os preços também podem variar em função de muitos outros factores, pelo que este não é um sinal definitivo de ilegitimidade, mas nunca prejudica pesquisar um pouco mais.

Outra forma de detectar estes voos é fazendo perguntas. Qualquer operador que seja legítimo terá todo o prazer em responder a quaisquer perguntas que possa ter sobre a empresa e a sua aeronave. Inversamente, os operadores cinzentos são muitas vezes reservados sobre a natureza dos seus voos e evitam ser questionados sobre as especificidades, em particular quando relacionadas com a segurança, legalidade e legitimidade.

Conclusão

Muito se faz para melhorar a segurança aérea e impedir que os voos charter cinzentos ganhem terreno, mas enquanto houver um incentivo económico para as operações ilegais continuarem a voar, os voos charter cinzentos permanecerão sempre como um risco.

Felizmente, organizações como The Air Charter Association têm-se concentrado em elevar e manter padrões de conduta no mercado de fretamento aéreo, e em promover a integridade e práticas comerciais éticas.

No final, o melhor conselho que lhe podemos oferecer é trabalhar com uma empresa profissional e respeitável, e só fazer negócios com um operador que seja transparente e aberto sobre a forma como conduzem as suas operações.

Na The Aviation Factory, só trabalhamos com operadores de charter e companhias aéreas totalmente licenciados. Por isso, poderá confiar nos nossos mais de 22 anos de experiência de parceria com operadores comerciais de todo o mundo. Pedimos regularmente uma cópia do COA quando trabalhamos com uma nova companhia aérea ou operador, para nos assegurarmos que trabalhamos com parceiros profissionais, éticos e legais.

Se tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contacto connosco em qualquer altura. Teremos todo o prazer em fornecer-lhe, ou encontrar, todas as respostas de que necessita para o seu próximo voo privado!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos