O que o Scrum pode ajudar em seus projetos?

O que o Scrum pode ajudar em seus projetos?

Nesse tempo trabalhando com projetos percebi que ao utilizarmos como planejamento a metodologia Scrum obtemos projetos mais completos e com taxas de erros e de problemas menores.

O Scrum é metodologia ágil de gestão de projetos por meio de ciclos, foi desenvolvida para gestão e planejamento de projetos. Nesta metodologia, o projeto é dividido em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints e representa um conjunto de atividades deve ser executado.


Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum.

Para se manter um padrão de qualidade e diminuir as taxas de erros e de problemas enfrentados, reuniões são executadas e as funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas em um documento chamado Plano de projeto, que permite ter o panorama geral do projeto e dos sprints, facilitando o controle para os gestores.

Dono da Bola - Product Onwer - Gestor

O Product Onwer é a pessoa responsável pela idealização (que poderá também ser um produto ou projeto do próprio cliente) e tem a visão clara do que espera do produto. Esse cara leva em consideração os riscos, os benefícios e o retorno sobre o investimento para os clientes do projeto.

Ele também mantém um contato frequente com os clientes e demais partes interessadas (stakeholders) ao longo de todo o projeto, para fazer o levantamento dos objetivos ou necessidades de negócios mais prioritárias em cada momento e decide quais dessas necessidades farão parte do produto.

Depois disso as insere como itens em uma lista que é um documento que chamo de Plano de projeto, onde todas as informações do projeto são colocadas lá e para gerenciar o projeto eu gosto de utilizar um carinha chamado Trello, aliás, agradeço ao @BrunoTomé, da empresa Nuvem Mestra, que me apresentou esta ferramenta com a implantação do Google Apps for Education na FSA.

Importante ressaltar que esse cara não é um intermediário para os clientes do projeto, mas sim aquele que de fato define o produto a ser desenvolvido, com o propósito de atender as necessidades desses clientes. Por esse motivo ele tem poder de tomar decisões que considera as mais adequadas em cada momento no projeto.

Do time do projeto

Coordenador

Tem como desafio orientar e motivar constantemente o time e é também o responsável por “blindar” o time de qualquer obstáculo e interrupções que venha a deixar o processo mais lento. Ele é um facilitador e deve estar presente sempre que o Time necessitar dele, para observar, identificar, criar visibilidade e ajudar a resolver problemas.

O time precisa ter todas as habilidades necessárias para transformar a “visão do produto” em realidade. A partir das prioridades definidas pelo Plano do projeto, o Time gera, em cada ciclo de entrega um pedacinho do projeto pronto.

O Time Scrum deverá ter uma característica multidisciplinar (caso não tiver, treine-os para isso

O interessante é que é o Time que determina tecnicamente como o produto será desenvolvido, planeja esse trabalho e acompanha o progresso. Normalmente, tem propriedade e autoridade sobre suas decisões e, ao mesmo tempo, é responsável e responsabilizado por seus resultados.

Plano de Projeto

Para iniciar o Scrum você irá precisar desse cara ai.  Dentro dele colocamos um lista extremamente simples detalhando tudo o que precisa ser feito ou construído para novamente, transformar a “visão do produto” em realidade. Ele contém as necessidades ou objetivos de negócios dos clientes do projeto e demais partes interessadas e pode também conter melhorias a serem realizadas no produto, correções de problemas, questões técnicas, etc.

O responsável por essa lista é o Gestor. Apesar de toda a equipe contribuir com os requisitos fundamentais para o projeto, ele quem prioriza o que deverá ser feito primeiro. O interessante é que essa lista é constantemente atualizada e priorizada, pois ela evoluem durante o processo.

Os itens do projeto são ordenados de acordo com o nível de importância de seu desenvolvimento. Esse ordenamento tem o propósito final de satisfazer os clientes do projeto e garantir e maximizar o retorno sobre o investimento (ROI) realizado por eles no projeto. Podemos separá-los da seguinte forma:

  • ID

Código ou referência do item e/ou requisito. É uma identificação única, pois serve para manter o controle durante o processo.

  • Item

Nome do item/requisito/correção, etc. Pode estar escrito como requisito funcional ou não funcional, mas deve estar claro qual é a demanda.

  • Importância

Campo numérico indicando a importância desse item para o projeto. Quanto maior o ponto, maior sua prioridade.

  • Estimativa

Campo no qual lista as estimativas iniciais sobre o esforço que é necessário para concluir o item.

O desenrolar do projeto

No início de cada Sprint, faz-se uma reunião de planejamento onde o gestor prioriza os itens do e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do plano do projeto para o Sprint.

Ao término de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião com o objetivo de disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia. E isso se alonga de acordo com a quantidade de sprints necessários para que o projeto esteja finalizado.

As reuniões podem ser desenvolvidas em intervalos de acordo com seu projeto, ou seja, se é um projeto longo e você precisa de resultado agora, reuniões semanais ou até diárias podem ser necessárias para que você não perca tempo e entregue o produto no final do projeto de acordo com as informações e especificações do plano de projeto.

No final, realiza-se uma reunião final para verificar se o produto que foi entregue é o mesmo que foi solicitado. Finalizada essa etapa,  faz-se uma reunião de aprendizagem para que não aconteçam os mesmos erros no próximo projeto. Caso o projeto tenha uma próxima fase, dá-se início a próxima fase do projeto até ser finalizado.

Sei que existem algumas outras metodologias, mas o Scrum para meus projetos é muito mais eficiente e por isso deixo aberto para comentários e para discutirmos sobre os melhores métodos de como desenvolver um projeto de forma ágil.

Até mais.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos