O que seu "SAC" vai ser quando crescer?
Essa pergunta é para você que lidera uma organização.
"I dont what to grow up" foi um hino e embalou a mente e os desejos de toda uma geração, criando um paradoxo, pois crescer, mover, faz parte do que convencionamos chamar de vida.
E este paradigma do movimento contínuo também se aplica às empresas. Por sorte vivemos um tempo onde pode ser modulado o que significa crescer para uma organização. O caso da Patagônia é emblemático nesse sentido, mostrando como negócios podem evoluir de forma sustentável, é um belo exemplo.
Crescer no sentido de amadurecer o modelo de negócio, onde buscar uma maior conexão com seu consumidor, entendendo suas dores e jornadas, principalmente quando interage com seu produto ou serviço, tem se mostrado uma fonte de desenvolvimento sustentável dos resultados.
Recomendados pelo LinkedIn
Neste contexto que os SAC tem oportunidade de desenvolver seu potencial e protagonismo, pois poucas áreas de uma organização tem na ponta dos dedos um sinal vital do consumidor. Se você não tem visibilidade sobre isso, hora de quebrar esse muro.
Muro que tem em suas fundações a falta de apoio da alta administração, pois mesmo que saibam do potencial, o SAC não entra na agenda, o que impacta o desenvolvimento time e do próprio papel da área.
Pois digo a você, líder, que sua área de SAC, pode ser uma arma, um diferencial competitivo para alavancar o potencial de conexão com seus consumidores e clientes, inclusive sem necessariamente custar mais caro. E para isso você deve fazer o reflexão sobre o que sua área vai ser quando crescer?
Se hoje você enfrenta dificuldades em entender os desejos de seus consumidores ou entender a percepção deste sobre a qualidade e o valor de seus produtos e serviços, invista numa estratégia de crescimento de seu time do SAC. Defina metas desafiadoras, associadas ao plano estratégico da empresa, e integre o SAC como fonte de conhecimento interno. Esta será a melhor decisão que você tomará para proporcionar um fortalecimento da conexão com seus consumidores, o que por sua vez é crítico para resultados de longo prazo.