O que significa ajudar?
O que significa ajudar? Parte 1
ORDENS DA AJUDA - Segundo Bert Hellinger...
Nos deparamos diariamente com isso, seja em nossas profissões, atuações, no dia-a-dia, num aconselhamento e em todas as nossas relações...
E como saber se estamos verdadeiramente ajudando? Para muitos isso pode parecer normal e comum...
E eu pergunto será mesmo que estamos ajudando aos outros ou a nós mesmos?
Será que estamos ajudando o outro a se ajudar, ou estamos os deixando co-dependentes da nossa ajuda?
Quando ajudamos estamos olhando apenas para nós mesmos ou para o outro? Para o que o outro realmente precisa...
Será que estamos ajudando através de uma postura correta, no nosso lugar e de uma forma equilibrada?
Será que estamos ajudando o outro a si ajudar e a fazer por si só?
Para quem atua como profissional, Terapeuta, Psicólogo, Coach vale uma maior atenção sobre o tema...
Ajudar é uma arte! Como diz Bert Hellinger...
Essa ajuda pressupõe que, primeiro, nós próprios tenhamos recebido e tomado. Somente assim teremos a necessidade e a força de ajudar os outros, principalmente quando essa ajuda exige muito de nós. Ao mesmo tempo, pressupõe que aqueles que queremos ajudar também necessitam e desejam aquilo que podemos e queremos dar a eles. Caso contrário, a nossa ajuda se perde no vazio. Separa, ao invés de unir.
Bert descreve isso muito bem em 5 Ordens da Ajuda:
1o ORDEM da Ajuda:
Consiste em dar apenas o que se tem e somente esperar e tomar do outro o que realmente necessita.
A desordem acontece quando uma pessoa quer dar o que não tem, e a outra quer tomar algo que ela não precisa. Ou quando uma pessoa espera e exige da outra algo que ela não pode dar, pq ela mesma não tem. Tbém ocorre quando uma pessoa não pode dar algo, pq com isso tiraria da outra algo que só ela pode ou deve carregar e fazer por si.
Essa ajuda aqui é humilde. Muitas vezes, renuncia à ajuda em face da expectativa e também da dor.
Essa humildade e essa renúncia contradizem muitas ideias tradicionais sobre a maneira de ajudar correta de ajudar e, frequentemente, expõem o ajudante a graves acusações e ataques.
(Livro: Ordens da Ajuda - Bert Hellinger).
#jmdesenvolvimentohumano #ajuda #amorquecura#constelaçaosistemicafamiliar #constelaçaofamiliar
Psicóloga/ Especialista em consultoria interna e DHO/ Coach Executivo, de Carreira, de Equipes e Grupos/ Liderança e Carreira/ Facilitadora de Segurança Psicológica/ Chief Happiness Officer.
8 aExcelente! Obrigada por compartilhar! Lendo lembrei de algo que me marcou muito, meu irmão, cunhada e outros amigos foram distribuir alimentos para um grupo de moradores de rua. Ao chegarem com os alimentos uma fila se formou, mas nem todos sabiam paa que era aquela fila. Eus que chegou a vez de um senhor, que ao notar do que se tratava disse ao meu irmão: "é comida? Muito obrigado, mas não vou pegar pq já comi hoje, vou deixar para outros que ainda não comeram". Retrata, na prática, o conceito de "pegar", "receber" apenas o que precisa. Uma lição de vida aquele Senhor deixou a todos que participaram daquela ação, as famílias e amigos para quem estas pessoas contaram e a todos que estavam ali. Beijos. Saudades de vc!