O que te motiva?

O que te motiva?

Todos já ouvimos falar, ou já estivemos em uma palestra motivacional, e sabemos que por mais que elas sejam eficazes, a duração daquela motivação que é despertada na hora, não dura muito tempo, pelo menos não o tanto quanto gostaríamos que durasse.

Mas por que isso acontece?

Bom, temos que entender que a motivação é pessoal e vem de dentro, portanto, só quem pode nos motivar somos nós mesmos.

Para facilitar faço uso das palavras de Stephen R. Covey:

A motivação é fogo interno. Se outra pessoa tentar acender esse fogo em você, mais provável é que ele arda por pouco tempo.”

Então, a motivação é como uma energia interna, uma chama que arde dentro de nós e nos impulsiona a realizar as atividades que precisamos, como a realização de projetos ou sonhos.

Bom, sabemos também que o nosso humor atua diretamente na quantidade de motivação que temos para com nossas atividades, portanto, atenção, o desânimo dificulta a motivação.

E é sabido que quando não estamos motivados fica complicado de sairmos do lugar, tomar atitudes e colocar nossos projetos em andamento. Entramos em um momento de comodismo, ficamos como que atolados ou empacados em uma situação, mesmo que esta seja ruim, é o famoso “está ruim, mas está bom”.

Ok, mas e aí? Como sair deste círculo vicioso e conseguir manter os gatilhos motivacionais funcionando durante a semana?

Bom, lembrando que cada um tem que descobrir por si o que o motiva, vamos partilhar alguns hábitos que podem servir como dicas de como se manter motivado:

·        Lembre-se do motivo. Motivação vem da palavra motivo – portanto, lembre-se do que te fez iniciar tal jornada, ou o que te leva a fazer as coisas que normalmente faz. Desde o mais corriqueiro até o mais elaborado plano. O que te leva a sair da cama todos os dias pela manhã, por exemplo.

·        Cerque-se de pessoas positivas – positividade é algo muito bom em todos os momentos da nossa vida, mas quando falamos em motivação, é fundamental. Conversar com pessoas positivas nos deixa alegres, pode ser uma força motriz importante para a manutenção da motivação. Também é valido aqui buscar evitar aquelas pessoas que passam o tempo todo reclamando. Atenção, se você é essa pessoa, mude.

·        Estude – sim, estude muito e quando achar que estas estudando muito, estude mais. Aprender coisas novas é um estimulante para o cérebro e constantemente nos proporciona elementos para que possamos estar tendo novas ideias, portanto, é possível através da leitura, dos estudos, buscar gatilhos motivacionais.

·        Pense menos – cuidado com o pensamento circular, evite ficar remoendo ideias ou pensamentos, busque ser direto com seus pensamentos. Teve uma ideia? Tens como colocar em prática? Faça. Quando ficamos pensando muito, não colocamos as ideias em prática e elas acabam como projetos frustrados dentro de uma gaveta.

·        Conheça a si mesmo – conheça seus pontos fortes e fracos, estimule os positivos e procure mudar ou eliminar os negativos. Quanto mais você se conhece, mais possibilidades de progresso tens, melhor a funcionalidade de seus gatilhos mentais.

·        Não se compare – importante, não se compare com os outros, você não sabe o que eles passaram para estarem onde estão, não conhece as suas histórias por completo, então, não se compare. Você é único e é assim que tens que se perceber. Como uma pessoa única com um universo de possibilidades a sua frente.

·        Por fim, mas não menos importante, evite criar expectativas – as expectativas normalmente geram frustrações e estas tendem a nos desanimar. Lembra que falamos antes? O desanimo dificulta a motivação.

Então, se chegou até aqui, lembre: VOCÊ É ÚNICO E TENS UM UNIVERSO INTEIRO DE POSSIBILIDADES A SUA FRENTE. MOTIVE-SE.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos