O que te torna um bom gestor?
Em feriados, tiramos sempre um tempo grande para descansar, mas também tiramos uma outra parte para analisar fatos e fazer um balanço da caminhada. Comigo não foi diferente na Páscoa. E nesse momento de pausa, veio a pergunta que dá título a esse artigo: o que te torna um bom gestor?
Será que é somente sua formação? Ter uma extensa lista de certificados?
Ter uma lista enorme de experiência ( espero que todas comprovadas hein?!)
Saber comandar? Ter voz de comando?
Eu te digo, por experiência própria, que diploma não faz gestor! Quem acha que pegar alguém só porque o mesmo é formado em alguma área estará conquistado o líder esperando, vai dar com os burros n'água e ter um resultado deplorável.
Porém, não devemos esquecer a teoria e só pensar: puxa, achei um cara com uma extensa lista de experiências profissionais e que sabe mandar. Ora cara pálida, não é mandando que se conquista.
Busque um gestor que tenha interesse em se capacitar para a função que irá desenvolver e que tenha uma bagagem boa na função que irá desempenhar. Para mim essa é a equação perfeita que, alinhada às boas práticas de liderança, pode fazer você ter um gestor de sucesso.
Eu já fui um gestor que achava que ser rígido e distante era a solução. Depois entrei na onda do "delega tudo" e vamos tocar o ritmo. Nos dois casos, não tive muito sucesso. Somente quando passei a ver minha equipe como parte de mim, é que a situação mudou. Deixei de cobrar? Não! Passei a acompanhar e dar suporte. Fui grosso e intolerante? Não!Aprendi que ali, diante de você e da empresa, são pessoas com seus problemas e para isso, precisamos de um olhar mais humano. O resultado? Meu setor de manutenção sempre entregou mais de 97% de disponibilidade física dos equipamentos. O meu setor de compras e contratos trabalhou com foco em redução e boas práticas. O meu setor de serralheria, com um modelo bem desenvolvido pelo meu coordenador, trabalhou com produção em série e de qualidade.
Não tem mistério, mas também não tem receita pronta. Não adianta ter uma infinidade de diplomas ou um listão de experiência se não tiver vontade e capacidade de todo dia fazer melhor e diferente. Se não quiser aprender sempre e acompanhar as mudanças.
Eu sou um gestor melhor porque aprendi que lidar com pessoas é mais do que título, papel ou saber mandar. Lidar com pessoas é vivenciar com elas cada momento e buscar o melhor delas.
E você, o que para você torna um gestor melhor?
Abraços,
Mauro Jr.
Especialista em Pós vendas
5 aParabéns pela acertividade na analogia.... Gestores que se aproxima de sua equipe consegue resultados bem melhores!