O que tem de errado com o Marketing Digital?
Já são dez anos da popularização ou revolução do chamado marketing digital. Ele já existia muito antes disso, mas seu "estalo" se deu ali. Lembro que em 2011 tudo era novidade nesse setor. Agências tracionais e premiadas, acostumadas há anos com um modelo de operação, se viam incrédulas e desconfiadas com essas novas mudanças. Umas embarcaram, outras não. O termo marketing digital passou a se tornar referência para sucesso e inovação.
Mas o que é marketing digital de verdade?
Esse termo passou a ser utilizado para englobar todas as atividades de marketing feitas na internet. Ok. Definição correta. E-mails, sites, blogs, banners, e-commerces, redes sociais, aplicativos, notificações, conteúdo e muito mais, tudo isso estava nesse ambiente.
Marketing digital passou a ser sinônimo de sucesso e empresas que investiam nele cresceram exponencialmente. O mercado digital explodiu. Tudo se digitalizou.
O problema está no entendimento desse termo por empresários, profissionais liberais e pessoas buscando novas oportunidades. Assim como os resultados das campanhas digitais subiram, as pessoas começaram a separar marketing e marketing digital. Como se uma fosse a velha e antiquada, enquanto a outra fosse a nova e correta.
Como tudo se encaminhou
Milhares de receitas de sucesso começaram a pipocar. Influenciadores e experts com frases de efeitos e produtos excepcionais ganharam espaço. Todo mundo se viu obrigado a embarcar nessa. Sendo uma boa ou uma furada. Mais uma pressão para se adaptar e um caminho de sucesso para seguir. Mesmo com tão pouco tempo disponível para as obrigações do dia a dia todo mundo embarcou.
De fato, o marketing digital entrega resultados. Hoje sua aplicação é essencial para qualquer negócio. É preciso ter presença digital. Mas a percepção geral sobre ele é um erro e um problema.
Recomendados pelo LinkedIn
Eu quero isso
Um erro quando as pessoas assumem para seus negócios que tudo o que precisa ser feito é marketing digital. Um problema quando partem para ele sem ter estruturado seu marketing antes.
Empresários, empreendedores e profissionais liberais começam a seguir receitas digitais e a "dominar" o marketing digital como se fossem profissionais. Investem tempo, muito tempo, e dinheiro. Olham para o jardim do vizinho e só enxergam o verde digital. Se perdem no meio disso. Até o momento que se vem cansados e perdidos.
Muitos clientes chegaram até mim, querendo um site, um aplicativo, uma campanha ou um sistema, mas grande parte deles era incapaz de responder às perguntas básicas para desenvolver a solução que queriam. Ou muito menos eram capazes de entender que muitas vezes essa solução não era o que eles realmente precisavam. Os que entenderam isso deram um passo atrás, alinharam o que era importante e depois deram sequência. Outros se mergulharam em mais aventuras digitais.
Entender para inovar e criar valor
Não existe solução, certo ou errado. Tudo é possível. Acertar fazendo errado e errar fazendo o certo. É tudo muito dinâmico. Assim como a nossa sociedade. Mas é fato que a chance de acertar fazendo o certo é muito maior. Tempo e dinheiro são coisas que não podem ser desperdiçadas hoje em dia.
É preciso entender que "marketing digital" é ferramenta de suporte ao marketing, apenas um dos canais possíveis. E que quem define o que deve ser feito é o marketing. É necessário planejamento estratégico, conhecimento do mercado, do consumidor e muito entendimento do momento da empresa e de suas aspirações futuras. Tudo precisa estar definido e claro para a tomada de decisão.
Assim será possível criar as melhores estratégias e fazer o melhor uso de tempo e dinheiro. Tudo seguindo para um objetivo preciso. A ansiedade e a briga para decidir o que fazer darão clareza para todos sobre o que fazer e como fazer. Integrar o digital com offline, inovar e entregar os melhores resultados criando muito mais valor.
Se você se sente confuso, perdido, pressionado e sem saber para que lado ir na sua estratégia é sinal que as coisas não estão claras para você e tudo que precisa é revisar o marketing da sua empresa antes de fazer qualquer coisa.