Qual a conexão entre Ansiedade, Autoconhecimento, Coaching e Atenção Plena?
Somos seres sistêmicos!
Tudo em nós e em nossa vida está conectado e uma coisa reflete na outra. Desapegamos daquela antiga premissa que deixamos o nosso eu no portão da empresa, e ao sair pegamos ele de volta. E lá fora, ou seja, longe dos portões da empresa somos a nossa essência. Deixa te dizer, somos nós mesmos o tempo todo!
Só que erroneamente achamos que “escondendo” quem realmente somos, teremos sempre ganhos, e até podemos e temos a curto prazo, mas a longo prazo a verdade não é bem essa, e o preço a pagar é alto. Muito alto!
Tudo aquilo que você ignorar, esconder, burlar nas suas emoções e sentimentos e aparentemente “esconder” o seu corpo vai somatizar, e em breve será transmutado pela mente no corpo novamente em forma de alguma doença. E cada parte do corpo fala qual emoção está doente e precisa de cura.
E quando não nos mexemos, o que ocorre na maioria das vezes até que a coisa chegue a um ponto insustentável, a nossa mente, por não conseguir mais lidar com este excesso de energia vai denunciar o descaso. E, maravilhosamente, nossa fabulosa mente irá nos adoecer para termos atenção sobre algo que vem sendo negligenciado, e atente que também será capaz de nos curar pelos mesmos mecanismos.
Todo o processo que envolve nossas emoções básicas que são a alegria, a raiva, o medo, a tristeza e o nojo envolve energia que terá de ser emanada e dissolvida, e quando isso não acontece, inicia-se nossa saga de buscar a cura fora, daquilo que ocorre dentro.E, eu vou resumir o caminho e chegar logo na ansiedade, mal do século e remediada pela maioria, ao invés de ser investigada e resignificada.
Falo com a propriedade de quem fez terapia por ter medo de enlouquecer pelas crises ansiosas. Crises que durante boa parte da minha vida me conduziram a ter comportamentos e a tomar decisões impulsivas, aliada a muita besteira por não ter a menor ideia do que acontecia comigo em determinados momentos, que eram os gatilhos das crises.
E o que é afinal a ansiedade? É aquele estado emocional de defesa, medo de algo( que em mesmo sabemos o que é), e não aceitação do tempo das coisas, gerado por pensamentos negativos, que disparam o coração, encurtam a respiração, criam agitação, nervosismo e explosões sem motivos proporcionais.
É uma explosão química no corpo preparando você para o ataque da ameaça que foi gerada pelos seus pensamentos, e isso pode ocorrer várias vezes ao dia minando suas forças de forma que o foco vai embora, bem como a criatividade, lógica, disposição e produtividade.
Foi um comportamento aprendido na nossa infância, por cobrança excessivas, entre outras causas. Vai depender da história de cada um, mas atente foi APRENDIDO. É um comportamento rodeado de soluções imediatas, e algumas vezes pouco eficazes. Mas, se é um comportamento e foi aprendido, então podemos mudar e reaprender. E é onde entra o Autoconhecimento!
Através do processo de conhecer a si mesmo vamos aprendendo a identificar o começo da crise e observá-la, sem agir, até que termine apenas por termos a coragem de nos acalmar e colocar o pé no freio dos pensamentos. E isso, este movimento de parar, identificar e racionalizar é libertador!
E como se faz isso? Ou seja, o movimento de colocar o pé no freio dos pensamentos? É simples através de um processo de Life Coaching( eu me achei e apaixonei, ao mesmo tempo!), por exemplo, que vai gerar o autoconhecimento, aliado à prática da Atenção Plena (mindfulness, em inglês) que nada mais é do que a prática de, propositadamente, focalizar sua atenção no momento presente e aceitá-lo sem julgamento. Atualmente sob exame científico, ela é considerada por muitos um elemento-chave para a felicidade.
Através de perguntas poderosas se fará um caminho para resignificar os pensamentos e ações entendendo que o esperar é construção e solidificação; que ser calmo não significa ser parado ou acomodado; e que paz e serenidade podem sim ser parceiros de caminhada tirando da ânsia e ajudando a participar da vida DENTRO dos acontecimentos, no aqui e agora. É silenciar a mente, acalmar o peito para ter espaço para pensar, criar, produzir, sugerir, viver com mais calma e qualidade.
Aqui você pode estar pensando: Ah, mais não tempo para meditar: Tempo é priorização. Ponto!
Ah, mas um processo de Coaching é caro! Hum, ok então vou argumentar contigo parafraseando Guilherme Fernandes, que escreveu:
“Caro é ficar preso nos emaranhados inconscientes do passado...
Caro é ficar na miséria e na pobreza sem saber o motivo e, pior, sem saber que esse não é o nosso destino final (estamos aqui para sermos ricos em todos os sentidos)!
Caro é ficar preso numa relação amorosa desgastante por laços que não envolvem um amor que engrandece...
Caro é gastar com fugas ineficazes e que só te colocam mais para baixo, te deixando mais iludido e perdido, como o álcool e todas as demais drogas lícitas e/ou ilícitas!
Caro é descontar as frustrações no shopping ou na loja de acessórios para carro, comprando o supérfluo na vã esperança de acalmar a minha criança interior ferida e abandonada...
Caro é viver dependo de remédios para anestesiar a dor que termina no corpo, mas que começa na alma...
Caro é não olhar para si mesmo, com profundidade e maturidade, porque esse é o maior de todos os INVESTIMENTOS que podemos fazer na vida!
Quem não quer “gastar” tanto, não quer pagar o preço para crescer de verdade...”
Todos os recursos que você precisa para ser uma melhor versão de si mesmo já estão em e com você.
Leituras que me ajudam (sim, são livros de cabeceira e de consulta) : O poder do Agora, O poder do Subconsciente e Crenças. São maravilhosos!
Boa semana!
Ajudo Gestores na sua Liderança, para aumentar seus resultados financeiros. Obtendo Equilíbrio pessoal e profissional.
5 aParabéns!! Muito interessante e profundo.