O que o Vale do Silício nos ensina?

O que o Vale do Silício nos ensina?

A fundadora e CEO do ATEK Group, Daiana Corrêa, viajou até o Vale do Silício, na Califórnia, em uma imersão nas principais Big Techs do mundo, como Google, Facebook, Apple e Tesla, para entender como em um único lugar, pode surgir tanta inovação.


Daiana Corrêa em frente a sede do Google. Foto: Acervo Pessoal

O Vale do Silício é um lugar de mentes brilhantes, com diversas empresas que parecem ter saído de um baú de ouro. Mas esse lugar tem muito mais a oferecer e sempre será atemporal.


Imagem aérea do Vale do Silício. Foto: Acervo Pessoal

Listamos algumas das lições que Daiana trouxe dessa viagem e que você poderá utilizar hoje, amanhã e depois:

1. Instinto de inovação e mente aberta

Podemos dizer que esses são alguns dos principais ingredientes para um empreendedorismo de sucesso. E quando falamos de mente aberta e instinto de inovação, podemos citar as pessoas que chegaram à região, na década de 1840, na chamada Corrida do Ouro, na qual nem todos conseguiam de cara lucrar com o ouro da região. Para aqueles que não tinham tanto sucesso, não restava outra alternativa senão inventar e reinventar, e quebrar as barreiras de preconceitos ou ideias já concretizadas. Uber e Airbnb são bons exemplos. 

2. Respeito às diferenças

E quando falamos de quebrar barreiras e conceitos já enraizados, não podemos deixar de citar que, segundo pesquisa apresentada pelo Silicon Valley Indicators, 37,5% da população do Vale do Silício não é norte-americana e cerca de 51% dos habitantes da região falam um idioma diferente do inglês. Isso faz do Vale do Silício mais do que uma nação e sim uma grande escola de línguas, ideias diferenciadas, hábitos e culturas.

3. Pensamento global

As ideias que estão no Vale do Silício não são produzidas a fim de atender as necessidades de possíveis clientes que estão na região. São ideias para o mundo. São multiculturais!

4. Colaboração

Muita gente que passa por lá afirma: os profissionais do Vale do Silício se ajudam, se conectam, trocam informações e ideias. E essa é a chave para o sucesso e a garantia de bons negócios.

5. Foco no propósito

Dinheiro é bom e todo mundo gosta. Mas, para a maioria dos empreendedores do Vale do Silício, este não é o foco principal. Para eles, dinheiro é consequência. O foco está em inovar e transformar. 

6. Valorização do capital humano

No Vale o clima de trabalho é muito diferenciado do que costumamos ter aqui no Brasil mesmo após a pandemia. O ambiente é construído para estimular a criatividade dos colaboradores e os gestores trabalham duro para engajar toda a equipe, independente de cargos e funções.

Ponte Golden Gate - Califórnia. Foto: Acervo Pessoal

E você, qual desses ensinamentos do Vale do Silício você gostaria de colocar em prática hoje?


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de ATEK Group

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos