O que você faria se GANHASSE na LOTERIA?
O que você faria se ganhasse na loteria? “Ah Kelly eu ia comprar casa, carro, ia aproveitar muito a vida”. E se eu te disser que dependendo da forma que usar esse dinheiro ele pode acabar num instante, “Não Kelly, não tem como”. Tem, eu vou te mostrar que tem como e te ensinar como cuidar de um dinheiro como esse, fazendo o que você quer fazer, mas sem ele acabar. E isso não é mágica, é educação financeira, inteligência financeira.
Se hoje você ganhasse na loteria, programas de reality show, herança, ou ficasse famoso da noite para o dia e começasse a ganhar muito dinheiro, como usaria esse dinheiro? Me conta nos comentários antes de continuar no conteúdo, eu fico muito curiosa para saber. Mas fala a verdade, não precisa ficar coisa só para me agradar, fala o que realmente faria, com o que gastaria o dinheiro.
Geralmente quando eu faço essa pergunta durante a mentoria com meus clientes, a maioria das respostas que saem é, eu compraria uma casa, um carro, daria uma casa para meus pais, estudaria os filhos, ajudaria algum familiar que esteja precisando, quitaria as dívidas, casaria. Já ouvi também compraria um sítio, chácara, casa na praia, faria muitas viagens. Tem coisas menores, vamos falar assim, que custam menos em relação a esses outros como arrumaria os dentes, tirava CNH, faria procedimento estético, colocaria silicone, trataria calvície.
Primeiro, não tem nada de errado querer fazer isso tudo, é normal do ser humano, só que para fazer tudo isso sem o dinheiro acabar você precisa fazer com inteligência financeira. “Kelly, mas não tem como acabar com dinheiro”, tem, com certeza tem, do mesmo jeito que cuidava de 1 mil reais você vai cuidar desse dinheiro. A questão é que o 1 mil acaba em poucos dias, já os milhões vão acabar em alguns meses ou em alguns anos, mas vai acabar. Basta pesquisar aí, os relatos que tem de pessoas que já ganharam quantias enormes e perderam tudo, eu já mostrei aqui alguns nesse post.
Então vamos lá, qual é a forma ideal para você fazer o que quer com o dinheiro sem ter o risco de acabar com ele, é você viver, fazer o que quer fazer, tem que fazer, com o que ele te gera de renda mensal e não pegar do montante porque aí ele vai continuar ali, não vai acabar.
Recomendados pelo LinkedIn
Primeiro você vai precisar calcular o quanto ele te dá de rendimento mensal. Por exemplo se ganhar 1 milhão e o rendimento mensal seja 1%, você terá todos os meses uma renda de 10 mil, essa vai ser a sua nova renda, é o que tem a mais no mês. O legal mesmo é você não subir o seu padrão para continuar reinvestido a maior parte desse dinheiro para crescer a bola de neve.
“Ah Kelly, mas eu quero pelo menos comprar uma casa”, nesse mesmo exemplo, quanto vai custar essa casa e aí você olha não é só o valor da casa, mas sim o quanto que ela vai te gerar de custo todos os meses, isso daqui ninguém olha, vai ser num condomínio, qual valor, quais são as taxas, tem jardim, tem piscina, vai ter empregada, quais serão os novos valores de água, luz. A gente vê aí pessoas que ficaram famosas, compram e se mudam para um condomínio de luxo, depois não conseguem manter a casa e tem que voltar para a vida que tinha antes.
Mas beleza, vamos supor que essa casa custe 300 mil, ou seja, agora você tem 700 mil, esse valor vai te render 7 mil todos os meses, considerando 1% ao mês, esses 7 mil vai dá para bancar essa nova casa, fora as outras despesas que tem normal? É essas contas que tem que fazer. E aí se você pega, e começa a fazer outras coisas igual te dei o exemplo, comprar carro, sítio você vai tirar do montante, vai diminuir o rendimento mensal, e aí nesse rendimento vai caber o custo para manter esses novos bens, entende, é por isso que o dinheiro acaba.
Agora se for valores muito grandes, igual nessa última mega sena, acho que deu mais de 100 milhões por ganhador, esse valor vai render 1 milhão por mês, nesse caso nem vai precisar mexer no montante, o planejamento, as contas que vai fazer é só em cima desse 1 milhão, pronto aí sim, você vai ter dinheiro para você e suas próximas gerações, é claro, vai precisar ir repassando essa educação financeira, se não vai acabar na geração seguinte.
Ou seja, não tem outro caminho a não ser adquirir educação financeira para poder fazer um bom planejamento e ter inteligência financeira para usar um dinheiro como esse, e o mais ideal é você aprender antes de ter a sorte de ganhar esse dinheiro, não espera ganhar para poder aprender, porque até aprender o dinheiro já vai ter ido embora. Aprenda com o que você tem hoje, que aí quando a sorte bater na sua porta saberá lidar com qualquer valor.