O que você perde ao não ter um coach de carreira?

O que você perde ao não ter um coach de carreira?

Quero saber se você já teve alguma dessas dúvidas na sua vida profissional: devo sair da empresa? Devo ficar? É hora de batalhar por uma promoção? Como fazer isso? Devo mudar minha abordagem para com meus colegas ou superiores? Como obter mais reconhecimento? Como saber se estou indo pelo caminho certo? 

Esse tipo de pergunta não é fácil de responder sozinho, e muitas vezes conversar sobre isso com alguém do próprio trabalho ou em casa não parece ser a melhor opção. Também, na correria do dia a dia, não paramos para pensar com calma, analisar propriamente cada questão e colocar os prós e contras na ponta do lápis, ou simplesmente não nos vêm alternativas diferentes na cabeça. 

São perguntas complexas, que usualmente envolvem opções demais, além de outras pessoas. E o que muitas vezes fazemos diante de situações assim? Procrastinamos, empurramos com a barriga, deixamos para lá. Ou, talvez ainda pior, agimos impulsivamente. Não é raro desenvolvermos um certo ressentimento pelas escolhas que não fizemos, ou que fizemos errado. 

No texto de hoje vou te falar um pouco sobre como você pode melhorar esses processos de decisão com o apoio de um coach. 

Vamos lá?

Recolocar, ressignificar ou fazer uma transição?

Quando você contrata um coach de carreira, existem três possibilidades ou caminhos a seguir: recolocação, ressignificação e transição.

Cada uma delas atende a um tipo específico de querer ou de necessidade do cliente. Algumas pessoas precisam ser recolocadas: mudar de cargo dentro de uma mesma empresa - seja numa mudança vertical ou horizontal -, ou mudar de empresa.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Outras precisam ter sua carreira ressignificada, isto é, refazer o próprio sentido da sua carreira. Eu faço o que deveria estar fazendo? Eu faço da melhor forma possível? Eu deveria estar fazendo outra coisa? O que exatamente me incomoda tanto aqui onde estou? Existe alguma coisa que eu não esteja vendo ou olhando do jeito certo? São perguntas para as quais buscamos resposta no processo de coaching. 

Já a transição é realmente uma passagem, uma mudança completa, mais radical. Um especialista em tecnologia da informação, por exemplo, talvez tenha seus talentos e temperamentos melhor adequados para a área da pesquisa acadêmica e não para o mercado propriamente dito. O que fazemos, nesse caso, é guiar o coachee na busca por essa resposta e prepará-lo da melhor forma possível para essa nova fase da sua jornada profissional, o que pode contar inclusive com o período adaptação no novo trabalho, além das ferramentas mais "básicas" de trabalhar crenças, valores, pontos fortes, comunicação, relacionamentos dentro e fora de casa para sustentar essa mudança… é um trabalho realmente bem completo. 

Mas por que um coach?

Muitas pessoas podem sim chegar às suas respostas sem a ajuda de um coach. Outras sentem-se confortáveis em buscar aprofundar essas reflexões com algum mentor, um amigo… 

Então… para quê o coach? Para quem? 

Primeiro, como já dito aqui anteriormente, algumas questões não podem ou não devem ser tratadas com pessoas do trabalho, pois existem muitos interesses e riscos envolvidos para "trocar figurinhas" e o ideal é já chegar com o discurso mais estruturado. Isso te ajuda a chegar onde deseja mais rápido e de forma mais estruturada. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Outro ponto é que quando aprofundamos essas reflexões com algum amigo (e isso também se aplica ao colega de trabalho), pode ser que ele nos responda baseado nos seus critérios de julgamento, nos seus próprios valores e prioridades. Pode ser também que ele não esteja com tempo ou energia suficiente para ouvir ativamente e compreender todos os argumentos da forma como precisaria para que o seu "conselho" seja assertivo. Pode ser até que se canse de ouvir as mesmas coisas sempre porque você, como não acha estar falando com um especialista, não dê ouvidos e esteja só desabafando.

Vamos falar de tempo: o meu tempo é muito precioso, e tenho certeza que o seu também. Será que você não poderia resolver em menos tempo uma questão que tem me levado meses? Ou anos? Que tem tirado meu tempo de descanso e lazer? Ou o contrário, será que está protelando um problema que poderia te trazer muitos benefícios se resolvido, só porque seu cérebro evita as reflexões, especialmente as que podem ser dolorosas e implicar alguma dor ou constrangimento? 

Com um coach, você garante que um tempo específico da sua vida seja direcionada a pensar num aspecto definido, com a orientação de um profissional especializado nesse tipo de atendimento, que conta com ferramentas específicas para te levar a enxergar e lidar com as coisas de maneira mais abrangente, garantindo que seu cérebro tenha foco no que realmente importa e, assim, tome suas decisões de forma muito mais segura.  

O olhar crítico e imparcial do coach prepara você para tomar a melhor decisão, baseado numa avaliação orientada da sua própria condição, estimulando o seu autoconhecimento e a integração desse autoconhecimento às suas ações no dia a dia. Com esse serviço, nós buscamos estimular o cliente a fortalecer seus valores fundamentais, suas principais forças pessoais e profissionais, visando integrar quem ele é com quem ele quer ser.

O lugar certo para você

Sempre me lembro do caso de uma cliente que chegou com uma dificuldade que para muitos será um tanto quanto peculiar:

Ela era extremamente focada em resultados.

Tão focada que acabava tendo problemas de relacionamento no trabalho. Talvez considerada ambiciosa demais, sem paciência para coisas que para ela pareciam óbvias, pareciam "mimimi" enquanto que, para outros, poderiam parecer essenciais para a manutenção de bons relacionamentos. Ela vinha de uma empresa com foco em resultados, e agora estava em uma empresa com foco em pessoas. 

Juntas, ao longo de um número de sessões, eu a ajudei a responder para si mesma se era hora de uma transição de cargo ou de empresa e como isso deveria ser feito respeitando a sua natureza direcionada ao resultado, mas ajudando a se ajustar nos relacionamentos e na comunicação de maneira a evitar possíveis problemas também no futuro e, caso optasse por sair da empresa, sair bem. 

Contei parte dessa história num vídeo no Instagram, que vocês podem ver neste link. 

Ao rejeitar a ajuda de um coach você pode estar rejeitando encontrar quem você verdadeiramente é profissionalmente, e qual a trilha certa na qual você deve seguir. O impacto disso, na sua vida como um todo, pode ser forte demais.

Não dispense essa ajuda. Aventure-se!

Ao contar com o apoio de um coach, você pode chegar muito mais rápido ao seu ideal profissional. Estar na trilha certa é mais de meio caminho andado. O impacto disso na sua vida como um todo é forte demais e super estimulante!

Investir em você, investir na sua vida… é uma aventura que vale a pena.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos