O que você tem perdido por se autossabotar?

O que você tem perdido por se autossabotar?

Olá. Conversamos sobre tanta coisa durante esse tempo…

E, sem dúvidas, todas elas estão atreladas à principal habilidade de um líderconfiança no seu próprio potencial. Afinal, como desenvolver pessoas se você mesmo não acredita que pode fazer isso? 

Quero te ajudar a encontrar os caminhos até a autoconfiança, sem deixar que a autossabotagem te convença que você não é capaz. Vem comigo! 

Você já deve ter ouvido falar nesse termo, que se popularizou alguns anos atrás e que representa um comportamento em que uma pessoa, de forma consciente ou inconsciente, cria dificuldades e obstáculos para impedir seu sucesso e bem-estar.

Olhe só esse exemplo: Helena é uma líder muito competente na empresa em que trabalha, liderando um time grande e de alta performance. Mas, sente que já viveu tudo que tinha para viver ali, então tem pensado em assumir um novo desafio em outra empresa. 

Passando os olhos pelo LinkedIn, encontra uma vaga aberta em um lugar onde ela sempre sonhou em trabalhar. Mas, ao lado da vontade e do “e se eu me candidatasse?”, vem o medo de não ser boa o bastante e não estar preparada.

 Então ela desiste. Segue em sua zona de conforto, onde não tem mais espaço para crescer.

Ao evitar um desafio novo, Helena também está evitando seu desenvolvimento profissional. 

Você consegue se lembrar de alguma situação assim? 

 Em todos esses anos de carreira, não foi um caminho fácil construir essa coragem em ser dono das minhas escolhas e dos meus sonhos. Mas foi possível, e vou te mostrar como você também pode.

  • Reconheça os sinais da autossabotagem e aprenda a lidar com eles

Procrastinação, autocrítica excessiva, falta de confiança nas próprias decisões, evitar responsabilidades difíceis… esses são alguns dos indicativos de que você está se autossabotando!

 Anote em um diário os momentos em que você se sente inseguro ou evita tarefas importantes. Identificar esses padrões vai te ajudar a entender em quais momentos e por quais motivos a autossabotagem aparece.


  • Trace metas claras e realistas, que possam ser alcançadas

Divida grandes objetivos em pequenas etapas, mais simples de serem cumpridas. Assim, você poderá celebrar cada conquista ao longo do caminho. Além de aumentar a motivação, isso também diminui a sensação de sobrecarga, um gatilho comum para a autossabotagem.

 

  • Faça da autocompaixão uma prática comum no seu dia a dia 

Seja gentil consigo mesmo, da mesma forma que você seria com um amigo querido. Isso é essencial para superar a autocrítica destrutiva. Cometeu um erro?  Perceba-o como uma oportunidade de aprendizado e não deixe a culpa engolir sua vontade de tentar de novo. 

 

  • Peça feedbacks construtivos a seus colegas e liderados

Você não precisa lidar com isso sozinho, e nem deve! Busque feedbacks sobre o seu trabalho com sua equipe. Isso não apenas fornece perspectivas valiosas, mas também reforça a confiança em suas decisões, além de construir uma valiosa rede de apoio. 

 

  • Invista em desenvolvimento pessoal e profissional 

Aperfeiçoar suas habilidades e adquirir novos conhecimentos vai aumentar sua confiança e competência. Quanto mais preparado você estiver, menos provável será cair na armadilha da autossabotagem. Vem conhecer minha Mentoria de Desenvolvimento Profissional.

Lutar contra a autossabotagem é um caminho árduo que exige esforço contínuo. Sinto muito por te dar essa notícia, caso você ainda não soubesse…

Mas é um caminho que vale a pena. E não se esqueça: 


um líder que faz a diferença na vida de outras pessoas é aquele que tem a capacidade de liderar a si mesmo com clareza e confiança.

 

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos