O reflexo interior e suas consequências na conduta profissional.
Venho há algum tempo observando as pessoas ao meu redor, reclamações diárias da crise, falta de oportunidade, desemprego, etc. Então paro para analisar estas reclamações com um olhar mais crítico. Logo percebo que as mesmas pessoas que reclamam destes temas, também se queixam da situação atual de nosso País, política, religião, posição econômica da união, opiniões fortes sobre a cultura de outros estados e países que em sua grande maioria nunca visitaram e mantém arduamente debates sobre assuntos polêmicos.
Estas pessoas também sabem sobre o futuro da novela, programas de entretenimento comum e ainda mais, se lembram dos campeões dos anos anteriores, agindo como juízes financeiros do que deveriam ter feito ou não com a fortuna que ganharam. O que mais ouço neste caso e na maioria das vezes é a expressão: "Se fosse eu, faria diferente".
Ética seria portanto o conjunto de normas, valores, conceitos desenvolvidos para formar, regular e controlar as decisões dos agentes da sociedade, internalizando em seus membros a consciência moral, que nada mais é que os hábitos de conduta, norteados por conceitos do certo e errado, justo ou injusto, bem ou mal.
Desejos, anseios, frustrações e desgostos, fazem da pessoa um ser treinado em desmotivação, desajuste harmônico, falta de foco e desinteressado. Estas pessoas também têm a idéia comum de que não vale a pena continuar com este ou aquele trabalho colocando a culpa nos outros ou em algo e muitas vezes em seu histórico profissional, passam por vários empregos. Então olho de forma criteriosa e tento ajudar de forma sútil, porém, hábitos são venenosos e têm grande poder sobre a conduta humana. Torna-se uma missão ajudar constantemente o indivíduo a desenraizar hábitos perniciosos como estes, ainda mais se esta é uma pessoa especial em seu ciclo de relacionamento ou fora dele. E por qual motivo falo isso? A vida profissional exige dedicação e constância, as mesmas pessoas que reclamam não percebem que a verdadeira questão não se faz da falta de oportunidades ou da situação política do País, costumo dizer que a forma com que fazemos qualquer coisa é como fazemos tudo! E é neste princípio que acabamos por falhar. O profissional que habita em nós é, nada mais, nada menos do que a essência ética e moral e o que a corrompe é exatamente como somos pessoalmente. O lado pessoal por vezes acaba afetando o lado profissional, prejudicando direta ou indiretamente seu ambiente de trabalho e profissionais que com você atuam. Enfim, o que quero deixar como recado é:
Assim como o time é o reflexo do líder, uma empresa é o reflexo do empreendedor, o profissional é o reflexo direto de quem ele é como pessoa.
Pense nisso e faça diferente de verdade!
Designer na P3K - Comunicação Interna Estratégica e Endomarketing
7 aLi e gostei de sua reflexão! As coisas infelizmente caminham pra esse rumo!