O RH Estratégico
Nos anos 90 as atenções dos especialistas em estratégias voltaram-se para uma outra teoria competitiva a “Resource based view of firm “– RBV (BARNEY, 1991, 2002), defendendo que uma das condições motivadoras de vantagem competitiva está relacionada nos recursos internos de uma empresa.
O ingrediente humano nesta exposição é considerado como um meio valioso, e o papel da área de Recursos Humanos é trabalhar as capacidades, potencializando-as, e identificando perfis necessários para a organização gerar vantagem competitiva.
Deste modo, em um cenário de alta competitividade e busca por vantagens que diferenciem a empresa e rentabilizem o negócio, a área de RH, e principalmente o profissional ligado a ela passam a ter destaque primordial, migrando de uma condição, até então, meramente operacional para um fator determinante e estratégico para sobrevivência da organização.
Na década de 50 a área de recursos humanos era até então conhecida como departamento de pessoal, e em suas responsabilidades era notório a quantidade de trabalhos operacionais, realizando as admissões e demissões que as outras áreas demandavam, controlando a frequência de entradas e saídas além da realização da manutenção na folha de pagamento.
Como a única certeza que temos na vida é que as coisas mudam, no ambiente corporativo esta situação também não foi diferente. Estratégias e novos direcionamentos surgiram com enfoque no ser humano, em suas motivações, relações e nos resultados diferenciados que poderiam se obter através deles. Após este período, colaboradores passaram a ter maior importância no contexto do negócio, não sendo apenas um número dentro de uma organização, e sim, aliados, que agregam com suas experiências, competências, talentos e principalmente com o comprometimento para ampliar e sustentar o crescimento das organizações.
Dentro deste turbilhão de novas ideias e práticas para manter a companhia competitiva no mercado emerge um novo conceito para área de recursos humanos, o estratégico. A integração do RH com demais departamentos, participando em conjunto da definição de novas metas, cronogramas, orçamentos, ações de combate no mercado, além de compartilhar as responsabilidades do sucesso ou insucesso da empresa.
Segundo Dave Ulrich, professor de negócios na Ross School of Business, o objetivo da área de recursos humanos está no fato da criação de valor e na obtenção resultados notadamente diferenciados, atuado através de múltiplos papeis, a saber:
· Administração de Estratégias de Recursos Humanos – o RH é o parceiro estratégico da organização e participam ativamente na definição as estratégias organizacionais. Identificando as prioridades das ações de RH, através do diagnóstico organizacional, são detectadas as forças e as fraquezas da organização e o RH identifica as práticas que farão com que a estratégia aconteça, impulsionando-a.
· Administração da Infraestrutura da Empresa – o RH é o especialista administrativo, com o foco na eficiência administrativa, através da reengenharia de processos busca mais eficiência com a otimização de processos, redução de custos e a garantia da qualidade.
· Administração da Contribuição dos Funcionários – o RH é o defensor dos funcionários. Ele gerencia de forma participativa a contribuição dos funcionários da organização, reconhecendo problemas, desejos e necessidades dos funcionários, ouvindo-os e proporcionando-lhes recursos para que se sintam motivados e engajados a desempenharem suas funções, entregando resultados e contribuindo para o sucesso da organização.
· Administração da Transformação e Mudança – Com capacidade para mudar, renovar, inovar e criar, o RH é o Agente de Mudança, auxiliando os funcionários a se adaptarem a uma nova cultura organizacional, associando o domínio das competências e a gestão da mudança como etapas importantes para o avanço e o para o sucesso.
Finalizando, uma visão holística baseada em recursos, no que concerne a estratégia a ser tomada, gera vantagens competitivas para empresa, que se posicionará a frente do mercado e dos seus concorrentes, criando valor reconhecido pelos clientes e produzirá resultados notadamente diferenciados na comunidade.