A riqueza da simplicidade

A riqueza da simplicidade

Neymar estava num apartamento suntuoso, um por andar, em Santos. Ganhou reconhecimento, fama e quase enlouqueceu com essa mudança de vida. 

        

Seus sonhos são fundamentais. Planejar, buscar espaços, melhorar de vida, fazem parte da essência do ser humano. Sem isso tudo seria um tédio. O problema está no que você busca. O que quer? Dinheiro, poder, status? Se está apenas atrás disso, cuidado. Você pode estar abrindo caminho para a depressão.

Em 2009, Andrés Iniesta viveu o maior momento da vida profissional. Jogador de futebol no melhor time do mundo, o Barcelona, ganhou tudo que era possível. Foram 6 títulos inesquecíveis. Em 2010 foi campeão mundial com a seleção da Espanha marcando o gol do título. E daí?

Iniesta contou em recente entrevista, que foi um período muito sofrido. Tomado por uma depressão intensa, só conseguiu alívio depois de um demorado tratamento com psicólogos. Tinha dinheiro, fama, poder e status, mas não tinha felicidade.

Neymar menino, quando o conheci, sorria sempre brincando nas peladas nas praias de São Vicente. Era um moleque como tantos, que admirava as menininhas do bairro e amava jogar de pés no chão.

Em pouco tempo estava num apartamento suntuoso, um por andar, em Santos. Ganhou reconhecimento, fama e quase enlouqueceu com essa mudança de vida. Arrumou confusão com o treinador Dorival Junior, ficou “rebelde” se auto sabotando, logicamente sem perceber.

Citei dois casos. Poderia enumerar centenas. Não se iluda achando que a vida requer coisas complicadas. Pelo contrário. O mais simples é que te torna um ser feliz. Um encontro com velhos amigos, uma caminhada a beira mar, um por do sol, o sorriso de um filho, o abraço de um irmão.

Claro que as coisas grandes são importantes. Dinheiro, fama, poder, etc, não fazem mal a ninguém. Uma viagem a Paris não é nada desprezível. Mas lembre-se que a viagem será feita com “você”. Não será a mudança de lugar que lhe trará alegrias.

É fundamental estar equilibrado. Quando Jesus fez sua última ceia, deixou aos apóstolos o bem que considerou mais precioso. “EU vos deixo a PAZ. EU vos dou a MINHA PAZ”. Ela sim é o segredo de tudo.

Todas as conquistas são maravilhosas caso não custem a sua paz. Cuidado com a obsessão cega, a vitória a qualquer preço e o desprezo pelo que realmente interessa, que é sua estrutura pessoal.

O maravilhoso Raul Seixas na sua “Ouro de Tolo”, diz literalmente: eu devia estar feliz por ter conseguido tudo que eu quis, mas confesso abestalhado que estou decepcionado. Porque foi tão fácil conseguir e agora eu me pergunto e daí?

Lutar é perfeito. Vencer é necessário. Ter paz é o caminho da felicidade. Sem paz e felicidade nada vale. Nem o gol de um título mundial como fez Iniesta. Se quiser fechar as portas para a depressão, não perca suas origens humanas. Viva sem perder a simplicidade, mesmo que esteja em Roma, Nova Iorque ou São Paulo. De qualquer maneira, esteja onde estiver, medite, reze, agradeça e perdoe. Essas atitudes sim, vão te fazer sorrir.













Jose Antonio Lansa

Projetista mecânico na TOLEDO PROJETOS EIRELI

6 a

Parabéns pelas palavras este é o nosso grande desafio que é equilibrar tudo isto. Certa vez em uma homilia em uma missa o Sacerdote fez a seguinte colocação :" A cruz tem uma ponta mais longa e três iguais, a mais longa é a nossa Fé que nos sustenta e as três iguais são a família, a igreja e o trabalho e se não equilibrar esta conta algo de errado acaba acontecendo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Flávio Prado

  • O QUE EU FAÇO AGORA?

    O QUE EU FAÇO AGORA?

    "Eu atrapalho toda minha família. Mudei a rotina da casa".

    1 comentário
  • O QUE EU TERIA PERDIDO

    O QUE EU TERIA PERDIDO

    agora • Era 2004. Eu estava num bom momento profissional.

    1 comentário
  • OUVINDO COM QUALIDADE

    OUVINDO COM QUALIDADE

    Uma das coisas mais difíceis para o ser humano é ouvir com qualidade. No dia a dia o falatório é constante.

  • Empregados Humanos

    Empregados Humanos

    São os novos tempos. Quando Charles Chaplin lançou um filme sobre a revolução industrial em 1936, exatamente com o…

  • Homem padaria

    Homem padaria

    Tenho vaga lembrança de um senhor batendo palmas logo cedo e entregando pão na casa da minha avó. Junto ele trazia um…

    3 comentários
  • Como nasceu o jornalista que mudou minha vida

    Como nasceu o jornalista que mudou minha vida

    Naquele dia eu sai de casa, como uma criança que era, apenas para ver o jogo de futebol. Verdade que não era um jogo…

    17 comentários
  • Encontro com Deus

    Encontro com Deus

    Chovia na manhã fria de São Paulo. Eu passava por um dos pontos mais congestionados de Capital, mesmo que num dia de…

    3 comentários
  • Inteligências

    Inteligências

    Todos nós nascemos com missões a serem cumpridas. A nossa verdadeira vocação aparece muito cedo.

  • A eternidade

    A eternidade

    Já somos eternos. Se antes vivíamos na memória das pessoas próximas, hoje com as Redes Sociais, somos eternizados por…

    2 comentários
  • Quarentena dá nos nervos? Bobagem

    Quarentena dá nos nervos? Bobagem

    Tenho visto muita gente reclamando da quarentena. Há os que ficam irritados, nervosos, tensos, depressivos e com todo…

    2 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos