O Segredo Chinês para o sucesso nos negócios que você já conhece, mas não aplica.

O Segredo Chinês para o sucesso nos negócios que você já conhece, mas não aplica.

Vou contar a vocês uma história bem real, e que acontece todos os dias, em algum lugar de sua cidade. Uma história de duas pessoas próximas, mas com objetivos de vida e sucesso completamente diferentes.

Um comerciante chamado Miguel Prado, abriu seu negócio - uma loja de material elétrico - há uns 4 anos em São Paulo/SP, em uma rua de bom movimento. Nascido e criado no Brasil, Miguel tem esposa, dois filhos (um de 17 e outro de 11 anos), de classe média, carro seminovo e trabalha todos os dias para manter as contas do lar em dia.

Do outro lado da rua, há uns 8 meses, abriu-se uma loja de brindes e brinquedos, destas que se encontra desde capinha de celular até varão de cortinas. Nesta loja, trabalha todos os dias Wei Yuan, chinês, veio sozinho da China para o Brasil, ainda arranhando o português. Wei deixou sua família na China para tentar uma vida melhor no Brasil, e com a ajuda de alguns conhecidos chineses e brasileiros, conseguiu abrir sua lojinha.

Diversas vezes, Miguel se pega reclamando da vida, do país, dos impostos altos, da política, dos juros do banco, do aluguel alto, das contas, dos clientes que não aparecem e por tudo que acontece. Miguel em 4 anos não construiu muita coisa em sua loja, apesar do faturamento ser alto, não vê a cor do dinheiro.

Já Wei, em 8 meses, conseguiu juntar dinheiro suficiente para expandir a loja para o imóvel do lado que estava desocupado, comprou uma caminhonete para transportar produtos e ainda quitou seu primeiro ano de aluguel em um apartamento que fica a 20 minutos do seu negócio.

Mas, porque Miguel e Wei tem tantas diferenças em seus resultados? Seria o tipo de produto que é diferente demais? Mas o ticket médio também é, então não se justifica! Seria então o mercado em baixa? Mas se está em baixa para um, porque não está para o outro?

Vou explicar a diferença:

Miguel Abre sua loja de segunda a sexta, das 9h às 18h e no sábado até as 12h, pega seu carro e vai embora pra casa ficar com sua família. Miguel reclama o tempo todo que seu negócio não cresce, e quando recebeu uma ligação de um acessor financeiro empresarial, recusou imediatamente, pois acredita que o seu problema está na queda das vendas. Não que a queda das vendas não seja um problema, mas não pode ser a causa para o detrimento de uma empresa.

Wei acorda todos os dias, às 5h30 da manhã, medita, se organiza e vai a pé para abrir seu negócio religiosamente às 7h. Neste horário aparecem poucos clientes, mas ele está lá, com sua loja aberta pronto para atender até as 22h. De domingo à domingo, ele só fecha em feriados nacionais, Natal, Ano Novo e no aniversário da cidade.

Miguel acredita que no Brasil não da pra crescer e ganhar dinheiro e vive dizendo isto às pessoas à sua volta. Quando vê alguém bem sucedido repete o velho mantra dos coitados - "Esse ai deu sorte na vida".

Enquanto Wei está Muito feliz, pois acredita que no Brasil dá pra ganhar muito dinheiro, então ligou para seus amigos na china e os chamou para montar negócios aqui. Dois primos de Wei estão vindo para montar uma lanchonete.

Agora vou fazer uma conta simples.

A loja de Miguel fica aberta por 9 horas 5 dias por semana e mais 3 horas no sábado. São 48 horas funcionando por semana. um total de 192 horas por mês e 2.304 horas por ano, sem contar os feriados.

Em 4 anos de existência, a loja de Miguel ficou aberta por 9.216 horas aproximadamente.


Já a loja de Wei, fica aberta por 15 horas 7 dias na semana. São 105 horas por semana, o que totaliza 420 horas por mês e 5.040 horas por ano.

Quando a loja de Wei estiver com os mesmos quatro anos da loja de Miguel, terá sido aberta por 20.160 horas aproximadamente.

Em 4 anos Wei trabalhou mais que 4 vezes o que Miguel trabalhou!

- Renato, então o segredo chinês é se matar de trabalhar? Não! É acordar cedo e meditar? Também não, mas pode ajudar!

O segredo é bem simples: Tenha um OBJETIVO, um PROPÓSITO, e ao acordar todas as manhãs faça MAIS do que o ESPERADO! Faça MAIS do que o PADRÃO! SEMPRE!

Todos os dias! Ninguém espera o seu sucesso mais do que você mesmo!

Talvez Miguel não precisasse abrir sua loja de domingo à domingo, mas ele pode fazer mais? SIM!

Culpar os outros não fará você avançar na vida! Culpar o governo não vai fazer sua empresa crescer! A crise sempre existiu e sempre existirá para aqueles que pensam pequeno!

Como costumo dizer, " tem que dar o sangue e o coração junto!"

Acordar cedo, batalhar com Objetivos e com foco foi o que fez Wei voltar para a China aos 38 anos, 5 anos depois de abrir sua loja no Brasil, comprar um sítio em uma cidade pequena e realizar seu sonho de viver com sua esposa e seus quatro filhos, os quais viu apenas uma vez por ano pessoalmente e sustentou do Brasil!

E Miguel? Miguel depois destes 5 anos fechou sua loja e foi para os Estados Unidos trabalhar como auxiliar de limpeza pós obra, por 10 horas todos os dias.

Ele envia dinheiro para sua família no Brasil todos os meses para auxiliar as despesas e resolveu aprender um pouco sobre finanças para gerenciar seus ganhos no exterior.

A pergunta que fica é, porque ele precisou buscar o crescimento em outro país e não cresceu no Brasil, perto da família? Porque não trabalhou 10 horas todos os dias em seu país?

Talvez ele tenha ouvido um pouco à respeito da história de Wei, ou então desistiu mesmo daqui.

O que importa é que ele agora tem objetivos. Quem sabe daqui pra frente a sabedoria chinesa para o sucesso nos negócios possa auxiliar sua trajetória.

E você leitor, seja como Wei. Tenha um OBJETIVO CLARO em sua vida, Se ORGANIZE todos os dias para alinhar suas estratégias, tenha FOCO SEMPRE e o mais importante, entregue sempre MAIS DO QUE O ESPERADO!

Assim você poderá desfrutar de resultados maiores do que você sempre imaginou e viver com mais plenitude, satisfação e a sensação maravilhosa de dever cumprido.

Muito boa a publicação ...

Temos poucos comentários, já era de se esperar, poucos encaram essas verdades e as aplicam, é mais fácil ouvir seu funk,morar com a sogra, investir as economias em cerveja final de semana, e gooooll framengo, isso é Brasillll!!!

Antonio Arlindo da Silva

Consultor APVS, Brasil a número 1, (VEM)

7 a

Muito bom 👏👏👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Renato Genestra

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos