O segredo da China para alcançar a liderança global em inovação
Foto: ReadWrite

O segredo da China para alcançar a liderança global em inovação

Cada vez mais você ouve o nome da China relacionado à inovação e tecnologia. E não é por acaso. O país possui um plano ambicioso de tornar-se o líder mundial em inteligência artificial até 2030.

Quando voltei de lá recentemente, senti na pele como a tecnologia está aplicada em tudo: do supermercado ao estacionamento. Sistemas de pagamento pelo celular, reconhecimento facial, uso de robôs nos mais diversos setores, a inteligência artificial está presente em cada esquina.

Esses avanços tecnológicos são, em boa parte, responsáveis por tornar a China a segunda maior economia do mundo e também a nação com maior crescimento econômico dos últimos 25 anos, com um aumento médio do PIB em 10% ao ano.

Mas a pergunta é: como a China vem se preparando para alcançar o topo? A resposta é simples: com P-L-A-N-E-J-A-M-E-N-T-O.

Não existe execução bem feita se antes não existir um planejamento muito bem definido, com metas claras e ações bem traçadas.

Um exemplo disso é o “Plano de Desenvolvimento de Inteligência Artificial da Próxima Geração”, lançado pelo governo chinês em 2017. Com ele, é traçada a estratégia de construção de uma indústria nacional de quase US$ 150 bilhões que funcionaria como um centro global de inovação em inteligência artificial.

Mas isso não começou em 2017. Há tempos que as universidades estão inseridas nesse universo tecnológico com força total. Aliás, o trabalho começou bem antes, lá na pré-escola. Ainda na primeira infância, os pequenos chineses já têm o primeiro contato com livros de tecnologia e atividades práticas que incentivam as habilidades em inovação.

Por isso, quando penso no segredo da China para alcançar o topo vejo que, antes de qualquer execução, o planejamento é essencial.

É fantástico ver como o movimento de quem está buscando a liderança mundial vem de um processo bem claro: planejamento e execução superdefinidos.

Não é à toa que a China vai “atropelar” o mundo.

E, você, o que acha? A China vai alcançar a supremacia tecnológica no mundo? Deixa seu comentário aqui. 

Camila Maia

Médica Veterinária | Agronegócio | Nutrição Animal | Produtos Veterinários | Trade Marketing

5 a

我爱中国。

Andre Luiz Gonçalves

Comprador Técnico Jr Latam Airlines Group

5 a

Rodrigo Leão com certeza esse planejamento da China ocorrerá, visto hoje em nosso cotidiano nos automóveis, telefonia (smartphones e dados móveis) e até em smart tvs de tecnologia de ponta que estão sendo lançadas no mercados. Uma boa provocação para os países saírem do seu comodismo. Parabéns pela publicação!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rodrigo Leão

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos