O segredo da criatividade, que ninguém te conta!
Agora vamos começar com o pé na porta? Vou contar logo de cara o segredo que os chamados “criativos” não revelam pra ninguém!
O segredo é simples: A criatividade não existe! Não mais. O que existe, e a maioria usa, é a “combinatividade”!
Vamos abrir um parênteses para explicar esse neologismo criado pelo humorista e empreendedor, Murilo Gun.
Combinatividade é pegar coisas ou ideias que já existem e juntá-las pra criar algo novo.
Hoje em dia, criar algo totalmente novo é difícil. Quase tudo já foi criado. O que fazemos é combinar aquilo que está disponível. É isso que faço quando preciso criar matérias para a coluna que assino no Jornal de Laguna ou para o meu blog. Nada que eu falo é novo, fruto de uma pesquisa que chegou a conclusões inéditas nunca antes alcançadas. Não. Eu apenas busco maneiras diferentes de abordar os temas. Combino uma ideia com outra. Mostro formas diferentes de pensar. É a combinatividade a todo vapor!
Mas mesmo sabendo que não existe a tal da criatividade como sendo algo sublime, dominada por poucos, você pode se perguntar: Como ter sempre algo novo ou exercer essa combinatividade sempre que necessário? Vamos às minhas dicas. Caneta e papel na mão!
Ter objetivos estipulados e com prazos para conclusão
Aí você me pergunta: Em uma matéria que fala de criatividade a primeira dica é ter objetivos, regrinhas e tudo mais? Mas criatividade não é ser livre, anárquico?
Não. Não é. O segredo está principalmente em traçar um objetivo. O meu é entregar para o Jornal de Laguna uma coluna de meia página até a noite de quarta-feira, falando sobre um assunto inovador e numa linguagem jovem e bem humorada. E fazer o mesmo pelo menos uma vez na semana no meu blog.
É por isso que domingo já estou buscando o que escrever, pesquisando ou até mesmo terminando a coluna. Meu objetivo é entregar até, no máximo, terça. Então não importa o que aconteça. Tenho que fazer. De um objetivo, nasce a necessidade, que vai ser a força motriz da minha criatividade.
Pesquisar, pensar e produzir
Estes 3 Ps são importantíssimos e é agora que as coisas começam a tomar forma. Aqui eu já sei o que preciso fazer. Então é hora de botar a mão na massa.
Sento e começo a pesquisar o que poderia ser um bom conteúdo. Pesquiso as datas comemorativas daquela semana, notícias, novidades. E tudo com uma premissa básica: ver as coisas com outros olhos.
Por exemplo: É terça-feira e não sei muito bem o que escrever, porém gostaria de falar sobre algo interessante e rico em conteúdo. É isso. Vou falar sobre a tal da “falta de criatividade”. A dificuldade em ter algo para escrever se tornou o meu assunto. Eu enxerguei na dificuldade, uma oportunidade. E nem preciso falar que essa é uma lição que você deve levar para a sua vida, não é mesmo?!
Ser criativo é ser curioso
Pra botar a combinatividade em prática, é preciso ser curioso. Tem que ter a vontade de misturar uma coisa com a outra e ver o que acontece. É ver uma matéria e buscar saber mais. É olhar uma data comemorativa no calendário e pensar que assunto poderia abordar.
A curiosidade pode até matar os gatos, mas para os humanos, é como o elixir da vida!
Gostar do que faz e ter um propósito é essencial
Posso dizer que essa é a dica básica de tudo que se faz na vida. Só estou aqui escrevendo para o Jornal e o meu blog há tanto tempo, porque gosto de fazê-lo! Gosto de me expressar e mais ainda quando alguém me encontra e diz: Gostei do que você escreveu. Isso me ajudou. Ou coisas do tipo.
Pra finalizar, saiba que não existem “segredos”, principalmente para ser criativo e inovador. Existem apenas técnicas que vão tornar isso mais fácil e mais natural.
A gente só precisa aprender a deixar isso aflorar. Ser criativo e inovador já está no nosso âmago! Isso é o que nos diferencia de outros animais.
A diferença é que nossa sociedade nos educa para buscar sempre soluções lógicas e racionais e, cada vez menos, usar a criatividade e a abstração.
O meu alarmezinho imaginário de excesso de palavras está soando! Ou seja. Hora de dar uma parada por aqui, até porque este assunto é muito rico e ainda vai nos render várias postagens e matérias por aqui.
---------------
Este artigo também está lá no meu site: www.guisantospro.com/blog
Se quiser receber artigos como este por email, é só se cadastrar aqui!
Você também pode entrar no meu grupo privado do Whatsapp e receber os meus artigos e novidades em primeira mão! É só clicar aqui!
E pode relaxar, pois o grupo será apenas pra você receber as novidades, sem encheção de saco e sem um monte de gente falando assuntos aleatórios. Eu prometo!
Aproveite e curta a minha página no Facebook: facebook.com/guisantospro e me siga no Instagram: www.instagram.com/guisantospromkt
😘
---------------
Guilherme Santos: Formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduando em Mídias Sociais e Marketing Digital, atua na área de comunicação desde 2007.
É especialista em criação de conteúdo e marketing digital. Apaixonado pela escrita, trabalha como redator freelancer para diversos clientes em todo o Brasil. Faz parte do time de redatores da Contentools, escreve uma coluna semanal no Jornal de Laguna, além de publicar artigos em seu blog, LinkedIn e em portais parceiros que divulgam seus conteúdos.
Também vem ajudando pessoas e empresas a desenvolverem seus perfis no LinkedIn através de consultoria, gerenciamento de publicações, treinamentos e palestras.
---------------
Gostou do texto? Curta, compartilhe e comente. Vamos trocar ideias!
Consultor TI Senior - BOA Digital
7 aDesculpe , mas sou obrigado a discordar da linha que seguiu em seu texto ! Esse approach ira matar a criatividade aos poucos deixando seus resultados mais monótonos e repetitivos. A Criatividade surge a partir da liberdade. ( talvez por isso sua comparação com algo anárquico !). Também não existe objetivo para criatividade. Ele vai brotar quando vc conseguir ( sua premissa básica) " ver as coisas com outros olhos" mas sem esse objetivo. Perceba que me refiro a um estado mais solto de consciência onde não há nada certo nem nada errado ! O objetivo da criatividade poderá ser o de se livrar do seu objetivo momentâneo!!
Secretario Executivo na ABT
7 aGuilherme. Gostei, mas também acho como o Antônio, que não se pode dizer que quase tudo foi inventado. Se aparecem as novidades e as novidades, nada mais são, do que a criatividade em ação. Outra coisa é que a criatividade é infinita. Quanto mais se cria, mais existem coisas a serem criadas.
Engenheiro na Agronomica Consultoria
7 aGostei muito do seu texto, e o termo combinatividade é novo pra mim, e representa o modo de criação de produtos e serviços da atualidade. No entanto, eu discordo quando diz que, "quase tudo foi inventado". Não da pra mensurar se quase tudo foi inventado, pois apenas enxergamos o universo criado até hoje. Achei muito interessante o seu texto, pois em 1994 eu ouvi exatamente isso, que não havia mais nada a inventar, apenas melhorar o que já existia, e olha quanta coisa foi inventada de lá pra cá. Então ainda tem muita coisa para inventar, basta problemas aparecerem, para que invenções os resolvam. Mas parabéns pelo texto e vamos continuar contribuindo para melhorar o nosso mundo!
Proprietário H. de Freitas Transportes
7 aIsso é muito importante e nos deixa curioso para criar novas ideias, gostei de ler o material, já estou pensando em o que fazer para inovar o futuro de nossos descendentes.
Diretora
7 aIsabella Conti