O segredo do Foco
Hoje faço a resenha de uma série da Netflix , chamada “Explicando a mente”, onde trago insights sobre o episódio “Foco”. Recomendo fortemente que você assista a série, pois ela traz vários insights sobre outros pontos como criatividade, personalidade, entre outros.
Uma das maiores dificuldades que enfrentamos no nosso dia a dia é foco e concentração para manter e melhorar a produtividade. Vamos começar com uma frase muito interessante que inicia esse episódio da série:
“Talvez a coisa mais difícil que um ser humano enfrenta, seja o pensamento longo e concentrado.” Hugo Gernsback
Vendo que haviam distrações por toda parte, barulhos que nos deixavam menos produtivos, Hugo Gernsback inventou o isolador, um capacete que impedia todo tipo de ruído e distração.
Ele não era perfeito e tinha vários problemas de oxigenação. Séculos depois, as distrações só aumentaram e o capacete foi substituído pelos fones de ouvido. Mas as distrações ficaram cada vez mais sofisticadas e resistir a elas ficou cada vez mais difícil. Como alternativa para isso, surgiram os gurus da produtividade prometendo ajudar a lidar com isso.
Para algumas pessoas, não podemos chamar de distração mas de opções, faz com que o limiar de atenção seja bem mais curto. Temos cada vez mais opções de distrações à nossa volta.
Nós não fomos feitos para sermos multitarefa. Esse termo veio da computação, que indica que um equipamento consegue fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Na verdade, a maioria deles não faz. O que acontece é que eles gerenciam as tarefas e fazem uma de cada vez, mas conseguem mudar de uma para outra, muito rapidamente. O mesmo acontece com nosso cérebro, mas nossa mente não é tão rápida quanto os computadores, pois leva um tempo maior para desistir de algo. De acordo com estudos científicos, cerca de 90 minutos. Nosso cérebro só consegue realmente focar em uma atividade, 90 minutos após ter finalizado outra.
O segredo para conseguir se concentrar é manter somente uma tarefa rodando o máximo possível.
EM 1980, a IBM falava sobre como os computadores poderiam nos ajudar a fazer nosso trabalho muito mais rápido e eficiente, tendo mais tempo para outras coisas, como estar mais tempo com a família.
Com a evolução dessas tecnologias, tivemos a possibilidade de nos comunicar de forma mais rápida e instantânea. Passando do fax, para o email, e a necessidade de respostas cada vez mais imediatas, com as redes sociais e outras plataformas. Engenheiros do Facebook, por exemplo, para agilizar e facilitar as respostas, criaram os botões de reações, que fizeram com que as pessoas passassem mais tempo por lá.
Com todas essas mudanças e a necessidade de ser mais produtivos, os gurus da produtividade vem ensinando técnicas cada vez mais complicadas, mas a maioria das dicas se resume em algumas ideias simples, como:
Recomendados pelo LinkedIn
1- Criar uma estrutura: Para passar menos tempo pensando no que deveria fazer e mais tempo só fazendo.
2- Fazer pausas para renovar as energias.
3- Checar o email algumas vezes por dia, não algumas vezes por minuto.
Embora estudos mostrem que isso aumenta a produtividade, se você for uma pessoa mais neurótica, pode ficar mais estressada. Claro que essas dicas não resolvem magicamente os problemas de manutenção de foco.
Não existem estudos que confirmam que nossa atenção foi prejudicada por smartphones ou internet, pois nosso limiar de atenção tem sido estável desde antes do surgimento dos smartphones.
Nossas mentes não foram enfraquecidas pela TV ou smartphone ou qualquer outra tecnologia. Embora essas coisas possam ser distrações, elas não são as maiores. É a sua mente! O que nem um isolador pode consertar.
“Mesmo que o supremo silêncio reine, você é seu próprio perturbador praticamente 50% do tempo” - Hugo Gernsback
Após quase 1 século depois, estudos provaram que ele estava certo. Quase metade de nossas interrupções são autoiniciadas.
A tecnologia é uma distração, mas só nos ajuda a nos distrair, não é a causadora.
A forma mais eficaz de treinar nossa atenção com exercícios de respiração, meditação que favoreçam a capacidade de focar. Então, quando a distração vier, estaremos mais fortes mentalmente para superá-la.
O que acontece é que muitas pessoas recorrem a medicamentos ao invés de fortalecer a mente. Com a tecnologia, sempre temos recompensas rápidas e para saber o que fazer ao invés disso, requer reflexão, experimentação e isso leva tempo e é desconfortável.
De acordo com esse episódio, o que podemos ter de aprendizado é que ao invés de procurar incríveis métodos de melhorar a produtividade e foco, deveríamos passar mais tempo treinando a nossa mente para que ela se mantenha focada e produtiva.
Software Engineer | Frontend Developer | JavaScript, HTML5, CSS3, TypeScript, Next.js, React, Jest, Python | Web Development & Automation System
1 aFoco é sobre estar ligado a algo, ver valor, e possuir sonhos que vão além disso. Foco é bem mais complexo do que pensam.