O segredo para ter relevância nas redes sociais

O segredo para ter relevância nas redes sociais

É possível "enganar" os tão falados algoritmos das redes sociais (LinkedIn, Twitter, Facebook, Instagram) para se tornar, de forma infalível e automática, relevante nestes ambientes? 

Na verdade, relevância, está muito mais associado à qualidade de conteúdos do que simples truques (hacks) que as pessoas costumam divulgar (o próprio título deste artigo é uma "brincadeira" com esta questão). Claro que existem alguns fatores que são mais importantes em cada uma destas redes e que podem ser usados para aumentar a visibilidade, já que esses fatores são priorizados pelos algoritmos.

Do ponto de vista computacional, um algoritmo é: é uma sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema.

No caso das redes sociais, envolvem os critérios que controlam o que e quem irá aparecer na sua timeline/feed.

Esses algoritmos são criados e gerenciados por equipes dedicadas de profissionais de computação e estrategistas de conteúdo dentre outros profissionais. Eles representam a estratégia das empresas de mídias sociais e são, portanto, parte principal do negócio (eu diria segredos do negócio) e não estão à disposição de qualquer pessoa.

Em outras palavras, nem eu, nem você e nem ninguém sabe com precisão como funcionam estes algoritmos a ponto de ter a capacidade de burlá-los (como já disse e repito, a relevância se conquista com qualidade de conteúdos e não com truques contra algoritmos).

Além de estarem guardados à sete chaves esses algoritmos costumam mudar com frequência o que torna bem mais difícil seu entendimento preciso.

Entretanto, existe o que podemos definir com a espinha dorsal destes algoritmos, isto é, critérios publicamente conhecidos que têm uma relevância maior para a  determinação do conteúdo exibido nas linhas do tempo (timelines) dos usuários.

Esses critérios são base para serviço oferecidos por profissionais que trabalham com estas redes oferecendo, por exemplo, serviços que podem ajudar a posicionar com mais destaque um perfil na rede. Entretanto, não é possível prometer e nem esperar milagres.

E quais seriam esses critérios? Lembrando que são apenas diretrizes genéricas...

FACEBOOK

O Facebook prioriza as chamadas interações significativas, isto é, posts que estimulem de certo modo o maior diálogo entre os usuários. No seu feed aparecerá com prioridade posts com maior engajamento, mais comentários e curtidas.

O Facebook mantém um histórico de como você interage com postagens de amigos e páginas de empresas, e o algoritmo tenta prever o que você deseja ver com base nessas interações anteriores.

No feed de notícias haverá prioridade para postagens (por exemplo, vídeos) que incitem os comentários. Posts em que as pessoas solicitam recomendações também aparecem com prioridade no feed.

INSTAGRAM

O Instagram prioriza a recenticidade, isto é, as postagens mais recentes aparecem com prioridade no feed. O objetivo da rede é garantir que usuário que ao ver  seu feed sinta-se mais atualizado. Claro que o algoritmo também leva em contato histórico de interações dos usuários, entretanto, esses usuários se importam mais com o conteúdo mais recente.

TWITTER

O Twitter considera a relevância dos tweets, indicando os que aparecerão primeiro, com base no histórico de interações do usuário com as contas que ele segue. Os tweets recomendados aparecem em ordem cronológica inversa, o que significando que os tweets mais recentes aparecem primeiro.

O algoritmo é um misto entre o conteúdo das pessoas que você segue e mais interage com a questão da recenticidade. A frequência de postagens ajuda a quem queira se destacar.

LINKEDIN

O algoritmo do feed do LinkedIn busca entender suas preferências individuais para fornecer atualizações relevantes por visita. Em cada sessão do visitante, o algoritmo verifica e classifica dezenas de milhares de postagens para decidir o que será priorizado. Os posts são escolhidos com base em vários fatores: conexões, local de trabalho, habilidades, curtidas, visualizações, menções, idiomas, tempo gasto no lendo, comentários.

O que guia o algoritmo do LinkedIn é promover posts que ajudem os usuários a serem tão produtivos e bem-sucedidos quanto possível, até por se tratar de uma rede profissional. Daí métricas que têm um peso maior nas outras redes tais como taxa de cliques são menos relevantes.

Resumidamente, e de forma bem simplista as prioridades de cada rede social são:

  • Facebook : Relevância
  • Instagram : Conteúdo mais recente
  • Twitter : relevância
  • LinkedIn : Relevância

Como podemos perceber, a relevância (ainda que definida de formas diferentes) é o critério mais importante e esta é conquistada com base no conteúdo produzido. Portanto, quem deseja se destacar por aqui ou em qualquer rede social deve ter em mente que o conteúdo de qualidade “quebra” qualquer algoritmo. Algumas pessoas podem até "enganar" os algoritmos mas se o conteúdo não se sustentar não é possível enganar as pessoas (que são quem, de fato, consomem).

Alguns atalhos e truques podem até dar alguma visibilidade ou 15 minutos de fama mas é o valor do bom conteúdo que ditará a relevância e a reputação dos usuários das redes sociais no longo prazo. O tempo é sábio e ajuda os algoritmos a, naturalmente, separar o joio do trigo.

Muito obrigado por sua leitura! Um abraço,

Patrick

E se você quiser me seguir por aqui para acessar os conteúdos que produzo, será bem vindo(a)! :) 

A propósito, aproveito a oportunidade para compartilhar contigo alguns projetos que desenvolvo aqui no LinkedIn.

Índice temático com artigos publicados por mim sobre carreira, motivação, tecnologia, produtividade, marketing, mídias sociais e educação: http://bit.ly/2Fwg4WC

Página com conteúdos ligados à área de Inteligência Artificial e afins: http://bit.ly/2JC7ZS2

Livro "Carreira sem atalhos: Uma conversa sobre carreira com aqueles que estão (re)começando a vida profissional": https://lnkd.in/eGiCjJv

Jogo da Carreira: material que tem a intenção de levar os profissionais a refletirem sobre suas carreiras: http://bit.ly/32vQIRQ

Papo-Carreira: Entrevistas com profissionais de diversas áreas numa conversa sobre carreiras.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Patríciah Froner

Educação financeira descomplicada para todos | Especialista em Finanças Pessoais e Empresariais | Palestrante | Docente e Pesquisadora

5 a

Excelentes dicas Patrick Pedreira. Vou ficar por perto porque temos alguns amores em comum.

Sandra Carnevali🌟

OKR Coach | Especialista em Liderança e Desenvolvimento de Times | Coaching Executivo e Análise Comportamental DISC | Experiência em TI e Gestão Ágil | Consultoria para Transição e Ascensão de Carreira

5 a

Boas dicas Patrick Pedreira !! Gratidão por compartilhar. Eu ajudo as pessoas a realizarem projetos na quarta revolução industrial que estamos vivendo, depois que definimos juntos, através de análise de perfil comportamental e ferramentas de coaching como ela quer estar daqui 5 anos, criamos o projeto de vida com o planejamento das ações que ela pode fazer para chegar lá e saber sobre mídias sociais é fundamental para isso. 

Marcelo Rodrigues

Administrador | Pós-graduado em Gestão Financeira e Business Intelligence (BI) | Gestor de Equipes | Executivo de Negócios | Especialista em Vendas, Capacitação e Treinamentos.

5 a

Muito boa a postagem, já tinha percebido isso. Porque quando posto o mesmo assunto nas redes distintas atinjo uma quantidade sempre mais significativa no Facebook do que no Instagram e LinkedIn.

Aline Barbara de Oliveira

Professora| Influenciadora Top 100 RH Summit /Escritora | LinkedIn Creator | Palestrante | Expert em: Marketing | RH |Comunicação | Marca Pessoal e Empregadora | Criação de Conteúdo | Carreira & Negócios |

5 a

Muito bom seu artigo!

Kleber de Paula

Empreendedor serial com foco em seguros e benefícios 🛡Empreenda protegido! 💡Criador do Franquia Protegida 🤝Associado ABF

5 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Patrick Pedreira, PhD

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos