O SENTIDO DAS CIDADE
As cidades são historicamente locais de convívio e troca.
Nelas as civilizações se desenvolveram, onde estruturas cada vez mais complexas foram sendo elaboradas para atender as necessidades, desejos e anseios humanos. Quer seja nas margens dos grandes rios ou no interior dos territórios.
O processo histórico, é uma construção feita pelos Homens ao longo de milênios, este processo está visível em nossas cidades, como reflexo da ação humana no cotidiano de nossas ruas.
As novas tecnologias quando aplicadas a favor de todos são instrumentos de construção de uma sociedade mais justa e bela.
Ao visitarmos uma cidade que possui esses atributos, bem aplicados, por um governo democrático nos faz refletir sobre o local onde vivemos. Inevitavelmente fazemos comparações e nos perguntamos porque não podemos transpor essas soluções de sucesso, de maneira adequada as nossas circunstancias sócio/econômicas e ambientais?
Recomendados pelo LinkedIn
No caso Americano, no qual nos inserimos, o processo exploratório da colonização e especificamente na América Latina onde os objetivos da ocupação do território foram diferentes da América do Norte (EUA) acumulando erros até hoje difíceis de superar.
No entanto esse processo de libertação é recente, apenas 67 anos nos separaram da escravidão ao projeto de vanguarda de Brasília, por exemplo. São Paulo até 100 anos atrás era uma Vila, hoje a 8ª cidade do mundo.
Chegamos em pouco tempo a construir cidades litorâneas, nas florestas e no interior com potenciais de desenvolvimentos já consolidados, basta olhar os Indicadores Globais.
Buscar novos mecanismos jurídicos de inovação para acelerar a transformação digital, facilitando implementação de Sanboxes e adoção de Startups no poder público, nos ajudarão a encontrar caminhos e soluções específicas para cada região. A cidade poderá encontrar sua vocação e sua identidade real.
As civilizações que formaram a civilização brasileira: os povos originários; africanos; asiáticos e europeus, deram uma condição muito feliz e singular a nossa identidade devido a miscigenação e convivência dessas Culturas, nos ensina o antropólogo Darci Ribeiro.
Aplicar este potencial diverso e criativo na construção de uma sociedade melhor, portanto em cidade mais inclusivas, sustentáveis, dignas e belas é o desafio desse Século.