O SEO está morto? 5 dicas para salvares o teu negócio em 2024
Se trabalhas em marketing ou se tens um website, muito provavelmente, notaste uma quebra significativa no teu tráfego orgânico nos últimos meses. Mas, afinal, porque está isto a acontecer? A culpa é do algoritmo! De facto, as principais atualizações do algoritmo de pesquisa do Google, realizadas em fevereiro e março, causaram uma queda muito significativa no tráfego de pesquisa, afetando negativamente os websites de muitas empresas que dependem do tráfego orgânico!
As mudanças implementadas pela Google visaram melhorar a relevância e a qualidade dos resultados de pesquisa para todos, mas acabaram por afetar desproporcionalmente os sites de informação. Por outro lado, agregadores como o Reddit e o Quora começaram a receber prioridade nos resultados de pesquisa. Isso resultou numa diminuição significativa no tráfego para muitos sites, levando a perdas financeiras e a uma necessidade urgente de reavaliar as estratégias de SEO e marketing digital!
Algumas empresas estão a ser mais prejudicadas do que outras pelas mudanças nos algoritmos de pesquisa da Google que parece estar a implementar essas mudanças em keywords de baixa monetização para proteger a sua plataforma de anúncios (Google Ads), enquanto keywords transacionais, como produtos, são menos afetadas. A Google continua a ser uma das poucas plataformas abertas que direcionam os utilizadores para outros sites, enquanto outras plataformas penalizam a promoção de links externos. Essa diferença na abordagem está a contribuir para um impacto desigual nas empresas online.
Isto significa que existe a possibilidade de a Google se tornar uma plataforma mais fechada, semelhante a outras redes sociais que desencorajam os utilizadores a saírem do site. Isso levanta questões sobre o futuro da internet, especialmente para editores de conteúdo, que podem precisar reconsiderar as estratégias de distribuição!
No contexto B2B, a importância de ser um criador de conteúdo antes de lançar um negócio está a crescer. O marketing tradicional está a tornar-se cada vez menos eficaz e as plataformas de social media estão-se a tornar canais mais importantes para alcançar potenciais clientes. A verdade é que, hoje, os empreendedores precisam de se tornar criadores de conteúdo para construírem autoridade, audiência e influência, mesmo antes de lançar produtos ou serviços.
Neste contexto, o aumento de criadores de conteúdo de “nicho” no mercado B2B, como por exemplo, os podcasts, está em ascensão. Os orçamentos de marketing estão a ser redirecionados para influenciadores e criadores de conteúdo, tendência que tem vindo a aumentar.
Por outro lado, o crescente aumento do uso de chats de IA para respostas imediatas, pode levar a uma quebra no número de pesquisas tradicionais. Embora a Google possa manter a quota de mercado, o volume geral de pesquisas pode diminuir, acabando por impactar a sua receita publicitária e potencialmente direcionar mais investimento para o marketing de influência e os criadores de conteúdo.
Neste sentido, para combater as mudanças no algoritmo, as empresas devem investir em tecnologias de IA para prospeção de clientes, otimizar as páginas de classificação elevada, investir em conteúdo em vídeo, especialmente no YouTube, e colaborar diretamente com criadores de conteúdo para obter aumentarem a sua visibilidade.
Perante estas mudanças, a diversificação das fontes de tráfego tornou-se mais importante do que nunca!
Deixamos-te abaixo algumas estratégias que podes implementar no teu negócio.
5 Dicas para salvares o teu negócio em 2024
1. MARKETING DE CONTEÚDO
Produzir conteúdo de alta qualidade que ressoe com o público-alvo e possa ser compartilhado em várias plataformas.
Recomendados pelo LinkedIn
2. REDES SOCIAIS
Utilizar plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn para atrair tráfego e engajar com o público.
3. E-MAIL MARKETING
Construir e manter uma lista de e-mails para alcançar diretamente os clientes e prospects.
4. PARCERIAS E COLABORAÇÕES
Trabalhar com influenciadores e outras marcas para expandir o alcance e atrair novos visitantes.
5. DIFERENCIAÇÃO
A diferenciação será fundamental nos próximos anos! Deste modo, no futuro, o marketing pode ver uma diminuição na importância da pesquisa em Google, com possíveis substitutos, tais como o YouTube, que pode vir a afirmar-se como um canal dominante, assim como no desenvolvimento de tecnologias de IA para experiências mais personalizadas.
Em suma, a indústria de SEO encontra-se em constante evolução, enfrentando desafios significativos com as mudanças nos algoritmos de pesquisa do Google.
A diversificação de estratégias de marketing e a adaptação às novas tecnologias são essenciais para que a tua empresa continue a prosperar neste ambiente tão dinâmico e imprevisível.
Queres saber mais sobre estratégias de SEO para otimizares o teu site? Neste artigo damos-te 10 dicas valiosas!