O seu celular está matando sua produtividade e este artigo está aqui para te ajudar!
Você já se pegou distraído mexendo em seu celular durante um período em que você não poderia se dar o luxo de estar fazendo isso?
Se você for minimamente parecido(a) comigo... então a resposta será “sim”!
E tudo isso acontece pelo fato de nossos telefones e aplicativos serem desenhados de tal maneira que nos força a agir assim. Entenda: quanto mais tempo a gente passa neles, mais dinheiro as tech companies fazem! E também existe o fato de que somos biologicamente predispostos a nos distrair com facilidade.
Apesar dos benefícios magníficos que esta belezinha quadrada nos proporciona, fica cada vez mais evidente que a maioria das pessoas (me incluindo neste grupo), possuem pouco controle sob a forma que utilizam seus smartphones, o que acaba impactando negativamente a nossa saúde mental e produtividade.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa! Afinal, todos vieram aqui atrás das dicas práticas que irão ajudar a amenizar este problema.
Obs: todas as dicas apresentadas aqui foram testadas e aprovadas por mim!
Obs2: a dica 2 e 4 são uma das minhas favoritas.
1- Elimine as notificações dos aplicativos dispensáveis
Um bom framework é pensar: “o que aconteceria com a minha vida pessoal ou profissional se eu ficar 5 horas ou mais sem abrir as notificações desse app?” A partir da resposta, você saberá quais apps devem ter suas notificações silenciadas. Cada modelo de celular possui um local diferente para desativar as notificações, uma coisa é certa... todos os celulares possuem a opção de desativar as notificações de aplicativos específicos e nada que uma boa pesquisa no Google não resolva.
Notificações e alertas dos smartphones são os principais vilões e responsáveis por quebrarem nossa produtividade, pois por natureza eles são feitos para “roubar” a atenção do que estamos fazendo e direcionar esta atenção ao celular novamente, quebrando todo nosso foco, sem falar que demoramos para voltar ao ritmo de trabalho antes desta quebra de flow , impactando ainda mais negativamente a nossa produtividade. E não se preocupe a maioria das notificações não irão desaparecer se você as desabilitar. Elas permanecerão no aplicativo esperando por você!
Cabe a nós não deixarmos que empresas e pessoas exerçam poder sob nossa atenção, protegendo as nossas prioridades com unhas e dentes!
2- Utilização do App Forest
Forest é um app que utilizo desde o ano passado para evitar que eu caia na tentação de desbloquear o celular e checar as notificações em períodos que preciso me manter altamente produtivo.
É um aplicativo que utiliza gamificação como base, basicamente toda vez que você abre o app Forest, você define por quanto tempo pretende “se obrigar” a ficar sem mexer no seu celular e a partir do momento que você inicia o cronômetro inicia-se uma contagem regressiva... caso não consiga resistir e acabe saindo da tela do Forest, a sua “arvorezinha” morre e deixa o seu jardim feio. Porém, mantendo-se firme e resistindo até o final da contagem, você receberá algumas moedas proporcionais aos minutos que ficou longe do celular e ao acumular 2.500 moedas é liberado a opção de que plantem uma árvore real em seu nome...
As recompensas te induzem a manter o foco e distante de seu celular enquanto produz algo!
O acúmulo do seu foco como dito anteriormente se transforma em uma árvore que é plantada pela instituição Trees for the Future.
O app custa R$ 7,90 na App Store e é gratuito na Play Store.
3- Três formas de evitar ser “fisgado” por apps na hora errada
A 1ª forma: deixe seus aplicativos mais usados na tela inicial de seu smartphone, isso vai evitar que você tenha que ficar navegando em um oceano de aplicativos, isso acaba reduzindo o risco de “sem querer” clicar no seu Instagram, quando na verdade estava prestes a abrir o seu app da Bíblia.
A 2ª forma: criar o hábito de só acessar os aplicativos por meio da barra de busca do seu celular, como mostra a foto abaixo:
A 3ª forma (minha favorita): vou apresentar 2 opções que possuem a mesma finalidade. A 1ª é para celulares com sistema operacional IOS e a 2ª para Android.
IOS: modo tela cinza é uma espécie de “gambiarra“ que funciona super bem , o objetivo da tela cinza nesse caso é o de justamente tirar a cor da “bolinha” vermelha de notificação que é a responsável por fisgar sua atenção e tirar seu foco.
Vá em Ajustes > Acessibilidade > Atalho de Acessibilidade > Clique sobre a opção “Filtro de Cor”. Agora basta clicar 3 vezes seguidas no botão home do Iphone para ativar e desativar
Dica: deixar ativado durante todo o período que estiver trabalhando e desativar apenas quando terminar todas suas tarefas.
A tela vai ficar assim:
Android: “Modo Foco”, até onde eu sei ele funciona apenas para Android 9 e 10, é uma funcionalidade que consiste em bloquear aplicativos e eliminar distrações enquanto trabalha ou estuda. Essa funcionalidade acaba bloqueando o acesso aos apps que você solicitou o bloqueio temporário.
Para utilizar a solução, é preciso acessá-la na área “Bem-estar Digital” do seu celular e selecionar os aplicativos que você deseja que fiquem pausados temporariamente. Enquanto o recurso está ativado, os aplicativos escolhidos exibem ícones cinzas e não podem ser abertos.
4- Não comece o seu dia com o celular na mão
A dica 4 será um combo de várias dicas e pulos do gato que não só irão contribuir para te tornar uma pessoa mais disciplinada em relação ao celular, mas também irão te ajudar profundamente a começar o seu dia da melhor maneira possível.
Há um tempo atrás não tão distante, eu desperdiçava os 15-20 primeiros minutos do meu dia no celular e aos poucos fui me dando conta de como isso era prejudicial e fui entender como isso diversas vezes influenciava negativamente todo o meu dia! Eu defendo fervorosamente a tese de que a forma que você começa suas manhãs tem o poder de transformar todo o seu dia! Pois, eu experimentei essa mudança e confiem em mim... faz muita diferença!
Meus pensamentos, ideias, foco ficaram mais claros, mais limpos, refletindo diretamente no meu humor. Começar minhas manhãs 100% focada nos meus objetivos do dia e não nos problemas externos ou de outras pessoas trouxe uma qualidade de vida absurda. E confia em mim, o mundo não vai acabar se você passar pelo menos os 20 primeiros minutos do seu dia longe do seu telefone.
Ryan Holiday tem uma frase que descreve bem isso que acredito: “If you win the morning, you can win the day”.
· Compre um despertador e deixe seu celular carregando em outro cômodo da casa enquanto você dorme:
Nos primeiros dias confessos que senti falta do meu celular comigo, me fazendo até de forma totalmente involuntária acordar e tentar “caçar” meu celular no meu criado mudo, mas depois lembrava que não estava no meu quarto! Isso foi fundamental para me mostrar como agimos de forma totalmente inconsciente com o celular! E isso foi o suficiente para me provar que eu realmente deveria continuar com essa prática de deixar meu celular de madrugada em outro canto de minha casa!
Devemos sair do automático e ter mais consciência das coisas!
· Tenha atividades substitutas para suprir a necessidade do celular de manhã
Vou compartilhar algumas atividades que realizo nas minhas manhãs que me fazem esquecer por completo da existência do celular:
1ª – Meditação: essa é a única atividade que é um ritual meu se mantendo fixa em todas minhas manhãs. Obs: não vale meditar em aplicativos, pois isso tiraria a lógica do exercício que é justamente te fazer esquecer da existência dele.
2ª – Leitura: começar a manhã lendo um livro que você gosta de ler, vai te fazer esquecer completamente do celular e com certeza vai ajudar no seu humor do dia. Eu particularmente não gosto e nem recomendo ler sites de notícias logo pela manhã.
A leitura e atividade física são variáveis na minha semana, vou revezando de acordo com meu desejo ou com a lista de tarefas do dia.
3ª – Atividade física: essa aqui é uma das atividades que eu mais sinto que impacta positivamente o meu humor, só perde para o banho gelado, se caso alguém quiser entender melhor como isso funciona, recomendo buscar entender o método do atleta Wim Hof, não vou me aprofundar nesse assunto, pois não é o foco desse artigo, mas para quem for curioso igual a mim... já sabe por onde começar a pesquisar. Voltando para a atividade física... recomendo fortemente tentar ir para a academia sem o seu celular, eu costumo ir apenas com meu Ipod e fone de ouvido, focado apenas no exercício em si, 100% presente na atividade que estou realizando. Normalmente realizo pela manhã quando estou com a agenda do dia um pouco mais “livre”.
Sugestão de outras atividades que podem ser utilizadas:
· Caminhadas ao ar livre;
· Assistir aulas de algum curso on-line;
· Escrever em um diário;
· Planejar sua semana;
· Aprender ou praticar um idioma específico.
Não esqueça: o cérebro anseia por estímulos e distrações isso é da natureza humana, faça a virada de chave trocando distrações por atividades que geram impactos positivos na sua vida.
5- Tenha momentos específicos do seu dia planejado para as distrações
Quem já foi ou é da turma fitness sabe que é comum ter de vez em quando a famosa refeição “lixo” que é o ato de se dar liberdade de trocar uma refeição com frango e batata doce por algo mais agradável, tipo uma banana split com 4 bolas de sorvete e calda de caramelo.
Ter esses momentos livres com certeza irá te ajudar a manter a consistência que por sua vez impactará positivamente no longo prazo, tudo que eu fiz na minha vida com muito extremismo sempre acabou sendo descontinuado. Portanto, a minha recomendação é que você deixe programado nos lembretes do seu celular, ou na sua agenda ou na ferramenta que utiliza para organizar suas tarefas diárias, alguns momentos curtos e específicos do seu dia te liberando para dar aquela fuçada de leve nas redes sociais. Sem perder o senso prioridade e realizando isso em momentos que não irão te prejudicar.
Para mim funciona muito bem, pois ao saber que eu terei aquele momento programado no meu dia, isso me proporciona um alívio e diminui aquela vontade insana de querer mexer em apps e redes sociais, me deixando mais focado e presente na atividade do trabalho que estou realizando.
Conclusão
Deu para perceber como a soma de pequenas mudanças e ações podem acabar gerando um enorme resultado positivo? A partir do momento que comecei a adotar gradativamente essas 5 dicas do post, tive um fantástico aumento de produtividade e redução de distração do celular.
Agora é hora de agir! Escolha 1 ou 2 dicas do post para por em prática hoje mesmo! E conforme for virando um hábito, abra esse artigo novamente e parta para as próximas dicas até ter tudo isso internalizado.
Eu adoraria saber o resultado que vocês tiveram ao adotar essas dicas e, se tiver outras, sinta-se à vontade para compartilhar nos comentários desse post.
Obrigado para quem chegou até aqui e até a próxima!
Stay productive!
Planejamento e Controle na Magalu !
4 aAdorei !! Muito importante termos consciência dos "ladrões de tempo" !!
Head de Soluções Digitais | IPaaS | Hubb | Integrações | SaaS | ETL
4 aFantástico seu artigo, outra coisa que me ajuda também é o Pomodoro!
Advogado | Especialista em Direito Bancário e do Mercado Financeiro.
4 aObrigado! Eu precisava dessa leitura !
Advogado (Proteção de Dados e Tecnologia)
4 aMuito bom.
Entrepreneur
4 aMuito Bom!!!!! amei as sugestões! A primeira coisa que faço quando acordo é olhar o celular !