O seu colaborador é cliente da sua empresa?
Você sabe se o seu colaborador é cliente da sua empresa? Tem alguma pesquisa interna para entender se o seu funcionário consome os seus produtos?
Essa é uma métrica que poucas organizações dão valor ou até mesmo se atentam. A preocupação com os clientes externos muitas vezes ofusca olhar para os clientes internos.
Mas por que isso acontece? É simples: como a representatividade do consumo dos funcionários é baixa em relação ao faturamento, as organizações não dão o seu devido valor, e esse é um tremendo erro.
A influência dos seus clientes
Como eu falei, o que faz a maior parte das empresas não darem valor para os colaboradores internos é acreditar que a representatividade do faturamento é baixa.
No entanto, elas se esquecem de um ponto crucial: durante toda uma vida, uma pessoa é capaz de impactar 250 outras pessoas.
Agora imagine se na sua empresa existam 100 funcionários. O impacto será de 25 mil pessoas. Viu como é o milagre da multiplicação?
Por isso, em hipótese alguma uma empresa pode se dar ao luxo de não olhar para os seus clientes internos. Inclusive o poder de influência deles é ainda maior.
Recomendados pelo LinkedIn
A autoridade e prova social
Existem dois gatilhos mentais que são muito usados no marketing digital. Trata-se da autoridade e prova social.
Quando o seu colaborador consome o seu produto, ele se torna um verdadeiro advogado do seu negócio. Não é para menos. Afinal, ele depende da sua empresa e sua empresa depende dele.
Considerando que ele se torna um advogado e tem o poder de influenciar outras pessoas, há dois pontos que colaboram ainda mais para a influência.
Um é a questão da autoridade. Como ele trabalha no negócio, ele tem mais propriedade para falar do produto, como ele é feito, como é a análise da qualidade etc. Isso gera um maior poder de convencimento.
Além disso, ao mostrar que ele também usa diariamente os produtos, ele ativa o gatilho da prova social. Pois as pessoas tendem a copiar aquelas que seguem.
Colaboradores são a principal fonte de lucro da empresa
Quando seus colaboradores consomem os seus produtos e os indicam para outras pessoas, eles se tornam influenciadores do seu negócio.
E, conforme vimos, a capacidade de ajudar a crescer o seu faturamento é maior do que você imagina. Por isso, se você ainda menospreza a capacidade que tem de fidelizar os seus colaboradores, é fundamental rever os seus conceitos.
Pois, eles não só se tornarão consumidores recorrentes, como também serão responsáveis por fazer uma propaganda positiva do seu negócio no mercado. Pense nisso!
CEO @ Mercado Radar - Big Data and Analytics for e-commerce
2 aÓtimo artigo!