O seu conhecimento só está certo quando concorda comigo? Não mesmo!
Desde que comecei a me interessar por ciências em geral, isso a partir de 2012, sempre ouvi falar uma ideia de que para a grande massa de pessoas que não está a par das produções dos acadêmicos que o conhecimento só é válido quando concorda com os pensamentos do interlocutor ou que corrobore com as mesmas.
A princípio eu acreditava que isso acontecia apenas com as ciências biológicas como quando aconteceu a revolta da vacina em no começo do século 20 no Brasil (aliás existe até hoje pessoas que acreditam que as vacinas causam autismo e não devemos vacinar as crianças por se tratar de um projeto mundial de controle populacional. Hahaha. Teoria da conspiração!). Porém conforme o tempo foi passando fui percebendo que existem negacionistas em todas as áreas da ciências.
Existem os que acreditam que o planeta terra é plana e não em forma de esfera como a ciência já comprovou e para isso buscam argumentos com pseudo-cientistas, que dizem entender de ciência, apenas para dizer que tem embasamento científico para comprovar suas crenças. Esses são os mesmos que negam o aquecimento global e dizem que tudo é uma farsa. Somente os que concordam com eles é que estão certos.
Fui percebendo que isso não acontecia apenas com as ciências ditas exatas mas que na verdade essa área é a que menos sofria com isso. Hoje eu vejo que as áreas que mais sofrem com esse tipo de comportamento são as ciências humanas e as ciências sociais. É incrível como qualquer um que tenha acesso a internet hoje em dia acha que tem capacidade para emitir uma opinião sobre história, filosofia, política, direito, psicologia entre outras tantas áreas. A internet é uma ferramenta que nos trouxe grandes oportunidades para obter informação, porém não significa que tenha nos dado conhecimento suficiente a ponto de tanta gente achar que é especialista nessas áreas que são vastas e complexas.
Nenhuma ciência é um time de futebol onde você escolhe um lado e torce para que ele esteja certo. Não, não é assim que funciona! Para que uma teoria seja aceita ela tem que passar por uma série de etapas até que não se consiga mais falseá-la, ou seja, até que seja refutada demonstrando as possíveis brechas na linha de raciocínio ou no método utilizado.
Isso quer dizer que independentemente da opinião das pessoas, a ciência vai apresentar fatos que mais representarão a realidade, já que a verdade de fato nunca é uma coisa fácil de se chegar, mas com certeza não será escolhendo os pensamentos que mais tem a ver com cada um de nós que produziremos conhecimentos. Existem os métodos científicos para isso. Que não por acaso vieram da filosofia a mãe de todos os saberes. Não importa se eu concordo ou não com ciência, se eu achar que ela está errada cabe a mim refutá-la de alguma forma plausível e não sair por aí espalhando uma porção de histórias que não fazem sentido algum. Parafraseando Carl Sagan: “Eu não quero acreditar eu quero saber”.