O seu conteúdo de marketing deve vender soluções, não coisas
Já escrevi aqui muito sobre a importância de vender soluções em vez de coisas, mas vale a pena mergulhar em outro ângulo.
Dito de outra forma, para ser bem sucedido hoje, o marketing tem que ser maior que seus produtos e serviços. Tem que se concentrar em resolver os problemas que o seu público-alvo está enfrentando.
Suponhamos que você identificou um conjunto de problemas comuns a um determinado mercado, criou uma solução para solucionar esses problemas e pode posicionar sua solução como uma alternativa a outras soluções já existentes. Agora você precisa se envolver em uma conversa que ajude seus possíveis clientes a entender o que você está vendendo.
Essa conversa mudou radicalmente desde a geração passada. A venda de recursos não é a resposta e, na verdade, não tem sido eficaz por muito mais tempo do que a maioria dos profissionais de marketing admitiria.
E a venda de benefícios, que ainda pode ser eficaz, só é eficaz se não for sua primeira linha de marketing.
Você tem que vender soluções. Mais especificamente, você precisa demonstrar que pode aplicar uma solução proveitosa à situação exclusiva de seus possíveis clientes. Seu problema, sua posição, seu mercado.
Agora, muito disso não é novo. Os estudos de caso, por exemplo, têm uma história longa e célebre, e são um ótimo exemplo de demonstração de uma solução em ação. Eles podem até ser a forma mais pura de venda baseada em soluções.
Mas os estudos de caso não são o marketing mais adequado em todas as instâncias. Na verdade, no topo do funil, eles não são apropriados. As pessoas que estão apenas começando a conhecê-lo não querem se comprometer a mergulhar em uma parte longa, como um estudo de caso, ou até mesmo uma “breve história” ou uma apresentação similar no estilo de resumo.
O que elas querem é uma evidência de que você pode ajudá-las a aprender mais sobre você e que as suas ofertas valem a pena. É aqui que, nos bons e velhos tempos, nós dizíamos o quanto somos maravilhosos e os convidamos a ligar para nós. Décadas de promessas de marketing não cumpridas fazem com que você tenha uma venda impossível nos dias de hoje.
Em suma, a única forma eficaz de atrair a atenção de um prospect é caminhar pela mesma estrada que ele está em vez de apenas conversar. Ofereça insights sobre os problemas que eles estão tendo. Fale sobre o processo que o levou à solução que você criou. Dê exemplos e ferramentas que eles possam usar para ver os benefícios de sua abordagem.
Ofereça aos clientes em potencial a oportunidade de provar a si mesmos que há mérito em sua solução e que eles devem considerar confiar em você. (Você não pode esperar confiança, ainda. Isso vem muito mais longe no caminho.)
Essas são as soluções nas quais o seu marketing precisa se concentrar para atrair a atenção dos prospects e movê-los pelo processo de compra pelo funil de vendas. Eles comprarão as coisas, como nos velhos tempos, mas somente depois que você provar que é a solução que eles estão procurando.
Espero de todo coração que eu tenha ajudado e conte comigo ;0)