O silêncio também é uma resposta
Olá,
Faz um certo tempo que não escrevo artigos por aqui. Hoje me deparei com um pensamento a respeito de "silêncio".
O que seria o silêncio?
Silêncio, nada mais é, que não emitir sons. É não pronunciar sua opinião ou guardá-la para seus pensamentos. Ademais, o silêncio pode ser uma resposta.
E porquê?
O silêncio carrega consigo motivações que jamais serão explícitas. Pode ser que o autor do silêncio optou por não manifestar sua opinião a respeito de um assunto em que acha inapropriado falar a respeito. Ou não quer negar algo a alguém, e simplesmente fica quieto, para evitar desentendimentos e porfias.
O que é importante é aprendermos a administrar nossas palavras, verificando se produzirão edificação. Quando não, nosso silêncio também se torna uma resposta.
Onde quero chegar? O NÃO acontece. Seja profissionalmente, seja academicamente, seja na vida sentimental, seja no mundo espiritual. Ocorre. E como estamos lidando com o silêncio dos outros? E como lidamos com nosso barulho interior, proveniente de pensamentos e falas que por vezes reprimidas, mas com receio de machucar quem nos ouve?
É importante destacar que o silêncio pode ser uma rica fonte de sabedoria, mas em alguns momentos, pode ser uma resposta para o NÃO, que você não gostaria de dar a alguém. As vezes não quer ter de se explicar, e está no seu direito.
O que importa é aprendermos a aceitar o silêncio dos outros e até mesmo aprender a utilizar essa ferramenta tão poderosa, com o objetivo de evitar discórdias e dissensões que durariam longo tempo (dias, meses ou anos).
Seja feliz!
Sabrina Amorim