O subir de escada na vida profissional
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

O subir de escada na vida profissional

Quando somos crianças, nos é perguntado muitas e muitas vezes: “O que você quer ser quando crescer?”. Astronauta, bailarina, bombeiro, médico, atriz são profissões muito desejadas quando somos pequenos, não é mesmo?

Na adolescência, esse processo se repete e algumas novas opções surgem, como engenheiro, cirurgião, juiz, dentista e arquiteto. Acontece também algo muito interessante. Se a resposta dada pelo jovem agrada os ouvidos do adulto, não há questionamento algum. “Caramba, que orgulho! Meu filho será médico!”, pensam os pais. E no meio dessa felicidade, esquecemos de contar algo para esse adolescente: o processo que ele deve percorrer até atingir essa conquista.

Não estou falando que você deve desanimá-lo, mostrando todas as dificuldades que ele vai enfrentar. Só que é importante ele ter consciência do processo e das etapas que irá passar para, enfim, chegar à carreira de engenheiro, dentista ou arquiteto. Ninguém sai da faculdade de direito, por exemplo, já sendo um juiz, certo?

E será que isso deve ser feito apenas com adolescentes?

Nos meus atendimentos de coaching, percebo que adultos também tem essa dificuldade de construir um plano de carreira. Quando um cliente decide mudar de carreira para começar algo novo, sempre trago a reflexão do que ele precisa fazer nos próximos 6, 12 e 24 meses para estar mais próximo do seu objetivo. Além de acreditar que é especulação planejar para períodos acima de 2 anos, o que é ideal para ele hoje, pode ser que não seja mais daqui 3, 4 anos. E o meu maior objetivo é fazê-lo entender que é um processo, que ele precisa subir degrau por degrau para chegar aonde quer.

É preciso ter paciência. E também é necessário criar uma rotina de acompanhamento do plano de carreira. De tempos em tempos, este cliente precisará analisar como foi o último ciclo. Foi do jeito que ele esperava? Será que ele quer continuar por esse caminho? Cometeu algum erro? Se sim, o que pode fazer de diferente da próxima? E qual é o próximo passo que pode dar?

Independente da idade ou do momento de vida, a carreira percorre o caminho de escolhas, análise dos resultados e definição dos próximos passos. E por mais que alguns acreditem que o ideal seria já saber o caminho mais curto para o objetivo, eu acredito que crescemos mais no decorrer do processo, mesmo que o objetivo demore um pouco mais para chegar.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos