O tacho global
Photo by Cooker King on Unsplash

O tacho global

Pouca gente tem falado sobre esse efeito curioso que é a mistura dos tachos dos diversos países.

Tachos? Sim.

Cada país tinha um grande tacho de profissionais. Uma bacia, uma grande cumbuca em que todo os desenvolvedores de software habitavam e dentro do qual os melhores subiam, os piores desciam e os medíocres rodavam pelo meio.

Existe o tacho das empresas, também. E ali o sobe-e-desce é até mais rápido.

E essas duas realidades convivem juntas: as melhores empresas conseguem os melhores profissionais, as piores geralmente ficam com os piores e as medíocres disputam o centrão e tudo isso acontecia de maneira localizada: empresas do Brasil contratavam no Brasil, empresas americanas contratavam gringos e empresas europeias contratavam europeus.

E a coisa ia andando desse jeito até que nesses últimos anos popularizou-se a ideia do trabalho remoto e a cada dia que passa mais as empresas e profissionais pulam para dentro do Grande Tacho Global em que empresas de diversos países disputam profissionais de diversos países e o efeito óbvio é que os bons profissionais que antes tinham que se contentar com as empresas locais agora conseguem colocar-se em empresas globais, os que estavam no topo geralmente sobem mais, e os que estavam no fundo de tachos privilegiado com empresas geralmente boas agora vão acabar é mudando para outros tachos locais, curiosamente.

E isso explica, em partes, por que as empresas americanas começam a demitir em massa. Aqui no Brasil é puro oportunismo, mesmo: na falta de motivo real, vai-se na onda para se livrar de uma galera, aí, por N motivos. Mas para os mercados que lidam com dinheiro de verdade, abriu-se a grande oportunidade de puxar os melhores desenvolvedores de outros países (e, pode acreditar, a gente aqui do Brasil manda bem demais!) por valores iguais-ou-menores do que pagavam pelos medíocres de lá -- veja só que negócio magnífico.

Para os profissionais medíocres dos EUA e Europa, é só tristeza.

Para os bons profissionais do Brasil, é só alegria.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos