O TAMANHO DO LODAÇAL NÃO ME ESPANTA...
Sinceramente, o tamanho do lodaçal ao qual o país foi jogado após as revelações e os personagens envolvidos não me espanta, tampouco, surpreende o envolvimento dos personagens delatados pelas escutas dos irmãos Batista. Isso porque, já era esperado que cedo ou tarde mais nomes iriam aparecer, mais escândalos e roubalheiras se revelariam ao longo da operação Lava Jato.
Há um ditado que diz: "ninguém constrói nada sozinho" e ladrão nenhum no mundo rouba sozinho e como era de se esperar, Lula e os petistas não seriam os únicos a serem desmascarados nesta operação.
O Brasil, infelizmente, tem uma capacidade única de produzir homens públicos de péssima qualidade em todos os sentidos, deformados desde a sua anatomia corporal, onde no lugar de coração há uma pedra, no lugar da alma há uma nódoa negra e que nas veias corre chorume (pra quem não sabe, esse é aquele líquido fedido gerado pelo lixo) e não sangue e que apenas atuam em benefício próprio com seu dedo podre destrói e mata como uma peste negra a tudo que tocam.
Tudo isso só comprova aquilo que já sabíamos e sabemos sobre os políticos deste país, que nascem do esgoto e se alastram como ratos perversos famintos pelo poder.
Nada mais advindo deles surpreende, ainda que haja dentre eles alguns elementos que “supostamente possam se salvar” (digo supostamente, porque não se pode botar a mão no fogo por ninguém), a maioria se não é deformada na alma na sua nascença quando adentram na política, acabam deformadas por processo de osmose e pela sua fraqueza moral.
Todo esse imbróglio político que enfraquece e prejudica a imagem e a economia do país, escandaliza até mesmo os “macacos mais velhos”, refere-se apenas a delação de apenas duas corporações que se beneficiaram dos esquemas desenhados e aplicados ao longo dos anos, Odebrecht e JBS.
Estamos falando de duas companhias consideradas “os campeões”. Ainda faltam, os vice-campeões, os terceiros, quartos, quintos... “n” colocados os quais inegavelmente participaram de manobras deste e de outros governos em benefícios próprios em troca de propinas desviadas dos cofres públicos que abasteciam o caixa de políticos e partidos corruptos.
Exemplo crasso disso é a grande rede de corrupção montada e executada pelo ex-governador Sergio Cabral do Rio de Janeiro e que funcionava até com ele preso. Esse fenômeno, porque é um fenômeno mesmo de imensa leviandade associada até então a impunidade, não corre apenas no Rio de Janeiro. Ocorre em todos os estados e municípios do país, cada qual na sua proporção, dos mais ricos aos mais pobres da federação.
O sistema público do Brasil é corrupto desde o Amapá ao Arroio Chuí e somente vai se recuperar quando houver transformações drásticas principalmente na educação para que o povo brasileiro, tenha condições de discernir e entender os efeitos maléficos que o estado inchado de corruptos promove em suas vidas. Parte destes malefícios o povo tem sentido na pele dadas as circunstâncias que o país atravessa com alto índice de desemprego, retorno da inflação, déficit público que atinge as populações mais carentes e todos os serviços públicos em geral.
Em curto prazo, os efeitos negativos serão sentidos de forma amena, porque o país ainda está paralisado e começando a esboçar uma retomada de algumas atividades econômicas, mas, a médio e curto prazos, tais efeitos podem gerar resultados devastadores na economia e que vão afetar (ainda mais) as vidas das famílias brasileiras se nada for feito.
Entretanto, não basta haver uma ou varias operações "lava jatos" para defenestrar essa classe de bandidos de colarinho branco, se faz necessário muito mais do que isso, se faz necessário uma ação direta do povo de forma única, consciente e onipresente clamando pelo seu direito de dignidade o qual há muito se trocou pela esmola que os políticos despejam nas ruas, como se estivessem dando lavagem aos porcos antes do abate.
Confesso que interpreto tudo isso como um chamamento aos homens de bem, homens de letra, dignos, inteligentes e experientes deste país para que se apresentem com suas ideias, suas expediências, sua ações para contribuir ainda mais na retomada deste país, assim como, temos vários exemplos que se afloram país a dentro.
Tal limpeza urge e o país não pode esperar mais.
Grande abraço.