O tempo é senhor dele mesmo
Ainda quando bem pequenos não compreendemos esta dinâmica do tempo e para falar a verdade acho que de fato nunca a entenderemos por completo. Lutamos a todo instante pra dribla-lo e aproveitar mais um pouquinho, mas a verdade é que tudo passa, começando por ele.
É comum quando se é pequeno querer crescer logo.
Mãe não pode fazer isto, por quê?
Isto é coisa de gente grande!
Acho que é neste momento que começa esta vontade louca de crescer logo. (rs)
E não demora muito, você olha-se no espelho e parece que foram ontem os afagos da sua mãe ao te deixar na porta da escola, o privilégio de dormir no sofá e acordar na sua cama, as brincadeiras com os amigos como se não tivesse hora para acabar, sempre com: “só mais um pouquinho...”Eis que lá está ele de novo: o tempo! Cobrando que já está chegando ao fim...
De repente você cresceu, a faculdade acabou, você trocou de emprego, seu filho nasceu, alguém se foi... E num piscar de olhos você percebe que muitas coisas aconteceram e você não se deu conta de que o tempo passou .
E então percebemos que nem precisávamos desejar crescer tão rápido isto aconteceria de qualquer forma.
Vivemos incansavelmente tentando superá-lo e ele sorrateiramente passando e passando... Não precisa dizer nada e nem provar, somente, segue impetuosamente.
A vontade é impotente perante o que está para trás dela. Não poder destruir o tempo, nem a avidez transbordante do tempo, é a angústia mais solitária da vontade.
Friedrich Nietzsche
Enchemo-nos de atividades e rotina bem acelerada, precisamos ser bem sucedidos, ganhar dinheiro, superar isto e aquilo, está de acordo com as convenções sociais, não fazer feio, alimentar a vaidade, receber os aplausos pelas vitórias, esconder as derrotas cair e levantar não importa o quanto estejamos ocupados com coisas relevantes ou não , com futilidades ou utilidades , com a verdade ou o disfarce nada disto será possível detê-lo .
É verdade que é possível gerenciá-lo. Ele até nos permite uma leve assessoria no setor do planejamento, você consegue planejar seu melhor aproveitamento.
Ora, ele até que é bonzinho.
Mas se por acaso falhar neste gerenciamento ou não planejar qualquer momento saiba que está vetada a hora extra ...
Administrar o tempo talvez seja o maior desafio principalmente em uma era em que a impressão que temos é que mal dormimos e já acordamos conectados nas redes sociais, no trabalho, em todas as tarefas do dia, as inacabadas de ontem e as que queremos realizar no amanhã. Uma rotina que parece não ter fim ... E sim! Muitas vezes, não satisfeitos sofremos por antecipação.
De repente viveram-se tantas coisas, mas não se viveu nada! O Tempo passa sem que ao menos tenhamos notado porque estávamos ocupados demais para vê.
Quando estamos ociosos reclamamos que ele não passa, mas quando nos ocupamos reclamamos que ele passou rápido demais. E não é que passou mesmo?!
Talvez, a questão seja esta, não podemos detê-lo, mas podemos melhor aproveitá-lo e lá vai mais um desafio como se tivéssemos pouco! Como melhor aproveitar? Quando aproveitar?
Hum... Quando?! Com o que você preenche todo seu tempo ?
Em que momento você faz o que gosta? Está com quem gosta? Vive da maneira que gosta? Ou melhor, quanto do seu tempo você dedica-se a viver?
E então surgi logo à ideia: Não tenho tempo!
Viver não pode ser só trabalhar, ser um ótimo Gestor, Analista, Empresário... A vida não pode resumir-se somente a frieza e competitividade corporativa... Você já parou para prestar atenção nos detalhes? Nos gestos simples e impecáveis da natureza? Já reparou como seu filho cresceu? Já reparou ao seu redor?
E quanto tempo você desperdiçou? Enquanto podia ser melhor aproveitado.
Teimando em projetos que não são para você, em companhias que não te fazem bem, em lugares que não te agregam nada de positivo, em hábitos tóxicos, discutindo mudanças unilaterais, discutindo opiniões absolutas e infundadas, substituindo a realidade pela doce euforia da ilusão. Transitando entre o fazer e o desperdiçar.
O primeiro passo para aproveitar melhor o tempo é gastando-o com o que realmente importa.
Vire a pagina , recomece, reinvente-se, aproveite e viva... Porque quando menos esperar e olhar no espelho o tempo passou!
Pensando nisto, quanto tempo levei para escrever este artigo ?
Ah, isto não importa afinal aproveitei o tempo para fazer o que gosto! Ao menos neste momento, este senhor permitiu que o administrasse com maestria.
E você como tem administrado o tempo na sua vida?
Sobre a Autora
Manoela Vilar é Bacharel em Administração de Empresas formada pela Universidade Federal Fluminense. Experiência na área de Humanas com ênfase em rotinas administrativas. Uma pessoa que ama ler, conversar sobre diversos assuntos e também ouvir, refletir e analisar a respeito.