O Tempo na Filosofia Africana.

O Tempo na Filosofia Africana.

A Ancestralidade é o livre Arbítrio Instituindo que todo os Pais serão filhos e todos Filhos serão Pais; assim, você é o seu próprio Ancestral no Círculo da vida nesse Eterno Agora; esse agora que se fragmentou ao se perder na Razão iluminista no pensamento oriundo do Inconsciente Coletivo. Esse mesmo inconsciente Coletivo que dita, aprisiona e escraviza nossos desejos e nossos quereres em sua lógica adestradora distópica.

Dessa maneira, definimos as coisas olhando a partir desse espelho que foi erigido no processo desse princípio de razoabilidade que categoriza e classifica a fim de proporcionar a falsa sensação de controle, escondendo assim, as coisas como elas realmente são.

Dessa forma, intelectualizamos o nosso olhar, o nosso pensar, o nosso falar e escutar, nos transformando, de forma inconsciente, num boneco de ventríloquo; e tal como um Eco, repetimos as teorias, hipóteses e opiniões oriundas dessa fonte disciplinadora oficial em que se transformou a lógica da ciência, da religião e da política ideológica escravocrata.

Os paradigmas e dogmas nascidos dessa fonte que nos prende em sua lógica, nos tornando cativos dessa prisão sem grades, presos aos elos de estereótipos e estigmas com os quais classificamos o outro, vendo-o através da filosofia de Narciso que se reflete na imagem da Cinderela que suscita em nós, a síndrome de Estocolmo.

Dessa maneira, somos adestrados durante gerações, presos a essa corrente que nos envolve, perpetuando e ampliando esse cativeiro, que mantem na Senzala atemporal, tanto o pai quanto o filho, assim como o avô e o neto e assim por diante, até que percebamos que o futuro não vem do passado.

Essa é a concepção de Tempo circular trazida pela filosofia africana, que peremptoriamente se contrapõe a filosofia instituída por Aristóteles e seus seguidores. Pois, na filosofia do Ébano, o Tempo existe dentro do princípio da sincronicidade e da sintropia. Ou seja, esse Tempo não é linear. Sendo assim, ele dispensa o relógio que atende a lógica oligárquica regente desse monorracial Estado dos Tempos Modernos.

Dessa maneira, é primordial e necessário como primeiro passo, perceber essa cruenta conjuntura, para que possamos finalmente, iniciar o processo de nos desapegar dos paradigmas e dogmas provenientes das efemérides desse calendário gregoriano que nos acorrenta; para enfim; sermos capazes de criar estratégias consequentes a fim de empreender a ousada fuga que nos proporcionará a liberdade verdadeira, abrindo as portas dessa prisão sem grades na qual nos encontramos voluntariamente cativos.

Esse Tempo primordial não se localiza no passado e nem num possível futuro; esse Tempo é o Agora; pois ele não espera, assim como a autêntica Justiça, ele, esse Tempo, é Ação e nunca Reação. O fato de nos localizarmos, maiêutica e diatopicamente, fará com que as barreiras, erguidas por nós mesmo, se desfaça como um castelo de areia, desencadeando dessa maneira, um processo de efeito dominó num efeito borboleta, onde não haverá quaisquer pontos de volta ou forma de se deter tal processo, uma vez que ele se inicie. Dessa forma, a sabedoria Ancestral substituirá o conhecimento atual; e então, voltaremos a ser como nossos pais, que serão nossos filhos, nesse Tempo sem tempo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rael Oliveira

  • Dos Nós historiológicos Aos Laços Epistemológicos

    Dos Nós historiológicos Aos Laços Epistemológicos

    Nos encontramos atualmente num ponto em, que, a história não mais se repetirá; da mesma forma que o rabo não mais…

  • Giramundo

    Giramundo

    A magia obscura, adicionou e misturou no caldeirão de nossa existência, bumerangues, portas giratórias e espelhos; além…

  • Histórias On-line e Contos In Locus

    Histórias On-line e Contos In Locus

    Um experiente surfista, que observa atentamente o movimento do mar, sabe exatamente a hora de adentra-lo, a fim de…

  • Confissões De Um Tesseracto

    Confissões De Um Tesseracto

    O tempo, é um colorido e saboroso fruto dimensional originado na Árvore da Vida, florados em galácticos galhos…

  • Da Roda Gigante à Montanha Russa

    Da Roda Gigante à Montanha Russa

    Todos nós escolhemos a experiência de estar nesta vida, que deveria ser; como previsto em nosso contrato; uma…

  • As Loucas Aventuras De Um Surfista Cósmico

    As Loucas Aventuras De Um Surfista Cósmico

    Quando finalmente abri os olhos, e pude vislumbrar aquele imenso labirinto que se desdobrava diante de mim, decidi ver…

  • A Jornada Do Bandido

    A Jornada Do Bandido

    Na majestosa estrada da vida, existe um só caminho, com distintas direções de mão única; contrárias somente a si mesma;…

  • A Gaiola Dos Loucos

    A Gaiola Dos Loucos

    Aprisionamos as nossas palavras em gaiolas acadêmico-religiosas, conferindo-lhes significados codificados…

  • Os Superpoderes Da Inteligência Superficial

    Os Superpoderes Da Inteligência Superficial

    Tudo aquilo que existe no universo, é constituído de átomo, e todo átomo é uma consciência, assim como cada um de nós;…

  • Imagens Presas No Espelho

    Imagens Presas No Espelho

    Havia um prisioneiro, que, após longas décadas, cercado por fronteiras, aduanas e pedágios, decide finalmente alçar seu…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos