O terapeuta "não suficientemente pronto".
Por que um terapeuta tem dificuldade em ver a sua profissão como um negócio?
Eu sinceramente não sei explicar o motivo, mas sei que já vi esta realidade por muitos anos, seja por minha experiência própria, seja acompanhando as trajetórias de vários colegas e alunos meus.
Todos os terapeutas que conheço se dedicam arduamente a promover os melhores resultados em seus clientes, e para isso se desenvolvem tecnicamente e profissionalmente regularmente. Alguns não tem tempo para atender pois estão ocupados em aprender. Isso é ótimo, mas aí começa o problema maior: a ideia de que "Não estou pronto suficiente".
Quem é o terapeuta "Não suficientemente pronto"?
Em 1999 fiz minha primeira formação em terapia complementar e desde então não parei mais até optar por desenvolver, em tempo integral, a Hipnoterapia. Devo dizer que nestes 21 anos de experiência eu já fui um terapeuta "Não suficientemente pronto".
E como eu sabia disso? Algumas justificativas bem racionais e compreensíveis, tais como:
- "Não sei todas as técnicas AINDA",
- "Quando eu souber "fazer direito" vou procurar pessoas para eu praticar",
- "Ninguém pagaria por isso o que eu faço"
- "Não tenho tempo"
E todas as justificativas se relacionam com: Autoestima, Autoconfiança, Autossabotagem.
1o - Você nunca saberá todas as técnicas. Enquanto estuda uma já existe outra sendo desenvolvida.
2o- Você nunca fará direito se não praticar
3o- Se ninguém compraria seu serviço, porque será que ele existe?
4o - Não existe falta de tempo. Existe falta de prioridade. Repare que sempre faltará tempo para aquilo que não é prioritário em sua vida.
Quantas desculpas o terapeuta "não suficientemente pronto" possui para não ter a vida que deseja, por algo que merece?
Quantas vidas ele deixará de transformar por não estar suficientemente pronto?
Uma frase de Carl Gustav Jung,que até hoje ainda a guardo no coração e na ponta dos dedos, foi o meu gatilho para modificar a forma como lidava com esta questão e a compartilho com você:
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana."
Atualmente sou um dos hipnoterapeutas mais bem avaliados do mundo, segundo a plataforma Doctorália, e me compreender com ALMA HUMANA perante outra, fez e faz toda a diferença nos resultados dos meus clientes.
Compartilho com você esta história, pois você já deve ter encontrado muitos outros profissionais "não suficientemente prontos" em sua vida, e sabe o impacto que isto tem na vida deles: frustração, arrependimento, raiva, negatividade... pois é.
O melhor de tudo: há saída para isso.
Vamos juntos!
Atenciosamente, Rafael Haddad.
Participe do Clube FSM - (Foco, Sucesso, Mentalidade) - Encontros Online segundas, quartas e sextas às 6 horas da manhã, onde são discutidos e vivenciados temas relacionados a FOCO, SUCESSO e MENTALIDADE. Clique Aqui e Participe