O tipo de briefing que você passa pode arruinar o resultado do seu vídeo...

O tipo de briefing que você passa pode arruinar o resultado do seu vídeo...

O briefing, como você já deve saber, é o conjunto de ideias e direcionamentos para que um projeto possa ser executado. Mas qual o tipo de briefing ideal para uma produtora de vídeo? Você pode optar por um briefing operacional ou estratégico, dependendo do objetivo do seu projeto e das informações que você tem disponível.

O briefing operacional é quando o cliente ou a agência já possui um bom conhecimento sobre a produção audiovisual e o projeto tem uma baixa complexidade operacional. Neste caso encaminha para a produtora a ideia do projeto inclusive já apontando os recursos que precisam ser orçados. Por exemplo, uma cobertura simples de evento com vídeo de melhores momentos, quantidade de diárias de captação em função de agenda de entrevistados, se o vídeo terá necessidade de captação aérea com drone, se terá locução, banco de imagens, trilha sonora.

Contudo um briefing como esse, em casos onde a intenção do vídeo é estratégica, pode limitar a ação da produtora em propor soluções criativas de narrativa. As vezes o cliente pede que seja feito de um jeito, onde a melhor opção seria um outro tipo de narrativa. Ex: o cliente pede captação de imagens, e a melhor forma de passar aquela mensagem seria por meio de uma animação.

Agora quando falamos sobre um briefing estratégico conseguimos ampliar o leque de possibilidades a serem exploradas pela produtora/agência para entregar o melhor resultado! Esse tipo de briefing é onde o cliente explica quais são os objetivos do vídeo, o que se espera atingir, qual a mensagem que ele deseja que seja recebida pelo mercado e quais recursos disponíveis para realizar a execução. Uma boa produtora de vídeos não se limita apenas em orquestrar a realização do projeto. Ela principalmente conta com profissionais que possuem expertise em comunicação e marketing, o que faz dela uma grande aliada na hora de pensar suas ações de forma mais estratégicas. Neste contexto, e se sua empresa possui um relacionamento próximo com seu fornecedor de vídeos, a produtora vai te apresentar sugestões muito mais consistentes e com base no perfil do cliente, histórico de projetos, linguagem institucional, linguagem narrativa adequada ao projeto e etc. São muitas vantagens, pois você poderá contar com um braço de produção audiovisual para sua empresa. E desta forma poderão decidir em conjunto qual alternativa trará os melhores resultados.

7 itens essenciais para o desenvolvimento de um bom briefing estratégico:

  1. Objetivo do vídeo
  2. Público Alvo
  3. Histórico do produto / serviço / empresa / cliente - *O histórico é importante para que uma boa estratégia seja montada levando em consideração aquilo que o cliente já fez, o que faltou, o que precisa ser evoluído
  4. Expectativas
  5. Prazos (reais)
  6. Referências
  7. Ideia de orçamento (para nortear a criação e visar a viabilidade do projeto)

Independente de qual o tipo de briefing é o ideal para seu projeto ou sua empresa, é importante que ele seja claro, para que seus objetivos fiquem evidentes e dessa maneira possa estabelecer uma comunicação mais assertiva entre a produtora e a agência/cliente.

E claro, com isso aumentam as chances do resultado final ser muuuuito melhor. Mas isso vai depender da experiência da produtora em combinar todos os outros fatores que vão se somando ao longo do processo de criação e produção do seu vídeo. Mas isso é assunto para os próximos artigos. : )

[contribuição Julia Perasolo]

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Felipe Toledo

  • Manacá Adventure Race - PC10

    Manacá Adventure Race - PC10

    Quando conto para alguém que eu costumava praticar corrida de aventura, a maioria das pessoas me olha com uma cara de…

    11 comentários
  • Nem tudo está perdido!

    Nem tudo está perdido!

    Calma, para manter uma comunicação ativa e consistente não precisamos só usar do recurso da gravação, existem…

  • Desculpe, não foi isso que eu quis dizer!

    Desculpe, não foi isso que eu quis dizer!

    Se comunicar é uma arte! Quem nunca foi mal interpretado numa mensagem de WhatsApp, e-mail ou conversa por que escolheu…

  • E o vídeo saiu pela culatra...

    E o vídeo saiu pela culatra...

    Todas as empresas precisam se comunicar, não importa seu tamanho. E quando falamos de comunicação, a produção de vídeos…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos