O Tolo - finanças pessoais

O Tolo - finanças pessoais

.... Conta-se que numa vila do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota do povoado.

Um pobre coitado de pouca inteligência, que vivia de pequenos biscates e esmolas. Diariamente, aquelas pessoas chamavam o tolo ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas - uma grande de 400 réis, e outra menor, de 2 mil réis.

Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de riso para todos.

Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e perguntou se ele ainda não havia percebido que a moeda valia menos. "Eu sei", respondeu. "Ela vale cinco vezes menos, mas no dia em que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda".

Dessa pequena narrativa podemos tirar várias conclusões. A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é. Outra: Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda. Mas, talvez a conclusão mais interessante seja: Podemos estar bem mesmo quando os outros não tem uma boa opinião a nosso respeito. Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas o que realmente somos.

Algumas pessoas gastam tudo que ganham na tentativa de serem respeitadas por colegas, vizinhos ou parentes. Querem status elevado com base naquilo que tem. Mesmo que consigam obter respeito almejado, sabem, ao menos em seu íntimo, que o sentimento que despertam é falso. Afinal, o verdadeiro status advém do que somos, e não do que temos.

Não custa reafirmar: o tempo pode ser usado para ganhar dinheiro, mas tempo é vida! A felicidade encontrada em pequenas coisas - conversar com os pais, passear com o seu amor, brincar com os filhos - pode ser maior que qualquer riqueza. Formar uma família e educar filhos requer tempo e tranquilidade, e não há sucesso financeiro que recompense alguém pelo mau desempenho com a família - seja em relação aos pais, cônjuge ou filhos.

Cultivar sua árvore do dinheiro é algo possível. Basta semear com organização e poupança e regar os investimentos para ver os frutos de um futuro feliz para toda a família.

E, finalmente, saiba que nenhum investimento rende tanto quando educação.

Educação é o melhor investimento, sempre.


Texto retirado do livro: A Árvore do Dinheiro - Jurandir Sell Macedo Jr - Editora Elsevier 2010 RJ - Coleção Expo Money.

Regiane Ramos

Custom Software Engineering Associate

6 a

"o que importa não é o que pensam de nós, mas o que somos" - meu lema de vida, mas como tudo na vida, sofro consequencias nem sempre boas.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos