O "Turnover" será um sinal de alarme?
Do meu ponto de vista uma rotatividade alta pode não ser bem aceite até mesmo socialmente, primeiro porque indica que ninguém está satisfeito com a empresa, que a organização pode não ser capaz de segurar os seus talentos, talvez porque não recompensa bem, ou ainda é indiligente com os colaboradores, fica a impressão de que ninguém pode errar.
Pode transmitir ainda a sensação de que a organização pode não ser um parceiro confiável, de relações duradouras e que também e principalmente, tudo ali pode acontecer aleatoriamente , pois a cada momento aparecem caras novas. Esta troca constante de pessoas, deteriora não somente os contatos com os stakeholders, mas também internamente, pois o relacionamento interno é fundamental que esteja funcional, até porque é a partir da matriz a cultura da empresa que sairão todas as estratégias para se trabalhar com os parceiros externos.
Quando ocorrem demissões seguidas com trocas de "peças", não há tempo para que se criem vínculos e fortes laços de relacionamento entre os pares, subordinados, administração, enfim, as pessoas trabalham pouco tempo juntas, e quando estavam embebidas do espírito de equipa e identificadas com a maneira de trabalhar de seu colega de trabalho ele é subitamente trocado pode emocionalmente ser contraproducente.
Tirando os aspetos emocionais que podem afetar o colaborador, outros problemas de ordem estratégica, de informação, de clima e de cultura podem vir a acometer a organização que insiste em demitir (direta ou indiretamente) indiscriminadamente e não valorizar um correto planeamento a longo prazo, com uma política bem definida nos recursos humanos, e numa primorosa seleção e recrutamento profissional.
A empresa certamente acredita que a demissão é uma simples dispensa, e que em pouco tempo, outro estará no lugar aprendendo a tarefa e executando-a, como se uma máquina fosse, como se o serviço em si, se tratasse somente de "apertar parafusos"
Apesar de muitas empresas acreditarem que, quando uma saída de colaborador é por sua decisão e portanto, não a afetará, isto é um engano. Qualquer saída é uma perca para a organização, por mais argumentos que existam a seu favor. Basta contabilizar o que foi gasto com o recrutamento, seleção, formação do profissional, com a burocracia contratual, benefícios, encargos e outros gastos, operacionais não tão facilmente mensuráveis, para notarmos que de uma forma ou de outra, a empresa pode sair a perder, na proporção das competências e da dedicação de quem escolhe sair.
" AS PESSOAS SÃO O MELHOR ATIVO DAS ORGANIZAÇOES"
Quando as empresas não tem condições de recompensar extrinsecamente os melhores colaboradores podem sempre tentar intrinsecamente segurar os "melhores".
HR - Regional Manager
2 aNos Recursos Humanos é muito importante as empresas consciencializarem-se do efeito da taxa de Turnover – é um indicador de saúde organizacional que expõe se existe ou não uma alta substituição de pessoas na organização. Em geral, empresas que possuem uma taxa de Turnover maior do que aproximadamente 5% podem ter diversos problemas em relação às suas concorrentes, tais como: • Mais gastos e desperdícios: rescisões contratuais, novas contratações, novas ações de formação, integrações técnicas para adaptação de novos colaboradores à empresa e às equipas de trabalho e outros. Tudo isso têm um custo alto que as empresas com baixo índice de Turnover não precisam se preocupar. Estima-se que este custo pode chegar a 8 salários da pessoa desligada da companhia; • Perda de capital intelectual: pessoas já treinadas e com larga experiência que saem da sua empresa serão possivelmente admitidas por empresas concorrentes!!!
Administrative Support Specialist at Thermo Fisher Scientific
8 aTurnover or Turmoil?!? A small rate of Turnover, may or may not be necessary and/or beneficial... When the Turnover becames a constant Turmoil, then is it really a good practice?
International Business Develop. Iberia & LatAm na Episurf Medical AB
8 aAcho que tambem poderiamos questionar outras situacoes, nomeadamente ; - quem, dentro da empresa, promove ao Turnover - qual a razao fundamental para que isso aconteça? - muitas das vezes sao as proprias pessoas que acabam por abandonar as empresas por falta de condicoes, por exploraçao intelectual etc... - quais as penalizacoes a quem promove a que se leve ao Turnover empresarial ? Ha que refletir e passar a açao e deixarmos de apenas, Comentar e criticar...!
International Recruitment Manager at Talent Search Partners
8 aA excessiva Rotatividade de Profissionais o Turnover. Tem como resultado estas entradas e saídas constantes, um custo alto que as empresas. As que tem um baixo índice de Turnover não precisam de se preocupar. Estima-se que este custo pode chegar a 8 salários da pessoa desligada da companhia. É um valor elevado que tem que ser bem ponderado nas decisões de rescendir ou despedir.
Gestão de Operações Industriais
8 a" AS PESSOAS SÃO O MELHOR ATIVO DAS ORGANIZAÇOES"