O Uber dos investimentos

O Uber dos investimentos

Já observou como a tecnologia está mudando os serviços que você usa em seu dia a dia?

Estamos no auge dessa revolução tecnológica em diversos setores. Uber, Netflix, Spotify – são exemplos de empresas que resolveram antigos problemas de forma inovadora, a partir de algoritmos. Hoje você consegue imaginar sua vida sem elas (ou seus semelhantes)? Eu não consigo. 

Quem sai ganhando com esse movimento somos nós, como clientes, em serviços inovadores que, via de regra, significam três coisas: qualidade superior, custo inferior e (muita) comodidade.

No universo tipicamente árido dos serviços financeiros, as iniciativas que surgem vêm das fintechs. A palavra fintech (finance + technology) surgiu para se referir às startups que, como a Vérios, estão usando a tecnologia para descomplicar e tornar mais inteligente a forma como você lida com o seu dinheiro.

A maior motivação de várias dessas empresas é causar no mercado financeiro, de pagamentos ou bancário, um impacto similar ao que o Uber vem causando no transporte urbano. Por isso dizemos sem receio que, na Vérios, queremos ser o Uber dos investimentos.

Vérios no Valor Econômico

Dentro desse tema, o jornal Valor Econômico abordou nesta segunda-feira (09/05/2016) como a tecnologia financeira vai disputar espaço com os serviços financeiros. A reportagem é do jornalista Sérgio Tauhata, que escreve sobre investimentos pessoais para o jornal.

A matéria é ilustrada com o perfil de duas startups: Olivia, um robô-aplicativo idealizado para cuidar da vida financeira do usuário; e a Vérios. Nós estamos lançando no Brasil um serviço de gestão automatizada de carteiras de investimentos.

Reproduzo abaixo o trecho sobre a Vérios:

Em relação ao que acontece nos Estados Unidos, a área de tecnologia financeira ainda engatinha no Brasil. Já estão disponíveis no mercado americano, por exemplo, soluções em que consultores-robôs fazem a gestão automatizada da carteira de investimentos do usuário, com rebalanceamento periódico e escolha de ativos conforme o perfil de risco da pessoa.

Conforme os serviços financeiros começam a ganhar fama mundo afora, passam a ser alvo de empreendedores locais. É o caso dos consultores-robôs. O primeiro em desenvolvimento de que se tem notícia no Brasil tem lançamento programado para o segundo semestre. A Vérios, desenvolvedora, tem inspiração nos modelos americanos. “É um serviço com todos os pilares de investimento automatizado nos EUA, adaptado para o Brasil”, diz Felipe Sotto-Maior, executivo-chefe da empresa.

O serviço vai agregar um aplicativo para o usuário acompanhar os investimentos e interagir com a empresa. De acordo com Sotto-Maior, a tecnologia vai juntar a alocação combinada previamente com o cliente com uma gestão prática da carteira. “Aí entra a automatização: o algoritmo faz todas as contas matemáticas e todas as operações financeiras.”

O algoritmo, segundo o executivo, é capaz de ler o perfil do usuário, compará-lo com a alocação estratégica escolhida, verificar o saldo e fazer a alocação. “A gente tem visto que, além dos problemas de custo, as pessoas simplesmente não seguem o planejamento, porque dá muito trabalho”, explica. O consultor-robô da Vérios pretende assumir todo o trabalho “enfadonho” relacionado ao acompanhamento e ao rebalanceamento do portfólio.

Sotto-Maior afirma que, inicialmente, o aporte mínimo para usufruir do serviço será de R$ 50 mil. Depois, sem obrigação com prazo ou regularidade, o investimento adicional tem de ser a partir de R$ 100. “A gente quer baixar o tíquete, mas hoje ainda não é viável, pois se eu baixar demais o valor da carteira os custos em reais ficam pesados”, conta o empreendedor.

Para uso do serviço, a Vérios cobra uma taxa fixa única de 0,95% ao ano sobre o patrimônio. “Isso inclui todos os custos que o cliente tem, como corretagem, custódia, taxa da BM&FBovespa para o Tesouro Direto e taxa de administração de ETFs”, diz.

Os Exchange Traded Funds (ETFs), fundos de índices com cotas negociadas em bolsa, são (…) usados na alocação automática. Segundo o executivo da Vérios, na renda variável, o serviço faz alocações em um ETF que replica o IBrX-50.

Na fatia em renda fixa, o investimento será feito por meio do Tesouro Direto, plataforma on-line de negociação de títulos públicos, com compra de LFT (papéis pós-fixados atrelados à Selic), as prefixadas LTN e NTN-F e as NTN-Bs, títulos indexados ao IPCA que pagam uma parcela de juro real. Além dos ativos brasileiros, o robô da Vérios fará alocação no exterior por meio de um ETF que segue o índice S&P 500 da bolsa de Nova York. A liquidez da carteira, afirma Sotto-Maior, será de cinco dias úteis.

Antes de contratar o serviço, o cliente passa por uma fase de “suitability”, que vai definir o perfil de aceitação de risco. “O interessado vai responder diversas perguntas, como ele lida com dinheiro, com risco, capacidade de poupança e outras questões relevantes”, afirma Sotto-Maior.

Na parte operacional, o contratante abre uma conta no sistema da Vérios e outra conta financeira na corretora. Depois, tem de assinar um contrato de mandato de gestão para transferir à Vérios a responsabilidade de cuidar da conta individual do cliente na corretora. “Montamos o modelo após consultas à CVM [Comissão de Valores Mobiliários] para fazer todo o processo dentro da regulação vigente”, explica Sotto-Maior.

Isso inclui manter todas as informações sobre a carteira, ativos, operações, rentabilidade e riscos acessíveis o tempo todo ao investidor.

“Tecnologia financeira vai disputar clientes do setor bancário” – Valor Econômico, 09/05/2016

Como investir

O serviço da Vérios, que chamamos de carteira inteligente, está em fase de pré-lançamento. Mas quem tem convite já pode investir. Para solicitar seu convite, basta responder algumas perguntas em nosso site e deixar seu e-mail em nossa lista de espera. (Dica: a lista está andando bem rápido!)


Artigo publicado originalmente no site da Vérios Investimentos: O Uber dos Investimentos.

Bruno Diniz

Financial Innovation Expert, Best-selling Author, Speaker and Professor | LinkedIn Top Voice | Fostering Financial Services Innovation in LATAM

8 a

Sucesso Felipe!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Felipe Sotto-Maior

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos