O unicórnio rosa
Olá pessoal!
A discussão anterior foi sobre agregação de valor, que uma transportadora pode proporcionar e nos próximos textos, este incluso, iremos apresentar aspectos interessantes de como ela faz isto, ou na maioria das vezes deixa de fazer.
Começamos com, como ela deixa de fazer. É simples! Em todos os anos que lidei com transporte, como embarcador (aquele que contrata o frete), os dois únicos argumentos das transportadoras, ao venderem o serviço eram: o prazo de entrega e o valor do frete, o qual eles conseguiam negociar, no geral para baixo.
Em nenhuma das vezes me apresentaram um conjunto de indicadores de Service Level Agreement (SLA), mais conhecido como, Contrato de Nível de Serviço ou Nível de Serviço simplesmente. Caso você não seja um ser agraciado, com a dádiva de ver um unicórnio rosa, você sabe do que estou falando. Tabelas de prazos e preços jorravam em sua mesa.
No geral, os embarcadores cobram isto em seus contratos de fornecimento do serviço, quando cobram, mas raramente monitoram com rigidez. Ou seja, finge-se que é oferecido e o cliente finge que monitora. Claro que isto ocorre com maior frequência entre as médias e pequenas empresas, mas há grandes que também operam assim, não se iludam.
Vamos abstrair e imaginar se em uma visita, de uma transportadora, lhe apresentassem, além dos prazos de entrega e a tabela de frete, primeiro um conjunto de gráficos, com os níveis de serviço que ela oferece. Como os índices de On Time Delivery (OTD), On Time In Full(OTIF), Damage, etc. Qual impacto isto lhe causaria?
Já estou vendo seus olhos brilhando, não adianta me enganar, de imediato causaram uma boa impressão e nem te fizeram uma oferta ainda! Fala a verdade, você nem ligaria muito para o prazo de entrega, um pouco maior que o do concorrente deste fornecedor, certo?
O que são estes tais de OTD, OTIF, Damage? São indicadores. E para que servem os indicadores? Para indicar.
Nossa! Que grosso!
Desculpe, não queria parecer grosso, mas é isto mesmo. Simples assim! Eles indicam a direção que uma determinada medida esta tomando. Façamos um exercício, por favor (vamos ser mais educado, o pessoal está reclamando). Quando alguém lhe pergunta a direção de uma determinada rua ou ponto, você, educadamente, aponta na direção e usa um dedo, certo! Agora me fale o nome deste dedo.
Nem precisa falar, sei a resposta. Muito bem os indicadores servem para que possamos ter um norte de como andam as operações de transporte, ou qualquer outro setor. Para onde estão indo, se estão no rumo certo e de acordo com o acordado com o cliente. Existem ainda os indicadores que são extremamente importantes para a avaliação, e estes são chamados de indicadores chaves de performance, os Key Performance Indicators (KPIs), ou seja, eles são a chave do sucesso, prestar atenção neles é fundamental.
Logo discutiremos os principais indicadores e como eles podem te ajudar a parar de só transportar, agregando valor ao seu cliente.
Abraços
Marcelo Cardoso