O uso da “Realidade Aumentada” no processo de capacitação
A inovação é o nosso pano de fundo em tudo o que realizamos, seja na via pessoal ou profissional, e já nas organizações tornou-se questão de sobrevivência o assunto, é preciso buscar por algo inovador que traga valor para o negócio, eficiência de custo, processos, operação, satisfação do cliente, sustentabilidade, retorno do investimento, posicionamento da marca e etc.
Ao mergulharmos no universo de T&D estamos num cenário bastante transformador, onde inovamos nosso jeito de ensinar e finalmente começamos a descontruir os modelos tradicionais de ensino, antes acreditávamos que apenas o professor era o detentor do conhecimento e o aluno possuía um papel totalmente passivo no aprendizado, para o contexto do aluno sendo o protagonista de tudo isso e o professor o facilitador/meio para o atingimento dos objetivos definidos/traçados.
E nesse contexto muitas vezes a inovação vem atrelada a implementação de uma nova tecnologia, sim, finalmente entrosamos tecnologia com educação, um caminho sem volta, exemplo é no "novo normal" com ensino a distancia x escolas x isolamento social.
Diante dessa novidade que não é tão novidade, como introduzir tecnologia com perfis tão diferentes?
Ou melhor, como usar a tecnologia ao nosso favor para que consigamos tornar o conhecimento ensinado numa competência aplicada?
E como saber qual o melhor momento e formas de introduzir novas metodologias e tecnologias na organização?
Sim, temos um enorme desafio como profissionais de educação, mas confesso que tenho vivido experiências sensacionais e gratificantes, levar o conhecimento as pessoas é um dos propósitos que sinto orgulho de realizar e exercer.
O artigo de hoje é sobre o uso da RA (Realidade aumentada) no processo de capacitação, uma inovação bastante popular no mercado, mas antes de explorarmos um pouco sobre a minha experiência, você sabe o que é a RA?
O que é realidade aumentada?
“Designa-se realidade aumentada (RA) ou (AR) a integração de elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real através de uma câmera e com o uso de sensores de movimento como giroscópio e acelerômetro. O uso mais popular da realidade aumentada é o entretenimento através dos filtros para fotos em aplicativos móveis de redes sociais e jogos como o Pokémon GO porém atualmente a realidade aumentada é utilizada de muitas formas tais como no ensino, design de produtos, ações de marketing ou em treinamento e suporte em plantas industriais. O uso de vídeos transmitidos ao vivo digitalmente processados e "ampliados" pela adição de gráficos criados pelo computador também podem ser considerados como um tipo de realidade aumentada.” Fonte: Wikipedia
A realidade aumentada é apenas uma de diversas soluções e novidades que o mercado nos oferece, e confesso, não tem como não saltar os olhos e inconscientemente criar formas e situação de como podemos levar para dentro de nossas empresas/treinamentos essa ferramenta.
Essa tecnologia proporciona uma “EXPERIÊNCIA LÚDICA”, e através dela uma absorção do conhecimento ou informação que o mensageiro deseja passar ao receptor, muitas vezes de forma leve e descontraída.
Mas, quando utilizar a realidade aumentada na capacitação?
Meu objetivo nesse material é trazer alguns insights e conhecimentos que aprendi na prática ao implementar uma TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), são elementos importantes que adquiri nessa experiência e considero bastante relevantes para quem está no dilema de adquirie ou não uma RA.
Meu proposito não é defender com unhas e dentes aprendizagem utilizando uma RA, acredito que cada organização encontra-se num momento e contexto distinto, cabendo ao profissional de T&D aplicar um bom diagnostico e estudo desse cenário para ter segurança e confiança sobre qual é a hora de avançar para uma “disrupção” no processo de aprendizagem.
No vídeo a seguir, contarei melhor meus desafios, resultados e pontos importantes que deverão ser considerados no processo de implementação das tecnologias, são elementos que aprendi na prática e que podem agregar bastante no seu momento.
O material foi elaborado a quatro mãos, eu, profissional da área de T&D e a Mirage, empresa especializada em RA, na época, empresa parceira de uma agencia de publicidade que contratamos, mas que optou por descontinuar com essa prestação de serviço, ficando a Mirage um dos nossos parceiros de negócio.
Antes que você siga assistindo o vídeo, trago uma dica:
Somos profissionais de T&D é junto com nossos parceiros, buscaremos pela melhor experiência de aprendizagem que atinja X mudança de comportamento e aumento de Y de conhecimento em determinado tema, mas jamais se esqueçam no caso de realidade aumentadas: Envolvam o time de TI. ;-P
Como diz Cora Coralina
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”
Espero que minha vivência possa contribuir com você nesse momento.
Abraços
Maria Viviane Irineu da Silva
CTO na Contratei.net
3 m👏👏👏
Mãe da Lara/Educação Corporativa/Design de game e gamificação/Psicologia de Aprendizagem/ Andragogia/ Inovação/ Design de Aprendizagem/ Saúde física e mental/ Segurança do trabalho/Cultura e IA na aprendizagem
4 aJuliana da Silva Gonçalves
Analista de Treinamento
4 aé impressionante como em seus projetos você busca sempre melhorar ainda mais, procurando a melhor experiência de aprendizagem aos "alunos".
Executivo | Gerente | Segurança | Ambiente | Crise | Risco | Emergência | Processos | Continuidade Negócios | Cientista de Dados | ESG
4 aUma área de gestão do conhecimento pouquíssimo explorada, mas com um potencial gigantesco. Parabéns pelo projeto...