O uso da "tecnologia"​ na hotelaria!
Gunnar Georgi Especialista em Gestão Hoteleira e de Serviços - Consultoria e Projetos na IHEC - Instituto de Hospitalidade e Educação Corporativa

O uso da "tecnologia" na hotelaria!

É fato que a hotelaria assim como outros setores da economia vivem um momento novo na gestão, com as adequações nas operações pós-pandemia. Não poderia ser diferente com tantos desafios pela frente depois de praticamente 2 anos de quarentena dos hotéis e demais meios de hospedagem.

Nesse horizonte, a tecnologia vem como carro chefe para o mercado, com soluções e dinâmicas valiosas para a redução de custos, a racionalização da mão de obra e ganho de produtividade. Essa tecnologia atua fortemente na automação dos processos e rotinas nas operações hoteleiras, o que é altamente positivo para a gestão e traz um impacto direto nos resultados de receitas e despesas.

Acompanhando essa nova realidade tecnológica, algumas variáveis demandam atenção especial e são inerentes a operação muitas vezes, nesse contexto de uso da tecnologia para os hotéis:

- Nada substitui  uma interação calorosa e personalizada ao hóspede; é preciso avaliar isso ao implementar qualquer solução de tecnologia. Há alguns casos que o uso da tecnologia sozinha, tem um impacto de impessoalidade e robotização para os hóspedes. Exemplo disso é um atendimento para suporte ao cliente, frente a uma dúvida ou problema, antes, durante ou depois da hospedagem. É o tipo de coisa que o a tecnologia precisa ser um apoio e não o protagonista do processo.

- A tecnologia, acaba trazendo um cultura de " piloto automático " para as equipes. Definir bem o papel da tecnologia e da solução adotada para cada demanda é indispensável. Precisa ficar claro para as equipes suas responsabilidades quando de uma interação mais complexa da tecnologia em um processo.

- Perda da identidade de “hospitalidade” do hotel. Automatizar e dinamizar os processos é fantástico mas o cuidado para que isso não interfira nas características de bem acolher e servir, que devem ser permanentes.

Enfim, olhando de fora para dentro e de baixo para cima, faça uma análise do seu cenário de tecnologia no hotel e como ela interage com o empreendimento e com seu bem maior, o hóspede.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Gunnar Georgi

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos