O uso de dados como ferramenta para a democratização da saúde
Em outubro, participei de um dos mais importantes eventos de tecnologia do mundo, o Silicon Valley Web Conference. Desta vez, numa edição virtual, conversei com um dos fundadores da rede dr. Consulta, Thomaz Srougi, sobre a importância da tecnologia e do uso de dados para a democratização da saúde.
Quem acompanha a minha trajetória e o trabalho que temos desenvolvido no Grupo Pardini sabe o quanto defendemos o uso da tecnologia para a democratização da saúde. Mas, para mim, isso só é possível a partir da interoperabilidade. Para quem não conhece esse termo, interoperabilidade é a capacidade de vários sistemas diferentes trabalharem a mesma informação sem a necessidade da interferência de uma pessoa. Para isso, é importante que existam normas e padrões. No caso da saúde, por exemplo, é o compartilhamento transparente dos dados do paciente por toda a cadeia.
“Interoperabilidade é a palavra-chave para alcançar a verdadeira democratização da saúde.”
É dar ao paciente a posse dos seus dados. É por meio da interoperabilidade, por exemplo, que será possível implementar o tão sonhado Prontuário do Paciente Unificado. É tornar possível que todo profissional que for prestar algum atendimento de saúde possa ter uma visão 360º do paciente. É dar acesso a exames feitos, histórico médico, internações, possíveis questões hereditárias. Esse é o primeiro passo para um tratamento verdadeiramente holístico.
Eu não tenho dúvida de que será a partir desse momento que a gente vai poder realmente falar sobre medicina personalizada. Aqui no Pardini, apostamos muito nesse conceito. Cada pessoa tem seu histórico, suas peculiaridades. Para poder oferecer o tratamento certo, para a pessoa certa, na hora certa, só com informação. Nosso maior objetivo é ter uma capacidade de compartilhamento de dados que possa prover o nosso corpo clínico de todas as informações para que ele seja capaz de ter muito mais assertividade nas suas escolhas e tratamentos.
Já demos muitos passos nesta direção. O Projeto Enterprise é um dos nossos melhores exemplos nesse sentido. Hoje, o Grupo Pardini tem a capacidade de realizar mais de 16 milhões de exames por mês, 89% deles, automatizados. São mais de 6 mil laboratórios conveniados em 2.100 municípios.
Com o Projeto Enterprise, conseguimos otimizar não só nossa operação como também o próprio tratamento. Por meio de esteiras automatizadas e uma árvore de tomada de decisões, já se pode definir, por exemplo, se um exame vai precisar de complemento ou não, o que evita que o paciente tenha que voltar ao médico para receber um novo pedido. Isso só é possível porque temos um histórico de mais de 60 anos de atuação na área, um banco de dados valioso e o conhecimento necessário para estabelecer padrões que guiem a transformação tecnológica pela qual passamos todos os dias aqui no Grupo Pardini.
Esses são apenas alguns dos pontos que tratamos na nossa conversa. A transformação tecnológica engloba ainda muitos outros, e ainda há muito o evoluir nos próximos anos.
Assista à conversa na íntegra aqui:
Conselheiro Independente | Reestruturador de Empresas | Turnaround | Gestão de Crise | Recuperação de empresas | Estrategista em Finanças
2 aJoão, Muito Bacana!
IPNET Google Cloud- Especialista em Transformação Digital
2 a🚀
Google Cloud Advocate - Auxiliando empresas na Transformação Digital
2 a👏🏻
Desenvolvimento de Novos Negócios | Geração de Demanda | Desenvolvimento de Mercado | Posicionamento de Marca | Novos Produtos | Estratégia Competitiva
4 aInteroperabilidade. Essa é a palavra
Woman that build Awards Globant 2024 (Tech Leader) | Gerente de Produto | Gerente de Serviços de Tecnologia | Especialista de Gestão do Conhecimento e Universidade Corporativa | Digital Education Advocate
4 aIvy Cristiny