O véu de Maya se eleva: Fazenda da Grama
Nesta edição de nossa newsletter, mergulhamos em um projeto que redefine a relação entre construção e ambiente natural: a Fazenda da Grama, em São Paulo.
Na tradição hindu, Maya é a deusa da ilusão. O conceito ganha vida na casa à medida que ela se integra à paisagem de forma camaleônica, gerando diferentes perspectivas dependendo do ponto de observação.
Posicionada em um terreno em declive, a residência revela-se de maneira intrigante. Sua cobertura escultural, adornada com vegetação, cria a ilusão de flutuação para quem a observa do bosque.
Aplicamos técnicas de ponta para criar uma estrutura cheia de curvas que transforma a casa em algo diferenciado. Para sustentar a cobertura vegetal e dar vida a este elemento, utilizamos estrutura mista metálica e madeira laminada colada.
Os ambientes sociais e íntimos são cuidadosamente projetados para maximizar a conexão com a natureza. Varandas, jardins íntimos e pérgolas de cobre patinado convidam os moradores a desfrutar da serenidade do ambiente natural.
Além da integração visual, a casa prioriza a sustentabilidade. Materiais como taipa de pilão, madeira e energia solar são fundamentais para minimizar o impacto ambiental, enquanto beirais prolongados e técnicas de refrigeração passiva garantem conforto ambiental.
Com uma área externa que inclui gramado, deck de madeira e piscina de filtragem natural, a residência se torna um verdadeiro oásis de relaxamento e contemplação.
A junção de todos esses elementos arquitetônicos, tecnológicos e decorativos cria uma construção integrada com seu entorno e harmônica, onde os volumes retangulares dialogam perfeitamente com a forma orgânica da cobertura principal.
Bastidores da obra
Mareines na Imprensa
A Casa Onda foi publicada pelo Designboom, uma das maiores revistas digitais de arquitetura e cultura de design do mundo!