O valor das emoções

O valor das emoções

O único lugar aonde os insights acontecem são dentro do nosso cérebro. Nós achamos que a emoção é desregramento, pois não a conhecemos de fato. Não temos controle sobre as nossas emoções. A única força dentro de nós que tem o poder de engajar e motivar é a emoção.

Dessa forma, a Gestão Emocional passa a ser protagonista também no mundo profissional. Nosso cérebro é um órgão privilegiado que recebe informações privilegiadas e nessa pegada, a neurociência muda nosso ângulo de visão. É subir um degrau na percepção de tudo.

A experiência de vida nos leva a tomarmos melhores decisões simplesmente por termos mais dados acumulados, que geraram padrões e melhores poderes de decisão. Nós somos feitos de padrões. E com a experiência não é diferente. Aí a defesa da maturidade para se assumir cargos de gestão. E não estamos falando de idade, mas ela também pesa na balança quando o assunto é acúmulo de padrões que contribuem para somar às nossas experiências.

Culturalmente foi colocado para nós que uma experiência emocional ruim não é legal. E por isso nos afastamos delas, sendo que o erro, as decepções e fracassos são necessários para nos aperfeiçoarmos. São nas experiências emocionais ruins que nos qualificamos e atualizamos nossos dados, fazendo com que aperfeiçoemos nossa gestão emocional. Sistemas descendente e ascendente. Inteligência emocional não é sobre controlar suas emoções e sim sobre entendê-las e tê-las como sua aliada.

A emoção é uma manifestação do nosso corpo diante de uma situação que nós vivemos. A consciência é só um pedaço do que somos. As experiências humanas são mais detalhadas. Nosso sistema emocional é generalista. Ter um bom detector de erros nos permite antecipar a necessidade de atualizações.

No nível das emoções temos a oportunidade de reconhecer a oportunidade no erro. Assim, entramos numa escalada ilimitada de detecção de oportunidades. O dilema está em queremos a estabilidade emocional sendo que nós evoluímos na instabilidade. Quando aceitarmos a instabilidade nós estaremos mais próximo de uma gestão emocional de qualidade. Em quais momentos eu me afasto das minhas intenções?! Façamos esta análise constante e nossas escolhas, decisões e gerenciamento das nossas vidas, carreira profissional e sonhos acontecerão de forma mais fluida, harmônica e rumo ao sucesso.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos